Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Lutar por alcançar a santidade com os olhos em Maria

Enchamo-nos sempre de um grande ânimo, minhas filhas e meus filhos. Mesmo que tropeçássemos grandemente, mesmo que nalgumas ocasiões nos sintamos moles e sem forças na luta espiritual, é sempre possível, com a graça de Deus, retomar o caminho para a santidade. Estamos rodeados de uma multidão de santos, de pessoas fiéis a Nosso Senhor, que começam e recomeçam constantemente na sua vida interior.

Basta, por outro lado, levantar os olhos para o Céu. E a esta certeza nos convida também a solenidade que celebraremos no dia 15: a Assunção da Santíssima Virgem Maria. Fundados na intercessão de Jesus, que roga constantemente por todos nós a Deus Pai [19]. Que grande consolo, que mais pleno amparo nos traz a contemplação da nossa Mãe, sempre interessada na salvação dos cristãos e de todos os homens! Na Santíssima Virgem Maria a Igreja chegou já à perfeição, em virtude da qual não tem nem mancha nem ruga [20]. Nós, todos os fiéis, esforçamo-nos ainda por vencer nesta nobre tarefa da santidade, afastando¬ nos totalmente do pecado e, por isso, erguemos os olhos para Maria, que resplandece como modelo de virtudes para toda a comunidade dos eleitos [21]. Recorramos, pois, a Ela em todas as vicissitudes da Igreja e nas pessoais de cada um. Mãe! - Chama-a bem alto. - Ela, a tua Mãe Santa Maria, escuta-te, vê-te em perigo talvez, e oferece-te, com a graça do seu Filho, o consolo do seu regaço, a ternura das suas carícias. E encontrar-te-ás reconfortado para a nova luta [22]

Que este clamor de oração suba ao Céu com muita força, de toda a terra, ao renovar a Consagração do Opus Dei ao dulcíssimo e imaculado Coração de Maria, no próximo dia 15. Unidos fortemente na oração, peçamos à bondade divina todos as graças de que o mundo, a Igreja e cada um de nós precisam.

[19]. Cfr. Heb 7, 25.
[20]. Cfr. Ef 5, 27.
[21]. Cfr. Concílio Vaticano II, Const. dogm. Lumen géntium, n. 65.
[22]. S. Josemaria, Caminho, n. 516.

(D. Javier Echevarría na carta do mês de agosto de 2013)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Basílica de Santa Maria Maior em Roma

Roma volta a evocar o milagre com o qual, a 5 de Agosto de 358, se acredita que Nossa Senhora indicou ao Papa de então, Libério, o local onde deveria ser construída uma basílica em sua memória.

Tudo nasce de uma antiga lenda segundo a qual um casal romano, que pedia à Virgem conselhos para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Maria desejava que lhe fosse erigido um templo precisamente num lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve, o que se teria verificado na noite de 4 para 5 de Agosto. Até hoje, Santa Maria Maior é invocada também como Nossa Senhora das Neves.

Espetáculo de luzes que se realiza anualmente desde 1983
Santa Maria Maior foi a primeira igreja dedicada à Virgem Maria no Ocidente e uma das mais belas e adornadas de Roma. Abriga, entre outras coisas, um relicário com um pedaço da manjedoura do menino Jesus.

O culto está muito espalhado em Portugal, havendo capelas ou igrejas paroquiais dedicadas a Nossa Senhora das Neves.

(Fonte: site Agências Ecclesia)