domingo, 26 de abril de 2009
Visita televisiva guiada dos tesouros do Vaticano
Uma nova série de televisão permite aos telespectadores explorar a riqueza da arte nos Museus do Vaticano sem viajar até Roma. A maior rede de televisão religiosa do mundo, EWTN, em colaboração com a Fundação de Belas Artes Primavera e os patrocinadores de arte dos Museus do Vaticano criou Catholic Canvas, uma série de dez episódios que leva a audiência a fazer uma visita profissional guiada através da arte sacra.
A produtora Mary Shovlain disse que o objectivo dos programas é deixar para trás as más interpretações da arte sacra por parte de historiadores de arte seculares e se centra na mensagem evangelizadora dos artistas mais talentosos da história. As séries são apresentadas pela professora Liz Lev da Universidade Duquesne na Itália, que presta especial atenção ao significado religioso de cada obra.
Os episódios estão divididos em temas teológicos como os anjos, Maria, a Paixão, a Ressurreição e o Juízo Final. Cada episódio se conclui com a mensagem do Reverendo Mark Haydu, diretor internacional dos Patronos de arte dos Museus do Vaticano, sobre como se está ajudando a restaurar e preservar as valiosas obras de arte nos museus. Algo sobressaliente nas séries é a cobertura detalhada da Capela Sistina.
EWTN pôde filmar por quatro dias o interior da capela para esta séria, uma oportunidade que nunca se tinha concedido a nenhuma rede de televisão. Catholic Canvas será apresentado pela primeira vez na EWTN em Novembro. Serão feitas várias reprises desta transmissão cada semana.
(Fonte: H2O News)
Sem comentários:
Enviar um comentário