segunda-feira, 1 de junho de 2009

Recolhidas 1935 toneladas de alimentos

Campanha do Banco Alimentar de 30 e 31 de Maio superou números de acções anteriores

O Banco Alimentar contra a fome conseguiu angariar 1935 toneladas de alimentos na campanha que decorreu este fim-de-semana, 30 e 31 de Maio.

O resultado mostra uma "extraordinária adesão a esta acção", apesar do clima de "profunda crise económica". Os portugueses "voltaram a fazer prova da sua tradicional solidariedade, continuamente patenteada de forma inquestionável desde que o Banco Alimentar Contra a Fome iniciou actividade", explica um comunicado.

A recolha de alimentos teve um aumento de 18% face a Maio de 2008. Em Dezembro de 2008 a recolha atingiu 1905 toneladas.

O Banco Alimentar sublinha que "numa altura em que a união de esforços é mais do que nunca necessária e em que um pequeno gesto de cada um faz mais sentido, os resultados desta campanha mostram que os portugueses respondem positivamente aos apelos de acções mobilizadores e credíveis".

A campanha decorreu em 1219 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora e Beja, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal e S. Miguel.

A campanha do fim-de-semana contou com 23 mil voluntários que se disponibilizaram para a recolha nos estabelecimentos comerciais e também nos armazéns do Banco Alimentar, procedendo para isso ao transporte, pesagem e separação dos produtos.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a mais de 1600 Instituições de Solidariedade Social que os entrega, a cerca de 250 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

Ao longo da próxima semana, até 7 de Junho, haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome através da Campanha «Ajuda Vale», presente em alguns supermercados. Através desta ajuda pode comprar ainda produtos alimentares que serão posteriormente entregues nos armazéns do Banco Alimentar.

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome nasceu em Portugal em 1992, seguindo o modelo dos "Food Banks" norte americanos, à altura já implantado na Europa, em França e na Bélgica.

Estão actualmente em actividade no território nacional 15 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objectivo comum de ajudar as pessoas carenciadas, pela doação e partilha.

Existem 282 Bancos Alimentares operacionais na Europa, que em 2008 distribuíram 294.500 toneladas de produtos a 4,5 milhões de pessoas, através de 27.000 associações (www.eurofoodbank.org).

Nacional Agência Ecclesia 2009-06-01 10:40:09 3007 Caracteres Solidariedade


(Fonte: site Agência Ecclesia)

Sem comentários:

Enviar um comentário