quinta-feira, 5 de março de 2009

Michelangelo volta a conquistar o mundo


A Itália pagou 3 milhões e 250 mil euros pelo crucifixo de madeira atribuído ao artista Michelangelo Buonarotti, conhecido simplesmente como Michelangelo, que foi exibido n uma das salas da Câmara dos Deputados italiana.

Trata-se de um crucifixo de 41,3 cm de altura e 39,7 de largura, que pertencia a um coleccionador de Turim, Giancarlo Gallino, que, por sua vez, o comprou de outro antiquário florentino.

Os especialistas consideram que a obra foi realizada por volta de 1495, quando o jovem artista renascentista tinha 20 anos. É atribuída a Michelangelo, entre outras razões, pela sua técnica em madeira, pelo profundo conhecimento do corpo humano e pela sua semelhança com o Cristo da Pietà. A obra surpreende pelo realismo do corpo de Jesus, que segundo alguns professores de anatomia da Universidade de Florença foi inspirado no cadáver de um homem de cerca de 30 anos.

Em 1492, segundo os historiadores, Michelangelo passou algum tempo no Convento do Espírito Santo de Florença e obteve a permissão para estudar os cadáveres procedentes do Hospital dos monges e aperfeiçoar seus estudos sobre a anatomia humana, que depois aplicaria magistralmente nas suas obras.

Depois do descobrimento, a obra juvenil de Michelangelo foi exposta pela primeira vez em 2004 no museu Horne de Florença, para o qual regressará depois de ser exposto em todo o país.

Esta obra foi apresentada ao Papa Bento XVI durante sua visita à embaixada italiana junto à Santa Sé.


(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário