quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Sobre a Oração que o Senhor nos ensinou

- Ensinaste-nos a rezar o Pai Nosso e desde logo começamos por Te estabelecer a morada aonde só poderias estar, o Céu, mas não aquele que nossa dimensão terrena vislumbramos com os nossos olhos, mas sim Aquele que mostraste a Pedro, João e Tiago na Tua Transfiguração.

Senhor Jesus, ajuda-nos a merecer a graça de nos juntarmos a Elias e Moisés!

- «Santificado seja o Vosso nome», é nosso dever fazê-lo com amor, respeito e profunda devoção glorificando-Te conjuntamente com o Filho e o Espírito Santo.

Senhor ajuda-nos a fazê-lo hoje e sempre levando-Te a quem ainda não Te conhece ou Te recusa!

- «Assim na terra como no Céu», Pai ao enviar-nos o Vosso amado Filho fazendo-O homem e morrendo Ele por nós na Cruz e ao Ressuscitá-Lo ao terceiro dia, só podemos santificar o Vosso nome aqui na terra já que estando Ele à Vossa direita é e será glorificado e santificado pelos séculos dos séculos no Reino dos Céus.

Concede-nos Senhor a graça e ajuda para sermos bons cristãos e assim estarmos entre os eleitos para entrar no Vosso Reino!

- «o pão nosso de cada dia nos dai hoje», Senhor Jesus ao Te ofereceres na Eucaristia permitiste-nos na Tua infinita misericórdia receber-Te diariamente, também Te rogamos, nesta tão linda oração que nos ensinaste, que ajudes todos os carenciados a poderem receber os alimentos necessários à dignidade da sua condição humana.

Jesus Cristo, Filho de Deus obrigado por ouvires as nossas preces!

- «perdoai-nos as nossas ofensas», Senhor bem gostaríamos não ter de Te formular este pedido diariamente e mesmo algumas vezes ao dia, mas a nossa condição de pecadores, mesmo que em pequenos detalhes, levam-nos a ofender-Te ao não cumprirmos os Mandamentos e deixarmo-nos dominar pela visão humana das coisas e não aquela que nos ensinaste.

Meu Deus, porque sois tão bom, ajudai-nos a não Te ofender!

- «assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido», Senhor quão difícil é por vezes reconhecermo-nos coerentes com esta afirmação, que vergonha sentimos em dizê-lo a Ti que a todos perdoas.

Senhor Jesus Filho de Deus aumenta a nossa fé e ajuda-nos a ser cada vez mais fiéis imitadores Teus para que como Paulo possamos um dia dizer «não sou eu quem vive; é Cristo que vive em mim» (Gal 2, 20)

- «não nos deixeis cair em tentação», Senhor que a Tua graça nos cubra e nos dê força para à Tua semelhança, que durante 40 dias enfrentastes as tentações de Satanás, saibamos resistir-lhe incluindo as mais ínfimas coisas que se poderão tornar pronuncio de fraqueza para as maiores.

Senhor Jesus, que tão bela oração de louvor e rogo nos ensinaste, protege-nos Te suplicamos!

- «mas livrai-nos do mal», Senhor na nossa condição humana reveladora de falta de confiança e de entrega em Ti e a Ti, frequentemente assumimos como mal situações que mais tarde nos apercebemos foram para o nosso bem ou do próximo.

Ajuda-nos a ser humildes e entregarmo-nos totalmente, pois és o Bom Pastor e nada nos faltará!

JPR

Yes!! Free at last…

Há três anos nesta data publicámos este post, agora editado para o adaptar no tempo, e em nada alterámos a nossa opinião sobre o Facebook. Damos graças a Deus por nos ter ajudado a ser coerentes com o escrito sem exceções. Obrigado pela vossa compreensão.

Livre dos algoritmos do Facebook que tentam nos impor o que vemos e lemos e só divulgam o que se enquadro no seu projeto global de controlo da opinião pública.

Há quase quatro anos eliminámos a página do Spe Deus no Facebook, decisão que damos graças a Deus por nos haver guiado e feito compreender que não O estávamos a servir. Embora não a eliminando, decidimos interromper toda e qualquer publicação na página pessoal e raramente interagiremos com ‘Gosto’ ou comentários, servirá apenas para seguir familiares e amigos em silêncio, se alguma coisa lhes quiser dizer fá-lo-ei pelo Messenger ou verbalmente.

Continuaremos a usar o Twitter em @jppreis, que poderá ser lida na coluna do lado direito do blogue, aonde diariamente publico breves citações das Sagradas Escrituras.

Antecipei a decisão de Ano Novo de um dia e meio, porque conforme explicado esta não se prende com uma qualquer moda ou, pior ainda, superstição.

Muito obrigado pela vossa compreensão e votos de um Bom Ano e uma Boa Luta Nova em 2022, sobretudo que o Senhor nos ajude na saúde e no evitarmos este maldito vírus que nos atormenta,

João Paulo Reis