segunda-feira, 20 de abril de 2009
Santo Condestável - A santidade é sempre actual
A menos de uma semana da cerimónia de canonização de Dom Nuno Álvares Pereira, o presidente emérito da Congregação para a Causa dos Santos recorda a figura e o processo que lhe passou pelas mãos.
Em entrevista à jornalista Aura Miguel, o Cardeal D. José Saraiva Martins defende que o homem que ficou conhecido na história de Portugal como o Santo Condestável, não deve a sua canonização apenas aos últimos anos da sua vida, quando abandonou a carreira militar para abraçar a vida religiosa.
“Nuno Álvares Pereira não viveu como santo apenas nos últimos anos da sua vida, ele viveu sempre como um verdadeiro crente. Portanto, é um santo muito actual”, afirma o Cardeal.
Uma actualidade que não é afectada pelo facto de ter vivido há seis séculos: “É actual porque a santidade é sempre actual. É histórica mas é também meta-histórica, é para além da história, nunca passa de moda.”
Enquanto presidiu à congregação que tratava dos processos de canonização, o cardeal viu passar-lhe pelas mãos a história de muitos grandes homens e mulheres da Igreja. Mas nacionalidade do Condestável não lhe foi indiferente: “Agradeço a Deus o grande privilégio que me deu por ter retomado a causa de canonização do Beato Nuno. Considero isso um dom de Deus.”
A entrevista completa com D. José Saraiva Martins pode ser ouvida hoje na Edição da Noite da Rádio Renascença, pelas 23h00.
FA/Aura Miguel
(Fonte: site RR)
Sem comentários:
Enviar um comentário