terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sínodo beneficia a unidade dos cristãos


O Cardeal Walter Kasper, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, diz que o Sínodo dos Bispos já fortaleceu significativamente as relações ecuménicas.

“Os nosso irmãos protestantes presentes estão muito impressionados com a importância que damos à Bíblia e à sua leitura. Também os nossos irmãos ortodoxos estão especialmente impressionados com a “sinodalidade”, trabalhar em conjunto de forma sinodal, pois é assim que funcionam as Igrejas Ortodoxas.”

No Sábado, 18 de Outubro, o Papa Bento XVI e o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla dirigiram juntos as Vésperas, é a primeira vez que um não católico dirige uma celebração litúrgica num Sínodo. Outra presença não católica notável foi o Rev. Archibald Miller Milloy das Sociedades Bíblicas Unidas, com quem o Cardeal anunciou na terça-feira 14 de Outubro, novas iniciativas de tradução e publicação.“Qualquer diálogo ecuménico deve basear-se na Bíblia. Sobre a Bíblia nos dividimos. Mas por causa da Bíblia devemos chegar novamente à reconciliação.”

No Sínodo, os Bispos conversam sobre a prática da Lectio Divina em comunidades católicas. O Cardeal Kasper acredita que poderá ser usada também em ambientes ecuménicos.

“É uma leitura da Bíblia em oração. Isto deve ser o coração do ecumenismo: juntos ler a Santa Escritura acompanhada pela oração, e encontrar um comum entendimento de Jesus Cristo, chegar a encontrar Deus. Penso que isto é o mais importante para a unidade.”


(Fonte: H2O News)

Sem comentários:

Enviar um comentário