sexta-feira, 15 de maio de 2009
A Igreja da Ressurreição e o Santo Sepulcro
O local onde Jesus foi crucificado e sepultado sempre foi venerado no decorrer da história pelos cristãos de Jerusalém. Dentro dos muros da Cidade Velha, encontra-se a Igreja da Ressurreição, conhecida também como a Igreja do Santo Sepulcro. A Cidade Velha acolhe muitos locais de grande importância religiosa: o Muro das Lamentações para os judeus, a Igreja do Santo Sepulcro para os cristãos e a Mesquita de al-Aqsa para os muçulmanos. A Cidade Velha está dividida em quatro bairros: judeu, cristão, muçulmano e, por fim, arménio.
A Igreja da Ressurreição encontra-se no monte Calvário, o Gólgota, onde Jesus Cristo foi crucificado, e custodia o túmulo onde Jesus foi sepultado.
Para construir esta igreja, foram necessários 11 anos a partir de 325. O edifício foi encomendado por Santa Helena, a mãe do imperador romano Constantino, que encontrou a cruz de madeira sobre a qual Jesus havia sido crucificado.
A Igreja da Ressurreição era e é ainda hoje um local muito importante. O seu altar é destinado a todas as comunidades cristãs, e cada uma delas contribui para a manutenção do lugar, alternando-se na celebração dos ritos sagrados.
A Igreja da Ressurreição e o Santo Sepulcro, no coração de Jerusalém, ainda espelho dramático de diversidade, são as etapas conclusivas da peregrinação de Bento XVI à Terra Santa.
O Papa destacou já na vigília que a finalidade principal da sua visita era lançar sementes de paz e de unidade entre todas as comunidades e religiões desta região, para que sejam todos irmãos e filhos de um mesmo Pai.
(Fonte: H2O News)
Sem comentários:
Enviar um comentário