quinta-feira, 26 de março de 2009
“A economia social de mercado” livro de Flavio Felice para ajudar a enfrentar a crise económica
Diante desta crise financeira mundial, é necessário conhecer profundamente o fenómeno do mercado a partir de uma óptica cristã. Alguns aspectos desta visão se encontram no livro “A economia social de mercado”, apresentado em Roma recentemente.
O autor deste volume, Flavio Felice, catedrático da Pontifícia Universidade Lateranense, oferece nesta obra elementos-chave para esta leitura cristã da crise actual. D. Rino Fisichella, reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, explica:
No encontro, abordou-se a divisão entre ricos e pobres.
“Onde falta o mercado, falta evidentemente também o trabalho e onde falta o trabalho, não se respeita plenamente a dignidade humana”, concluiu o Reitor Fisichella.
D. Rino Fisichella, reitor da Pontifícia Universidade Lateranense afirmou ainda:
“É um tema muito importante, sobretudo neste período de crise, como a que estamos vivendo, e nesta pequena obra, breve, porém muito valiosa do nosso professor, encontram-se provocações muito importantes, como a capacidade de saber compreender o que é o mercado, quais são os papéis sociais do mercado, assim como de que mercado social necessitamos neste momento”.
“Houve algumas tentativas de publicações sobre este tema, do porquê o mundo não deve estar dividido entre países ricos e pobres. Requer-se uma igualdade para que as riquezas da terra e as riquezas produzidas sejam distribuídas equitativamente entre todos, de modo que a pobreza seja superada na medida do possível e de maneira que ninguém possa viver e sofrer uma condição de falta de igualdade e de dignidade”.
(Fonte: H2O News com adaptação de JPR)
Sem comentários:
Enviar um comentário