Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 13 de maio de 2017

Impressões de Fátima

Neste santuário, cruza-se gente de todo o mundo e de todas as condições. Grupos de feições asiáticas, africanos de várias raças, europeus do norte e do sul, representações de todo o continente americano. E também conhecidos e amigos que não se vêem há muito tempo. Vêm-me cumprimentar alunos do Instituto Superior Técnico, acenam-me colegas de outras universidades.

Na zona dedicada aos jornalistas, onde reina uma azáfama indescritível, reencontro grandes vaticanistas, que viajaram no avião do Papa e têm tantas histórias para contar. A Aura Miguel comenta a expressão com que Francisco se referiu a si mesmo, o «homem vestido de branco», a expressão que os Pastorinhos usaram ao narrar o terceiro Segredo de Fátima: na roda de imprensa, no voo de regresso, vou perguntar ao Papa o que quis dizer!

Na confusão, fazem-se amizades. O «cameraman» italiano que filma a jornalista brasileira da TV Globo; o repórter de uma cadeia norte-americana; o fotógrafo de um jornal português; a equipa da rádio COPE espanhola (roubei-lhes por um momento o lugar na sala de imprensa, mas acabámos amigos e a colaborar)...

Os jornalistas dormiram esta noite como foi possível, alguns, de forma bem precária, estendidos no chão da sala de imprensa, ou dormitando dentro do automóvel. Os peregrinos também se acomodaram, alguns ao relento no chão da esplanada. Nesta madrugada, vêm-se rios de caminhantes pelas estradas, em direcção ao Santuário. Às 10h00, o Papa celebrará a Missa e canonizará a Jacinta e o Francisco.
José Maria C.S. André
13-V-2017

Sem comentários: