N. Sra. de Fátima

N. Sra. de Fátima
Fátima 2017 centenário das aparições de Nossa Senhora, façamos como Ela nos pediu e rezemos o Rosário diariamente. Ave Maria cheia de graça… ©Ecclesia

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Ícone oriental de Nossa Senhora de Fátima entronizado na Capelinha em 2010

Na peregrinação do mês de julho de 2010, um ícone oriental de Nossa Senhora de Fátima foi entronizado na Capelinha das Aparições, onde passará a ser exposto para veneração dos fiéis todos os dias 13 de julho.

Este ícone, oferecido ao Santuário de Fátima, foi pintado na Rússia, segundo as técnicas tradicionais. Tem o Rosário na mão direita de Maria e, na mão esquerda, encontra-se escrita a palavra "Coração" , rodeada de espinhos. Além da tradicional inscrição "Maternidade Divina de Maria", tem ainda as seguintes palavras: "Ícone da Santíssima Virgem de Fátima. Em Ti, a Unidade".

Nota 'Spe Deus': o iconógrafo é Ortodoxo Russo de nome Ivan Lvovich tendo elaborado esta imagem para a Igreja Católica de São João Batista de Tsarkoe Seló em São Petersburgo na Rússia consagrada em 2003 ao Sagrado Coração de Maria. A Virgem Maria segura nas mãos além de um Rosário, uma Medalha, rodeada por uma coroa de espinhos, na qual se encontra inscrita a palavra Coração e que simboliza o Sagrado Coração de Maria, esta opção deve-se ao facto de na iconografia e sensibilidade Ortodoxa a representação do Coração ser considerada demasiado carnal e como subjacente a toda a iniciativa está um espírito ecuménico e o desejo de construção de uma pequena Capela em madeira que por sua vez fosse o início de um Santuário à Virgem de Fátima na Rússia respeitou-se a sensibilidade dos nossos irmãos Ortodoxos.

Sem comentários: