sábado, 30 de maio de 2009

Quénia - Aluno nonagenário baptiza-se depois de ler a Bíblia

Um bisavô queniano de 90 anos, que é o mais velho aluno primário do mundo, pediu para ser baptizado depois de ter lido pela primeira vez a Bíblia.

Mal aprendeu a ler, o ancião começou a estudar a Bíblia, com a ajuda do padre local e converteu-se à religião cristã. No passado fim-de-semana foi baptizado na Igreja Católica, tendo passado todas as provas de catequese a que os catecúmenos são sujeitos.

Kimani Ng’ang’a Maruge entrou para o Guinness por ser a pessoa mais velha a matricular-se numa escola primária, aos 84 anos, aproveitando o facto de o Governo ter tornado gratuito o acesso ao ensino primário. Foi, durante alguns anos, colega de turma de dois dos seus 30 bisnetos.

“Dedico a minha vida a Deus, a partir de agora e até ao fim”, afirmou Kimani. O queniano adoptou ainda o nome Estêvão, o primeiro mártir cristão: “É um nome daqueles que enfrentaram dificuldades, como eu”, afirmou este homem que continuou os seus estudos apesar de ter tido que ir para um campo de refugiados em 2008.

Kimani, ou Estêvão, chamou a atenção do mundo pela sua escolha de começar os estudos tão tarde na vida. Em 2005 foi para Nova Iorque falar numa cimeira das Nações Unidas sobre a importância do ensino gratuito, e a sua história está a ser adaptada ao cinema.


FA/Zenit


(Fonte: site RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário