N. Sra. de Fátima

N. Sra. de Fátima
Fátima 2017 centenário das aparições de Nossa Senhora, façamos como Ela nos pediu e rezemos o Rosário diariamente. Ave Maria cheia de graça… ©Ecclesia

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Papa Francisco nomeia Mons. Fernando Ocáriz prelado do Opus Dei

No final da tarde de hoje, o Papa Francisco nomeou Mons. Fernando Ocáriz prelado do Opus Dei. O Santo Padre confirmou, no mesmo dia, a eleição realizada pelo terceiro congresso eletivo da Prelatura.
Com esta nomeação, Mons. Fernando Ocáriz, que até agora era o vigário auxiliar do Opus Dei, torna-se o terceiro sucessor de S. Josemaria à frente da prelatura, depois do falecimento de D. Javier Echevarria, a 12 de dezembro do ano passado.
Mons. Fernando Ocáriz nasceu em Paris a 27 de Outubro de 1944, filho de uma família espanhola exilada em França pela Guerra Civil (1936-1939). É o mais novo de oito irmãos.
O SANTO PADRE CONFIRMOU A ESCOLHA FEITA PELO TERCEIRO CONGRESSO ELETIVO DA PRELATURA NO PRÓPRIO DIA.
É licenciado em Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona (1966) e em teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense (1969). Obteve o doutoramento em Teologia em 1971 pela Universidade de Navarra. Nesse mesmo ano foi ordenado sacerdote. Nos seus primeiros anos como presbítero dedicou-se especialmente à pastoral juvenil e universitária.
É consultor da Congregação para a Doutrina da Fé (desde 1986) e de outros dois organismos da cúria romana: Congregação para o Clero (desde 2003) e o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2011). Em 1989 ingressou na Academia Pontifícia de Teologia. Na década de oitenta foi um dos professores que iniciou a Universidade Pontifícia da Santa Cruz(Roma), onde era professor (agora emérito) de Teologia Fundamental.

Entre as suas publicações teológicas, destacam-se livros sobre cristologia, como The mystery of Jesus Christ: a Christology and Soteriology textbook; Hijos de Dios en Cristo. Introducción a una teología de la participación sobrenatural. Outros volumes tratam de temos de índole teológica e filosófica, como Amar com obras: a Deus e aos Homens; Natureza, Graça e Glória, com prefácio do Cardeal RatzingerEm 2013 publicou-se um livre entrevista de Rafael Serrano sob o título Sobre Deus, a Igreja e o mundo. Entre as suas obras há dois estudos de filosofia: Marxismo: teoria e prática de uma revolução; Voltaire: tratado sobre a tolerância. É ainda autor co-autor de numerosas monografias e autor de vários artigos teológicos e filosóficos.
Desde 1994 é vigário geral do Opus Dei e em 2014 foi nomeado vigário auxiliar da prelatura. Durante os últimos 22 anos acompanhou o anterior Prelado, D. Javier Echevarria, nas suas visitas pastorais a mais de 70 países. Nos anos 60, sendo estudante de teologia, conviveu em Roma com S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Desde jovem é aficionado do ténis, desporto que continua a praticar.
Nos próximo dias, o novo prelado proporá aos congressistas os nomes dos seus vigários, assim como os dos demais membros dos conselhos que o assistirão durante os próximos 8 anos.
(Fonte: site do Opus Dei AQUI)

Sem comentários: