N. Sra. de Fátima

N. Sra. de Fátima
Fátima 2017 centenário das aparições de Nossa Senhora, façamos como Ela nos pediu e rezemos o Rosário diariamente. Ave Maria cheia de graça… ©Ecclesia

quinta-feira, 27 de abril de 2017

A Nossa Senhora de Montserrat

Montserrat é um mosteiro beneditino  com quase mil anos de história, ao redor do qual foi construído um santuário mariano. A vida em Montserrat é marcada pela presença espiritual de Maria, pela adesão ao Evangelho segundo a regra de São Bento e pelo acolhimento dos peregrinos. Este centro espiritual mariano está situado na Catalunha, em Espanha.

Como diz o próprio nome (Monte serrado), o santuário encontra-se no alto de um monte entre as montanhas sobre as quais surgem a basílica e o mosteiro beneditino. Montserrat é conhecido pela espiritualidade, pela natureza, pela cultura e pelo acolhimento.

Nossa Senhora de Montserrat é a padroeira da Catalunha e é conhecida como “La Moreneta”, por sua cor escura. Segundo a lenda, a imagem foi encontrada por alguns pastores atraídos por uma luz que provinha da gruta onde estava escondida.

A basílica, em estilo neogótico e renascentista, foi consagrada em 1592, 100 anos depois do descobrimento da América. A figura da Virgem, que remonta ao final do século XII, está sentada em um trono de prata. Passando, os peregrinos tocam e beijam a mão direita de Maria, que segura uma esfera, símbolo de realeza, enquanto com a outra mão oferece seu filho Jesus.

Na capela do “Camarín de la Virgen”, alguns ornamentos foram desenhados pelo jovem Antonio Gaudì.

A estrutura de Montserrat desempenha um significativo papel cultural, caracterizado pela música e pelo canto da Escolanía e das monjas nas celebrações litúrgicas, pelos museus de pintura e escultura, pela publicação de livros, pelo estudo da Filosofia, da Teologia, da História e das Ciências Humanas e do artesanato.

Além de 70 religiosas, em Montserrat vivem também os Escolans, o coro infantil mais antigo da Europa. Diariamente, é possível ouvir o Salve Rainha, o Virolai - o hino a Nossa Senhora de Montserrat - e um coral polifónico depois das Vésperas. O coro de vozes brancas é formado por rapazes entre os 9 e os 14 anos. O santuário, que acolheu diversos santos e Papas no arco de sua história, recebe anualmente cerca de dois milhões de visitantes.

ORAÇÃO:

Senhor, que concede todos os bens
Tu que tornas célebre esta montanha escolhida para um culto especial da gloriosa Mãe de teu Filho:

Faz com que sejamos potentemente ajudados através do socorro de Maria Imaculada sempre Virgem, de modo que possamos chegar certamente à montanha, que é o Cristo.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Sem comentários: