Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 21 de março de 2018

A Comunhão (audiência)

Locutor Celebramos a Santa Missa para nos alimentarmos de Cristo, que Se oferece a nós na Palavra e no Sacramento Eucarístico. Na Última Ceia, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulos. Este último gesto continua hoje através da distribuição ao povo de Deus do Pão da vida e do cálice da salvação pelos ministros ordinários e extraordinários da Eucaristia. «Felizes os convidados para a Ceia do Senhor!»: exclama o celebrante voltado para os fiéis, convidando-os a participar no banquete eucarístico. É um convite que nos alegra e ao mesmo tempo preocupa, levando-nos a um exame de consciência iluminado pela fé: de facto, por um lado, vemos a distância que nos separa da santidade de Cristo, mas, por outro, acreditamos que o seu Sangue foi «derramado para a remissão dos pecados». Santo Ambrósio, pensando precisamente no valor salvífico do Sangue de Jesus, dizia: «Eu, que peco sempre, devo ter sempre ao meu alcance o remédio». Com esta fé, também nós nos voltamos para o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e rezamos: «Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo». Serei transformado em Cristo… Nas suas Confissões, Santo Agostinho coloca na boca de Jesus estas palavras, a ele dirigidas: «Sou o pão dos fortes; cresce e comer-Me-ás. Não Me transformarás em ti, como ao alimento da tua carne, mas mudar-Te-ás em Mim». Alimentar-se da Eucaristia significa deixar-se transformar numa Eucaristia viva. Enquanto nos une a Cristo, arrancando-nos dos nossos egoísmos, a Comunhão abre-nos e une-nos a todos aqueles que formam um só com Ele. Tal é o prodígio da Comunhão: torno-me naquilo que recebo, torno-me Corpo de Cristo.


Santo Padre
Cari amici di lingua portoghese, che oggi prendete parte a quest’Incontro, grazie per la vostra presenza e soprattutto per le vostre preghiere! Saluto tutti voi, in particolare gli alunni, i professori e i familiari dei Collegi Pedro Arrupe e Senhora da Boa Nova,augurandovi che il pellegrinaggio alla tomba dei Santi Apostoli Pietro e Paolo rafforzi, nei vostri cuori, il sentire e il vivere nella Chiesa, sotto il tenero sguardo della Vergine Madre. Su di voi e sulle vostre famiglie, scenda la Benedizione del Signore.


Locutor Queridos amigos de língua portuguesa, que hoje tomais parte neste Encontro, obrigado pela vossa presença e sobretudo pelas vossas orações! A todos vos saúdo, especialmente aos alunos, professores e familiares dos Colégios Pedro Arrupe e Senhora da Boa Nova, desejando-vos que a peregrinação ao túmulo dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo fortaleça, nos vossos corações, o sentir e o viver em Igreja, sob o terno olhar da Virgem Mãe. Sobre vós e vossas famílias, desça a Bênção do Senhor!

O Evangelho do dia 21 de março de 2018

Jesus disse então aos judeus que creram n'Ele: «Se vós permanecerdes na Minha palavra sereis verdadeiramente Meus discípulos,  conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres». Eles responderam-Lhe: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes Tu: Sereis livres?». Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. Ora o escravo não fica para sempre na casa, mas o filho é que fica nela para sempre. Por isso, se o Filho vos livrar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão, mas procurais matar-Me porque a Minha palavra não penetra em vós. Eu digo o que vi em Meu Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai». Eles replicaram: «O nosso pai é Abraão». Jesus disse-lhes: «Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-Me, a Mim, que vos disse a verdade que ouvi de Deus. Abraão nunca fez isto. Vós fazeis as obras do vosso pai». Eles disseram-Lhe: «Nós não somos filhos da prostituição, temos um pai que é Deus». Jesus disse-lhes: «Se Deus fosse vosso pai, certamente Me amaríeis porque Eu saí e vim de Deus. Não vim de Mim mesmo, mas foi Ele que Me enviou. 

Jo 8, 31-42