sexta-feira, 24 de julho de 2009

Ucranianos greco-católicos: perspectiva única de São Paulo


O Instituto Papa Clemente, pertencente à Universidade Católica Ucraniana de Roma, realizou recentemente uma conferência sobre São Paulo. Os greco-católicos da Ucrânia gozam de uma posição única ao ser uma Igreja Ortodoxa em comunhão com Roma. Esta perspectiva permite algumas ideias frescas que contribuem ao pensamento de São Paulo através do mundo cristão.

Os ucranianos, espalhados por todo o mundo por vários motivos, têm uma especial sensibilidade pelas mudanças culturais que ressoam em São Paulo, o apóstolo das nações.

“Cristãos, tanto católicos como ortodoxos, escutam quase diariamente as leituras do Apóstolo São Paulo. Porém, realmente escutam? Entendem de verdade? Então nosso primeiro objectivo é dar a nossos estudantes e a todos os ucranianos a possibilidade de familiarizar-se com São Paulo”.

“São Paulo foi judeu, porém foi o Apóstolo dos gentios. Teve um único ponto de vista que foi “todas as coisas para toda a gente”. Sem ser soberbos, nós poderíamos dar este ponto de vista – um ponto de vista oriental ao Ocidente, e uma óptica ocidental, em certo sentido, ao Leste. Oxalá, talvez, como primeiro passo, aprender sobre São Paulo nós mesmos, para poder ajudar a Igreja no mundo inteiro”.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário