segunda-feira, 29 de junho de 2009
Papa anuncia nova encíclica que entende aprofundar alguns aspectos do desenvolvimento integral, na nossa época, à luz da caridade na verdade
Ao meio-dia, da janela dos seus aposentos, neste dia que é feriado em Roma, pela festa dos seus padroeiros Pedro e Paulo, Bento XVI recitou a oração mariana do Angelus, com as pessoas congregadas na Praça de São Pedro. Na costumada alocução prévia o Papa quis dirigir antes de mais “uma calorosa saudação especial” à comunidade diocesana de Roma, confiada aos cuidados pastorais do Sucessor do Apóstolo Pedro. Invocando sobre todos a bênção de Deus, por intercessão de São Pedro e São Paulo, exortou os romanos a “permanecerem fiéis à vocação cristã, sem se conformarem com a mentalidade deste mundo, mas deixando-se sempre transformar e renovar pelo Evangelho”.
“Rezo constantemente para que Roma mantenha viva a sua vocação cristã, não só conservando inalterado o seu imenso património espiritual e cultural, mas também para que os seus habitantes possam traduzir a beleza da fé recebida em modos concretos de pensar e de agir, e ofereçam assim a todos os que, por variadas razões, vêm a esta Cidade, uma atmosfera densa de humanidade e de valores evangélicos”.
O Papa aludiu também ao “carácter universal” da solenidade de São Pedro e São Paulo, que (disse) “exprime a unidade e catolicidade da Igreja”, com a entrega aos novos Arcebispos Metropolitas do chamado “Pálio, símbolo de comunhão com o Sucessor de Pedro”. Não faltou também uma saudação à delegação do Patriarcado de Constantinopla, vinda nesta ocasião a Roma, como todos os anos, para participar nesta solenidade de São Pedro e São Paulo. “Que a comum veneração destes Mártires seja penhor de uma comunhão cada vez mais plena e sentida entre os cristãos de todas as partes do mundo” – foi o voto do Papa.
Após a recitação do Angelus, Bento XVI referiu que está próxima a publicação da sua terceira Encíclica , confirmando que esta terá como título “Caritas in veritate” (caridade na verdade).
“Retomando as temáticas sociais contidas na Populorum progressio, escrita pelo Servo de Deus Paulo VI, em 1967, este documento – que tem precisamente a data de hoje, 29 de Junho, solenidade dos santos Apóstolos Pedro e Paulo – entende aprofundar alguns aspectos do desenvolvimento integral, na nossa época, à luz da caridade na verdade. Confio à vossa oração este ulterior contributo que a Igreja oferece à humanidade no seu empenho a favor de um progresso sustentável, no pleno respeito da dignidade humana e das reais exigências de todos”.
Esta manhã na Basílica de S. Pedro foram 4 os arcebispos brasileiros que receberam o palio das mãos do Papa que depois da recitação do Angelus do meio dia os quis saudar juntamente com os seus familiares e amigos uma saudação afectuosa para os Arcebispos do Brasil que acabaram de receber o pálio, e também para os familiares e amigos que os acompanham: A Virgem Maria – modelo de escuta e adesão fiel à vontade de Deus – vos tome pela mão e acompanhe o vosso empenho pela unidade da Igreja.
(Fonte: site Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário