quinta-feira, 18 de junho de 2009
Um ano para redescobrir a beleza do sacerdócio
Sexta-feira, 19 de Junho, terá início o Ano Sacerdotal convocado por Bento XVI, por ocasião dos 150 anos da morte de São João Maria Vianney, o santo cura d'Ars, que será proclamado padroeiro de todos os sacerdotes do mundo.
O Ano Jubilar, cujo tema será “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, será inaugurado pelo Papa na Basílica de São Pedro com uma celebração das Vésperas, por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus e do Dia de santificação sacerdotal, na presença da relíquia de cura d’Ars trazida a Roma pelo bispo de Belley-Ars, Dom Guy Claude Bagnard.
O encerramento será exactamente um ano depois, no dia 19 de Junho de 2010, com um “Encontro Mundial Sacerdotal” na Praça São Pedro. Durante o Ano Jubilar está prevista a publicação de um “Directório para os Confessores e Directores Espirituais” e de uma colecta de textos do Sumo Pontífice sobre temas essenciais da vida e da missão sacerdotal na época actual.
Anunciando o Ano Sacerdotal, no dia 16 de Março último, o Papa explicou que a iniciativa pretende “favorecer a atenção dos sacerdotes para com a perfeição espiritual da qual depende a eficácia principalmente do seu ministério”. Após os escândalos ligados a alguns sacerdotes que sacudiram nos últimos tempos a opinião pública, Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal também para mostrar que as culpas disso não representam a maioria do clero.
(Fonte: H2O News)
Sem comentários:
Enviar um comentário