quinta-feira, 30 de abril de 2009
A fé na vida dos polacos
O principal semanário católico da Polónia, "Niedziela", com sede em Czestochowa, publicou recentemente uma pesquisa sobre a importância da fé e sobre a defesa do ensinamento da Igreja por parte dos católicos polacos, no debate público e na vida quotidiana. A pesquisa foi realizada pelo instituto de Estatística da Igreja Católica sob a direcção do Padre Witold Zdaniewicz, a pedido do semanário católico. Segundo os resultados da pesquisa, enviados à Agencia Fides, para os católicos da Polónia a problemática da fé e a problemática moral que apresenta a Igreja tem grande importância e a fé não está relegada à esfera privada, mas tem uma dimensão pública.
Os sociólogos do Instituto de Estatística da Igreja Católica fizeram três perguntas principais aos católicos polacos: como apresentam os ensinamentos da Igreja sobre o aborto, como apresentam os ensinamentos da Igreja sobre a questão da fecundação "in vitro" e como apresenta a problemática da restituição dos bens da Igreja que o Estado confiscou durante o regime comunista.
64,9% dos entrevistados declaram que conhecem a argumentação e os ensinamentos da Igreja sobre o tema do aborto. 28,4% não sabe como expô-los no debate público e na vida quotidiana. 42, 5% dos entrevistados conhece a posição da Igreja sobre a questão da fecundação "in vitro". 43,4% não sabe sempre como explicar a argumentação da Igreja a esse respeito. Sobre a questão da restituição dos bens da Igreja confiscados pelo Estado durante o regime comunista, 53,5% dos católicos polacos não sabe como defender a posição da Igreja no debate público. Do relatório emerge que para a maioria dos católicos na Polónia a fé tem sua importância na vida pública e não se reduz somente à esfera privada.
(Fonte: H2O News com edição de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário