quinta-feira, 14 de maio de 2009

Bento XVI: coragem e imaginação para o caminho da paz


Um luminoso futuro feito de paz e reconciliação passa somente através da educação, do respeito e da rejeição da violência. Bento XVI, peregrino na Terra Santa, visitou à tarde o campo de refugiados de Aida e se solidarizou com a dor de quem perdeu tudo: a família, a casa e o futuro de um amanhã. Justamente neste lugar, em que as "condições precárias e difíceis" só alimentam a frustração e o rancor, o papa falou de coragem e imaginação, que permitirão quebrar a "espiral de violência, de ataques e contra-ataques, de vinganças e de destruições contínuas" que dilacera há muito tempo a região.

Deve-se, portanto, multiplicar os esforços – sobretudo em âmbito internacional – para que sejam respeitadas as legítimas aspirações "a um Estado Palestino independente"; e sejam construídas pontes entre os povos.

"Num mundo em que as fronteiras estão sempre mais abertas – destacou Bento XVI – é trágico ver que ainda hoje muros sejam erigidos. Quantos aspiram ver os frutos da difícil tarefa de edificar a paz! Quanto rezamos ardentemente para que acabem as hostilidades que causaram a construção deste muro!”. “De ambos os lados do muro – concluiu – é necessário grande coragem para superar o medo e a desconfiança”.


(Fonte: H2O News)

Sem comentários:

Enviar um comentário