segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Inaugurado ontem em Rimini o ‘Meeting’ para a amizade entre os povos com mensagem de Bento XVI

Iniciou-se neste Domingo na cidade italiana de Rimini o Meeting para a amizade entre os povos, do movimento “Comunhão e Libertação”. O encontro foi inaugurado com a Santa Missa presidida pelo Bispo da diocese D. Francisco Lambiasi que nesta ocasião leu também a mensagem enviada pelo Papa.

“O meeting continue a recolher os desafios e as interrogações que os tempos de hoje impõem á fé. Na mensagem enviada através do Secretário de Estado Cardeal Tarcisio Bertone, o Papa escreve que o acontecimento cristão representa um encontro e portanto uma experiencia de conhecimento para o homem. Mas como conseguir um conhecimento fiável e objectivo? Bento XVI sublinha que a gnoseologia, a teoria do conhecimento, a epistemologia, o conhecimento científico trouxeram á luz o papel determinante do sujeito do conhecimento. Olhando em particular para a ciência, sublinha os limites do conhecimento científico que proponha o dogma positivista da pura objectividade, cujo objecto parece ser regulado pela perspectiva do observador que condiciona o resultado. Para o Papa a pura objectividade resulta uma pura abstracção, expressão de um conhecimento inadequado. E isto vale não só para as ciências naturais como para a historia que muitas vezes transmite visões do mundo ligadas á liberdade dos homens, às suas opções, ás suas diversidades.

Para o Papa Bento XVI o processo de conhecimento passa através da honestidade intelectual e da disponibilidade á escuta de quem quer conhecer, acolhendo o objecto do conhecimento com simpatia. Há a força cognoscitiva do amor e amar significa conhecer. E é precisamente o amor o instrumento privilegiado para conhecer a verdade e o acontecimento do encontro com o Criador do homem.

Esta 30ª edição do meeting do “Comunhão e Libertação” foi inaugurada num pavilhão da feira de Rimini com a celebração da Santa Missa. Na homilia o Bispo D. Francisco Lambiasi salientou que hoje já não é possível ser cristãos por hábito ou por convenção, mas somente por opção. E a escolha de Cristo pode acontecer apenas por enamoramento e por convicção. Todos os dias sentimos que alguém recua e corta os contactos com a Igreja do Senhor porque considera o discurso cristão demasiado duro. Quem não acredita em Jesus não conhece realmente a realidade.São mais de 3 mil os voluntários que animarão esta edição do Meeting, provenientes da Itália, Rússia, Espanha, Portugal, Lituânia, Kosovo, França, Suíça, e Grã-bretanha.


(Fonte: site Radio Vaticana, com adaptação e correcção ortográfica de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário