Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 15 de março de 2016

Fascínio tecnológico


A nossa era tem um amor apaixonado pela tecnologia. Andamos mesmo cativados com aquilo que as nossas máquinas conseguem fazer. A cada passo vemos alguém embevecido mostrando feitos do seu telefone ou computador, como se tivesse mérito nisso. São indiscutíveis os avanços e benefícios da informática e comunicação nos últimos tempos, mas a atitude de benevolência babada que daí resulta pode ter efeitos negativos, colocando os instrumentos acima das finalidades.

Dada a alucinante evolução, aquilo que hoje nos maravilha será muito em breve irremediavelmente obsoleto e ridículo. É muito difícil compreender a admiração dos nossos pais pelas calculadoras a cartões ou cassetes ronceiras. Por isso deveríamos relativizar a última moda tecnológica, que para mais só vigorará meses até à próxima. Afinal os nossos aparelhos, tão novos, são ainda realmente primitivos.

O facto é tão evidente que as próprias empresas manifestam despudoradamente a sua má qualidade. Agora, ao ligar um computador, é habitual ser importunado com a solicitação de actualizações de programas. Em qualquer outro electrodoméstico um incómodo destes seria intolerável, praguejando-se contra o fabricante defeituoso. Mas na informática esta evidente admissão de falha é considerada sinal de progresso e suportada com bonomia. Como diz o povo, "mais vale cair em graça que ser engraçado".

Pior, isso em geral implica a espera de longos minutos até descarregar o programa (download no jargão), seguido de instalação e encerramento da máquina para "reinicializar". Em certos casos, numa arrogância inacreditável, o próprio computador parece tomar a decisão de se autodesligar e religar, como se ele, e não o utilizador, fosse a finalidade última. A operação do dono que espere, enquanto o mestre mecânico faz a toilette.

A coisa é ainda mais insólita porquanto, em geral, acaba por não se conseguir detectar quais foram, afinal, os benefícios das recorrentes e impostas actualizações. Para a esmagadora maioria dos utilizadores, que apenas pretende escrever, calcular ou comunicar, esses caprichos técnicos só complicam e atrasam. Assim, o computador hoje é mais avançado e poderoso que nunca, mas realmente mais lento.

O fascínio pela tecnologia manifesta-se em múltiplas outras áreas. Recentemente os transportes públicos lisboetas acrescentaram um dispositivo às suas estações, indicando o tempo até ao próximo veículo. Nos autocarros da Carris, se a informação for correta, é relevante pois, existindo várias carreiras em cada paragem, permite decisões fundamentadas. Nos comboios do Metropolitano, porém, como não há escolha, saber o tempo de espera é mero conforto ocioso. A não ser que a informação fosse apresentada nas portas de superfície da estação, o que permitiria acelerar ou acalmar o passo. É espantoso como o deslumbramento tecnológico traz a empresa orgulhosa da proeza, sem notar que colocou o visor no único local onde é irrelevante, o cais.

Um dos sinais mais divertidos deste enlevo pela tecnologia é ver os velhos meios de comunicação social -jornais, rádio e televisão - falar das redes sociais. Hoje essas entidades virtuais ganharam estatuto de oráculo infalível. A ideia é ridícula porque, se esses instrumentos fossem aquilo que se alega, não seria possível nem necessário informar do que pensam. Não seria possível porque, reflectindo realmente as ideias de milhões, ninguém resumiria tal complexidade em poucas linhas. Não seria necessário pois, alegadamente universais, tornariam a imprensa redundante.

Esta invocação das redes sociais é apenas a renovação do velho mito da "opinião pública", que há séculos jornalistas e comentadores usam para mascarar os seus próprios palpites. Só que hoje a mística tecnológica acrescenta-lhe uma certeza infalível. O que as redes sociais dizem (depreendido pelo repórter de um punhado de consultas) é indiscutível e soberano.

A paixão é sempre ridícula. Por isso o futuro rirá com surpresa do nosso encantamento ingénuo pela nossa tecnologia ainda tão rudimentar.

João César das Neves in DN online AQUI

O Evangelho do dia 15 de março de 2016

Jesus disse-lhes mais: «Eu retiro-Me: vós Me buscareis, e morrereis no vosso pecado. Para onde Eu vou, vós não podeis ir». Diziam, pois, os judeus: «Será que Ele Se mate a Si mesmo, pois diz: Para onde Eu vou, vós não podeis ir?». Ele disse-lhes: «Vós sois cá de baixo, Eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, Eu não sou deste mundo. Por isso Eu vos disse que morreríeis nos vossos pecados; sim, se não crerdes que “Eu sou”, morrereis nos vossos pecados». Disseram-Lhe então eles: «Quem és Tu?». Jesus respondeu-lhes: «É exactamente isso que Eu vos estou a dizer. Muitas coisas tenho a dizer e a julgar a vosso respeito, mas O que Me enviou é verdadeiro e o que ouvi d'Ele é o que digo ao mundo». Eles não compreenderam que Jesus lhes falava do Pai. Jesus disse-lhes mais: «Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis que “Eu sou” e que nada faço por Mim mesmo, mas que, como o Pai Me ensinou, assim falo. O que Me enviou está comigo, não Me deixou só, porque Eu faço sempre aquilo que é do Seu agrado». Dizendo estas coisas, muitos acreditaram n'Ele.

Jo 8, 21-30