domingo, 9 de agosto de 2009

A fome mata mais que a gripe A

Esta manhã, 9 de Agosto, no Santuário de Fátima, durante a Eucaristia internacional celebrada no Recinto de Oração, e na qual participaram alguns milhares de peregrinos, D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima, sublinhou a sua preocupação pelo aumento de casos da Gripe A (H1N1), mas deixou o alerta: “Nós lamentamos que muita gente morre de gripe. Muito mais morrem à fome, não têm pão para o seu estômago. Há uma diferença satânica entre os muito ricos, que esbanjam, e os pobres, que morrem à míngua, desidratados, desnutridos, sem assistência médica, sem o pão”.

D. Serafim recordou também que hoje se inicia a 37ª Semana Nacional das Migrações, iniciativa da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, que decorre de 9 a 16 de Agosto, e terá o seu ponto alto na Peregrinação do Migrante e Refugiado ao Santuário de Fátima, nos próximos dias 12 e 13.

“A mobilidade física é um facto. Rezo para que a globalização económica, comercial – é quase inevitável – promova uma globalização cultural e mais fraterna. Neste pequeno globo azul, a terra, uma pátria de irmãos, na partilha e na comunhão dos bens”.

Na sua reflexão às Leituras deste XIX Domingo do Tempo Comum, e sugerindo a leitura da nova Encíclica do Santo Padre Bento XVI ‘Caridade na Verdade’, D. Serafim disse: “Nós queremos o progresso económico, mas também não apenas o desenvolvimento sustentado, o crescimento controlado, mas a santificação, o desenvolvimento, o progresso de ordem espiritual”.

Ainda durante a homilia, o prelado recordou Raúl Solnado, actor e comediante português, falecido a 8 de Agosto, aos 79 anos de idade. “Ontem, gostei de ouvir nas comunicações sociais as referências laudatórias a um artista de teatro que morreu”, disse.


(Fonte: BOLETIM INFORMATIVO 109/2009, DE 9 DE AGOSTO DE 2009, 13:15)

Sem comentários:

Enviar um comentário