domingo, 28 de setembro de 2008
Bento XVI recorda o Papa Luciani
No trigésimo aniversário da morte de João Paulo I, Bento XVI recordou neste Domingo a figura do Papa Luciani, sublinhando o seu grande ensinamento de humildade.
“Foram suficientes 33 dias para que Papa Luciani entrasse no coração da gente. Nos discursos usava exemplos tirados de factos de vida concreta, das suas recordações de família e da sabedoria popular.A sua simplicidade era veículo de um ensinamento sólido e rico que, graças ao dom de uma memória excepcional e de uma vasta cultura, ele enriquecia com numerosas citações de escritores eclesiásticos e profanos. Foi assim um incomparável catequista, nas pegadas de São Pio X, seu conterrâneo e predecessor, primeiro na cátedra de São Marcos (em Veneza) e depois na cátedra de Pedro.
De João Paulo I Bento XVI citou algumas frases que testemunhavam a sua humildade:”devemos sentir-nos pequenos diante de Deus. Não me envergonho de sentir-me como uma criança diante da mãe: acredita-se na mãe, eu acredito no Senhor, naquele que Ele me revelou, disse Papa Luciani durante uma audiência geral.
Estas palavras, comentou neste domingo Bento XVI mostram inteiramente a espessura da sua fé.Uma outra frase de Papa Luciani recordada pelo Santo Padre referia-se á humildade: mesmo que tenhais feito grandes coisas, dizei: somos servos inúteis. Pelo contrário, a tendência em todos nós é colocar-se bem em vista. Ele escolheu como lema episcopal o mesmo de São Carlos Borromeu: Humilitas. Uma única palavra que sintetiza o essencial da vida cristã e indica a virtude indispensável de quem, na Igreja, é chamado ao serviço da autoridade.
“Enquanto agradecemos a Deus pelo facto de o ter dado á Igreja e ao mundo, façamos tesouro do seu exemplo, empenhando-nos a cultivar a sua mesma humildade que o tornou capaz de falar a todos, especialmente aos pequeninos e àqueles, considerados longe da Igreja.”
Depois da recitação do Angelus em Castelgandolfo, o Papa despediu-se dos habitantes desta pequena cidade do Lazio onde passou o seu período de repouso de verão. No próximo dia 30, terça-feira regressará definitivamente ao Vaticano.
(Fonte: site da Radio Vaticana)
Sem comentários:
Enviar um comentário