quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Comunidade de Sant’Egídio - 41º aniversário


Faz 41 anos que em Fevereiro de 1968 um jovem que então tinha menos de 21 anos, Andrea Riccardi, fundava a Comunidade de Sant’Egídio que actualmente entre outras prioridades trabalha com os pobres, os incapacitados, contra a pena de morte, como mediadores em conflitos internacionais e promotores do ecumenismo e do diálogo inter-religioso.

Os primeiros pontos de referência foram a primeira comunidade dos Actos dos Apóstolos e São Francisco de Assis. Desde o início o pequeno grupo começou a ir à periferia romana aos bairros de lata que rodeavam a Roma de então onde viviam muitos pobres, e pela tarde dava aulas às crianças na chamada Escola Popular, conhecida hoje em muitos lugares do mundo como Escola da Paz.

Pela celebração do 41º aniversário, em todos os lugares onde a comunidade está presente, celebra-se uma liturgia e oração de agradecimento. Em Roma, cidade que a viu nascer, o aniversário celebrou-se na passada quinta-feira 9 de Fevereiro, com uma liturgia Eucarística na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo cardeal Agostino Vallini, Vigário Geral de sua Santidade para a diocese de Roma.

Actualmente a comunidade de Sant’Egídio conta com mais de 50 mil membros, todos voluntários, presentes em mais de 70 países do mundo.

(Fonte: H2O News)

Nota:

A Comunidade de Sant´Egídio teve um papel relevantíssimo no processo que conduziu à Paz em Moçambique no conflito entre a Renamo e a Frelimo.

(JPR)

Sem comentários:

Enviar um comentário