segunda-feira, 10 de agosto de 2009

São Lourenço, mártir

São Lourenço sofreu o martírio durante a perseguição de Valeriano, em 258. Era o primeiro dos sete diáconos da Igreja romana. A sua função era muito importante o que fazia com que, depois do Papa, fosse o primeiro responsável pelas coisas da Igreja. Como diácono, São Lourenço tinha o encargo de assistir o papa nas celebrações; administrava os bens da Igreja, dirigia a construção dos cemitérios, olhava pelos necessitados, pelos órfãos e viúvas. Foi executado quatro dias depois da morte de Sisto II e de seus companheiros.

O seu culto remonta ao século IV.

Preso, foi intimado a comparecer diante do prefeito Cornelius Saecularis, a fim de prestar contas dos bens e das riquezas que a Igreja possuía. Pediu, então, um prazo para fazê-lo, dizendo que tudo entregaria. Confessou que a Igreja era muito rica e que a sua riqueza ultrapassava a do imperador. Foram-lhe concedidos três dias. São Lourenço reuniu os cegos, os coxos, os aleijados, toda sorte de enfermos, crianças e velhos. Anotou-lhes os nomes ... Indignado, o governador concedeu-o a um suplício especialmente cruel: amarrado sobre uma grelha, foi assado vivo e lentamente. No meio dos tormentos mais atrozes, ele conservou o seu "bom humor cristão". Dizia ao carrasco: "Vira-me, que deste lado já está bem assado ... Agora está bom, está bem assado. Podes comer!..."

Roma cristã venera o hispano Lourenço com a mesma veneração e respeito com que honra os primeiros apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estêvão em Jerusalém, foi São Lourenço em Roma.


(Fonte: Evangelho Quotidiano)

7 comentários:

  1. Gostei da história, mas não acredito no bom humor, pois ninguém consegue sorrir enquanto está sendo assado.Se até Jesus chorou com medo da morte, imagine um homem igual a mim e você.

    ResponderEliminar
  2. Falta uma parte da história..

    ResponderEliminar
  3. O próprio senhor Jesus nos indicou que faríamos prodígios e coisas maiores. Portanto, Jesus é absoluto, não cabe utilizá-lo como medida de comparação. A mentalidade de dizer "se até Jesus, etc" é muito atrevida e não reconhece a gratuidade de dons que o Senhor concede em abundância a quem quizer.

    ResponderEliminar
  4. Esse negócio de dizer que Lourenço
    estava gostando de ser assado é
    uma bricadeira, tira a seriedade
    do histórico acontecimento, tudo
    fica parecendo um grande mentira.
    Esse é o maior defeito de importantes escritores, inclusive a mentira foi o primeiro pecado praticado pelo satanaz. Assim, esse relato
    perde a sua moral, falsificado,
    paraguai. E daí...

    ResponderEliminar
  5. Você copiou tudo deste site: http://reporterdecristo.com/sao-lourenco-martir ; ou esse site copiu do seu blog a máteria do mártire São Lourenço

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado por apontar o dedo, mas está equivocado na afirmação, pois ambos os sites transcreveram e fazem referência à ‘fonte’ – EVANGELHO QUOTIDIANO. Boa leitura!

    ResponderEliminar