domingo, 19 de julho de 2009

Família e justiça social esperanças para o futuro. Bento XVI convida a ajudar os jovens a vencer a tentação dos caminhos fáceis e ilusórios



Na manhã deste Domingo, Bento XVI deixou a estância de Les Combes, onde está a passar férias, para se deslocar de helicóptero a Romano Canavese na diocese de Ivrea, terra natal do Cardeal Secretario de estado Tarcisio Bertone. Foi ali que pouco depois do meio-dia o Papa, recitou a oração mariana do Angelus depois de se ter referido á situação de dificuldade económica vivida por muitas famílias por causa da falta de trabalho. Bento XVI convidou a não desencorajar-se porque a Providencia ajuda sempre quem realiza o bem e se empenha a favor da justiça. Ajuda todos aqueles que não pensam apenas em si mesmo mas também em que se encontra em piores condições.

“Os valores fundamentais da família e do respeito da vida humana, a sensibilidade pela justiça social, a capacidade de enfrentar a fadiga e o sacrifício, os laços fortes com a fé cristã através da vida paroquial e especialmente a participação na Santa Missa, foram ao longo dos séculos a vossa verdadeira força”.

“Serão estes mesmos valores – salientou depois o Papa - a permitir ás gerações de hoje, construir com esperança o próprio futuro, dando vida a uma sociedade verdadeiramente solidária e fraterna, onde todos os vários âmbitos, as instituições e a economia estejam permeados de espírito evangélico”.

Bento XVI dirigiu-se depois aos jovens aos quais ocorre pensar em perspectiva educativa. Aqui como em todo o lado devemos perguntar-nos – disse o Papa – que tipo de cultura lhes é proposta; quais os exemplos e modelos que lhes são propostos e avaliar se são idóneos para os encorajar a seguir os caminhos do Evangelho e da liberdade autentica.A juventude está cheia de recursos, mas deve ser ajudada a vencer a tentação de caminhos fáceis e ilusórios para encontrar o caminho da Vida verdadeira e plena.A concluir Bento XVI encorajou a comunidade de Romano Canavese a empenhar-se cada vez mais no campo da educação e acompanhamento vocacional.


(Fonte Radio Vaticana)

Sem comentários:

Enviar um comentário