Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 28 de março de 2016

A Caminho de Cracóvia

«Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5, 7). Este é o lema que o Papa Francisco escolheu para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia no próximo mês de Julho. E, baseando-se nesta frase evangélica, escreveu uma mensagem muito actual e inspirativa para os jovens dos cinco continentes.

Vale a pena ler a mensagem com calma e meditá-la com profundidade, porque é uma magnífica “luz” para entender muitas das angústias e perplexidades dos nossos dias.

Com a escolha deste lema, a JMJ entronca perfeitamente no Ano Jubilar da Misericórdia que a Igreja Universal está a viver. Torna-se, como nos diz o Papa, um verdadeiro jubileu para os jovens dos mais diferentes países e culturas unidos pela mesma fé.

Olhando para as anteriores JMJ’s, não cabe a menor dúvida de que este megaevento ― quer apareça nos meios de comunicação, quer não ― será um momento alto deste Ano 2016.

Mas, afinal, o que é um Ano Jubilar?

Parafraseando o próprio Papa, é um tempo extraordinário de graça. É uma ocasião para despertar no coração a capacidade de não se esquecer do que é essencial na vida. E se há algo que o homem moderno parece ter esquecido é que sem misericórdia não vai a lado nenhum. Não consegue manter nenhum relacionamento. Não alcança fazer desaparecer o mal que angustia e entristece.

A misericórdia é o motivo principal da acção salvadora de Deus. Nenhum de nós se salva sem a acolher e sem a viver com o próximo. Tocados por essa compaixão, podemos e devemos chegar a ser misericordiosos com todos, especialmente com os mais necessitados: os pobres, os doentes e todos aqueles que sofrem.

Para amar a Humanidade em geral basta a retórica. Para amar de verdade o próximo é necessário acolher a misericórdia de Deus na nossa vida.

Pe. Rodrigo Lynce de Faria

O Evangelho do dia 28 de março de 2016

Saíram logo do sepulcro com medo e grande alegria e correram para dar a notícia aos discípulos. E eis que Jesus lhes saiu ao encontro e lhes disse: «Deus vos salve». Elas aproximaram-se, abraçaram os Seus pés e prostraram-se diante d'Ele. Então disse-lhes Jesus: «Não temais; ide dizer aos Meus irmãos que vão para a Galileia; lá Me verão». Enquanto elas iam a caminho, alguns dos guardas foram à cidade e noticiaram aos príncipes dos sacerdotes tudo o que tinha sucedido. Tendo-se eles reunido com os anciãos, depois de tomarem conselho, deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: «Dizei: “Os Seus discípulos vieram de noite e, enquanto nós estávamos a dormir, roubaram-n'O”. Se chegar isto aos ouvidos do governador, nós o convenceremos e estareis seguros». Eles, recebido o dinheiro, fizeram como lhes tinha sido indicado. E esta notícia divulgou-se entre os Judeus e dura até ao dia de hoje.

Mt 28, 8-15