sábado, 26 de setembro de 2009

O Castelo de Praga


O Castelo de Praga fica na colina Hradčany, na parte antiga da cidade, onde se encontra o bairro de Malá Strana. Segundo o Guinness, é a região que abriga o maior número de palácios do mundo, em uma superfície de 570 metros de comprimento e cerca de 130 metros de largura.

O Castelo de Praga é formado por edifícios de grandes dimensões e por encantadores monumentos que testemunham a sua antiga história feita de reis, imperadores e presidentes, primeiro como Checoslováquia e depois como República Checa, que ali se estabeleceram. Ainda hoje, as decisões mais delicadas do governo são tomadas neste lugar. Dentro do prédio, que remonta ao século IX, encontram-se a Catedral de Praga, a Igreja de São Jorge, ao lado do Mosteiro das beneditinas, fundado em 973, que custodia a arte antiga da Boémia, e uma terceira igreja, "Todos os Santos", onde se encontra o túmulo de São Procópio.

A igreja de São Jorge, onde hoje se realizam inúmeros concertos de música clássica, foi edificada em 925. Ainda maior é a Catedral de São Vito, que sofreu no decorrer de seis séculos contínuas restaurações até 1929. A Catedral custodia as relíquias dos santos, principalmente de São Vito, São Venceslau e São Adalberto. Cada uma dessas relíquias está mantida em um santuário especial. Também está presente o Túmulo Real, onde repousam reis e imperadores.

São Venceslau é o padroeiro do povo checo. Por isso, dentro da Catedral lhe foi dedicada uma capela especial, rica de frescos que retratam a sua vida e onde estão guardadas as jóias checas da coroação. Nas paredes setentrionais do Castelo está o Beco de Ouro, onde encontram-se pequenas casas pitorescas e que foram habitadas por órfãos e famosos artistas.

Durante sua viagem apostólica à República Checa, Bento XVI visitará o Castelo de Praga. Lá encontrar-se-á com o Presidente da República no Palácio Presidencial de Praga e pronunciará um discurso oficial. A seguir, presidirá a celebração das Vésperas com os sacerdotes, religiosos, religiosas, seminaristas e movimentos laicais na Catedral de São Vito.

Em 27 de Setembro, o pontífice visitará também a actual capital da Moravia, Brno, onde celebrará a Santa Missa no Aeroporto Tuřan e rezará a oração do Angelus dominical. Na manhã do dia sucessivo, visitará Stará Boleslav, onde celebrará uma missa na memória litúrgica de São Venceslau na esplanada na rua de Melnik, dirigindo uma mensagem aos jovens. À tarde, regressará a Praga para a cerimónia de despedida.


(Fonte: H2O News)

Sem comentários:

Enviar um comentário