quarta-feira, 17 de junho de 2009

São Cirilo e São Metódio - tema da catequese da Audiência geral de hoje


Na audiência geral desta semana, o Papa deteve-se sobre as figuras de São Cirilo e São Metódio, nascidos nos inícios de século IX, e que desempenharam uma missão excepcional entre os povos eslavos. Cirilo aprendeu dos escritos de São Gregório de Naziance o valor da língua na transmissão da Revelação divina. Querendo imitar Gregório, Cirilo pediu a Cristo para falar eslavo por seu intermédio.

Ambos, Cirilo e Metódio traduziram a liturgia para as línguas eslavas e fizeram, nessas línguas, uma recolha dos dogmas cristãos. Sentiu-se assim a exigência de novos sinais gráficos mais fiéis à língua falada. Isto deu lugar ao nascimento do chamado alfabeto cirílico em honra do seu inspirador. Foi um acto decisivo para o desenvolvimento da civilização eslava em geral. Cirilo e Metódio estavam convencidos de que os povos não podiam receber plenamente a Revelação divina enquanto não a ouvissem e não a lessem na própria língua falada e escrita. Eles representavam um exemplo clássico daquilo que é hoje chamado de inculturação. Cada povo deve introduzir na própria cultura a mensagem revelada e exprimir a verdade salvífica através da própria língua.

O Papa João Paulo II proclamou São Cirilo e São Metódio co-padroeiros da Europa, juntamente com São Bento.

Presentes na audiência alguns peregrinos de língua portuguesa, de modo particular brasileiros, aos quais o Papa se referiu na sua saudação nesta língua…

Uma cordial saudação aos peregrinos de língua portuguesa, em especial ao grupo do Brasil e aos paroquianos de Évora. Possa a Boa Nova de Jesus ser traduzida na vossa disposição de servir os outros com generosidade e alegria. Obrigado pelo carinho com que me acompanhais na minha missão de sucessor de Pedro. Sobre vós e vossas famílias desça a minha Bênção.


(Fonte: site Radio Vaticana)

Sem comentários:

Enviar um comentário