Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Breve oração do Santo Padre pelas vítimas dos recentes atentados terroristas

“Agora desejo rezar convosco pelas vítimas dos desumanos actos terroristas ocorridos nos últimos dias na Austrália, no Paquistão e no Iémen. Que o Senhor acolha na Sua paz os defuntos, conforte os familiares e converta os corações dos terroristas que não se detêm nem mesmo quando se trata de crianças”

Tradução a partir do italiano do blogue

Papa Francisco na Audiência geral (resumo em português)

Locutor: A celebração do Natal, que se aproxima, enche de luz o dom e o mistério da família. Na verdade, a encarnação do Filho de Deus marca um novo início na história universal do homem e da mulher. E este novo início teve lugar no seio duma família, em Nazaré. Deus escolheu nascer numa família humana, que Ele mesmo formou numa localidade insignificante, e até pouco considerada, da periferia do Império Romano. Foi precisamente de lá que começou a história mais santa e abençoada: a história de Jesus entre os homens. E cada família cristã – como fizeram Maria e José – pode acolher Jesus, ouvi-Lo, falar com Ele, guardá-Lo, protegê-Lo, conversar com Ele; e, deste modo, melhorar o mundo. Demos espaço ao Senhor no nosso coração e no nosso dia-a-dia! Assim fizeram Maria e José. E não foi fácil… Quantas dificuldades tiveram de superar! A família de Nazaré é uma família real, uma família normal; contemplando-a, descobrimos a vocação e a missão da família, de cada família. Como aconteceu naqueles trinta anos de vida oculta de Jesus em Nazaré, assim pode suceder connosco: fazer com que se torne normal o amor e não o ódio, fazer com que se torne comum a ajuda recíproca e não a indiferença nem a inimizade. Não é por acaso que a palavra “Nazaré” significa «Aquela que guarda»; e o mesmo se diz de Maria: «Ela guardava todas estas coisas no seu coração». Desde então, todas as vezes que há uma família que guarda no coração este mistério da vocação e missão da família, ainda que seja na periferia do mundo, está a realizar-se o mistério do Filho de Deus. E Ele vem para salvar o mundo.

Santo Padre:
Carissimi pellegrini di lingua portoghese, benvenuti! Di cuore vi saluto tutti e affido al buon Dio la vostra vita e quella dei vostri familiari. Grazie mille dei vostri auguri per il mio compleanno e per le prossime festività natalizie, che ricambio augurandovi un Santo Natale e un buon Anno Nuovo pieno delle benedizioni del Bambino Divino.

Locutor: Queridos peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! De coração vos saúdo a todos, confiando ao bom Deus a vossa vida e a dos vossos familiares. Muito obrigado pelos votos formulados pelo meu aniversário e para as próximas Festas Natalícias, que retribuo desejando-vos um Santo Natal e um Ano Novo repleto das bênçãos do Deus Menino.

Bilhete a Jorge Mario Bergoglio

Querido Papa Francisco,

Hoje como aliás faço todos os dias peço ao Senhor por ti, pela tua saúde e segurança, e sobretudo pelo teu Pontificado.

Já são setenta oito primaveras como usamos dizer por cá e às vezes vejo-te com um ar de muito cansado e fico preocupado, peço-te com todo o carinho que te poupes, salvo se achares que o Senhor te lo pede e então sei que serias incapaz de Lhe negar fosse o que fosse.

Resguarda-te das más línguas que desvirtuam as tuas palavras para te denegrir, eu próprio já fui vítima disso e quando leio ou ouço com atenção as tuas palavras vejo que fui precipitado no meu juízo. Pede a Deus que te proteja dos ‘yes man’ que te bajulam e na primeira oportunidade te espetarão uma faca nas costas, eu por mim peço-te desculpa pelas vezes que te interpretei mal.

Com humildade peço-te a bênção e abraço-te fraternalmente pedindo a Deus que te cubra de todas as graças,

João Paulo Reis

Da mesma natureza que nós

Santo Hipólito de Roma (?-c. 235), presbítero, mártir 
Refutação de todas as heresias, 10, 33-34; GCS 26, 289-293


Aprendemos que este Verbo, a Palavra de Deus, Se fez carne de uma virgem e que assumiu o homem velho, renovando a sua natureza. Sabemos que a humanidade do Verbo é feita da mesma natureza que nós. Porque se não fosse assim, em vão Ele nos teria mandado imitá-Lo como nosso mestre. Se este homem tivesse outra natureza, como poderia mandar-me fazer como Ele, a mim que sou fraco por natureza? E então, onde estava a sua bondade, a sua justiça?

Para deixar bem claro que não é diferente de nós, Ele quis suportar a fadiga e conhecer a fome; não Se recusou a ter sede, encontrou o seu repouso no sono, não recusou o sofrimento, sujeitou-Se à morte e tornou manifesta a sua ressurreição. Em tudo isto, ofereceu como primícias a sua própria humanidade, para que tu, quando sofres, não percas a coragem, mas, reconhecendo que és homem, esperes, tu também, receber o que o Pai deu a este homem.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 17 de dezembro de 2014

Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacob, Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara, Farés gerou Esron, Esron gerou Aram. Aram gerou Aminadab, Aminadab gerou Naasson, Naasson gerou Salmon. Salmon gerou Booz de Raab, Booz gerou Obed de Rut, Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei David. David gerou Salomão daquela que foi mulher de Urias. Salomão gerou Roboão, Roboão gerou Abias, Abias gerou Asa. Asa gerou Josafat, Josafat gerou Jorão, Jorão gerou Ozias. Ozias gerou Joatão, Joatão gerou Acaz, Acaz gerou Ezequias. Ezequias gerou Manassés, Manassés gerou Amon, Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, na época da deportação para Babilónia. E, depois da deportação para Babilónia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobabel. Zorobabel gerou Abiud, Abiud gerou Eliacim, Eliacim gerou Azor. Azor gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquim, Aquim gerou Eliud. Eliud gerou Eleazar, Eleazar gerou Matan, Matan gerou Jacob, e Jacob gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, são catorze todas as gerações desde Abraão até David; e catorze gerações desde David até à deportação para Babilónia, e também catorze as gerações desde a deportação para Babilónia até Cristo. 

Mt 1, 1-17