quinta-feira, 23 de abril de 2009

Presidente irlandesa tenta passar incógnita em peregrinação a pé a Santiago de Compostela

A presidente da República da Irlanda, Mary McAleese, está a fazer uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, onde deverá chegar sexta-feira, depois de percorrer o caminho francês.
Trata-se de uma viagem privada e a política irlandesa percorre a pé o caminho, tentando passar despercebida, embora vá acompanhada por vinte pessoas.

McAleese que, apesar de instada por alguns jornalistas, não fez declarações, chegou domingo à localidade espanhola de Sarria e deverá terminar sexta-feira a viagem na Catedral de Santiago de Compostela.

Mary McAleese tomou posse como oitava presidente da República da Irlanda em 1997, quando se candidatou pelo partido conservador Fianna Fáil.

Todos os anos milhares de pessoas de todo o mundo percorrem os Caminhos de Santiago, com cerca de 800 quilómetros, que foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO e têm o título honorífico de Calle Mayor da Europa.


(Fonte: site OJE em http://www.oje.pt/noticias/internacional/presidente-irlandesa-tenta-passar-incognita-em-peregrinacao-a-pe-a-santiago-de-compostela?sendMail=1)



No próximo ano, 2010, será Ano Jubilar de Santiago de Compostela (Xacobeu) e o seguinte será apenas em 2021.

O Ano Jubilar ocorre sempre que o dia 25 de Julho ocorre a um Domingo e sucede, que devido aos anos bissextos suceda haver intervalos tão longos.

Existe um Caminho português, pelo deixo aqui a sugestão, aos eventuais interessados, que iniciem desde já a programação do vosso Caminho, alertando-vos no entanto que sobretudo na Missa do meio-dia na Catedral de Santiago, denominada a Missa do Peregrino, a situação é habitualmente complexa devido à avalanche de peregrinos, pelo que se optarem pela Missa das dezanove horas, ainda que cheia será menos confusa.

Uma nota final, normalmente nos anos Xacobeu na Missa do meio-dia existe sempre o Bota Fumeiro que é bastante interessante de se ver, embora nalguns casos pareça subverter e mesmo pôr em causa toda a atmosfera litúrgica devido ao elevadíssimo número de assistentes, que visam apenas assistir ao Bota Fumeiro, fazendo deste um mero espectáculo.

(JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário