terça-feira, 21 de abril de 2009

O Patriarca russo celebra a Liturgia da Anunciação


A 7 de Abril (equivalente a 25 de Março no calendário ocidental), a Igreja ortodoxa russa celebrou a Festa da Anunciação. Este dia santo é uma das doze Festas da Igreja ortodoxa.

Todos os anos, desde 1993, o Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias celebra esta Divina Liturgia na Catedral da Anunciação no Kremlin. Por mais de 150 anos, a Catedral da Anunciação foi a igreja familiar de grandes príncipes e czares. Agora, abre suas portas a liturgias uma vez por ano, por ocasião da festa da Anunciação.

Na sua homilia, o Patriarca Cirilo I convidou todos os fiéis a rezarem à Rainha do Céu, especialmente pelas mulheres e mães, pois "sobre os seus ombros recai um pesado ministério", para que continuem sendo a base espiritual da sociedade.

Depois da liturgia, seguindo uma forte tradição moscovita, o Patriarca Cirilo libertou duas pombas à porta da Catedral. Na tradição russa ortodoxa, este símbolo representa a Anunciação e a libertação do pecado e da morte que Jesus trouxe à humanidade através de sua Encarnação.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário