Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Bento XVI celebrou Missa no encerramento do "Schülerkreis". "Grande vigor espiritual", diz Pe. Horn

Concluiu-se no último domingo, em Castel Gandolfo, o 10° “Ratzinger Schülerkreis”, o encontro que reúne os ex-alunos de Bento XVI. O Papa Emérito celebrou a Missa de encerramento do encontro, no Campo Teutônico, no Vaticano. O Diretor do Schülerkreis, Pe. Stephan Horn, foi entrevistado pela Rádio Vaticano:

Pe. Horn: “Antes de tudo, gostaria de falar sobre uma coisa que ainda nos angustia, que é o fato de o Santo Padre não ter podido estar presente nas discussões teológicas. Portanto, nos faltou algo. Também o Cardeal Schönborn não pode participar e justamente por isto foi muito importante a presença do Cardeal Koch, o novo guia espiritual e teológico do Schülerkreis. Tivemos um bravíssimo relator, o Prof. Karl-Heinz Menke, que falou da teologia da Cruz. De um lado, a Cruz como auto-revelação de Deus e por outro, o evento da Cruz como centro da história do mundo, como importância para todos os homens”.

RV: Domingo houve o solene momento do encontro com a celebração da Missa no Campo Santo Teutônico, presidida pelo Papa Emérito Bento XV...”

Pe. Horn: “Foi belíssimo! A expectativa e depois a alegria do Papa Bento, a Missa – uma bela Missa, solene – com a homilia do Papa, como faz sempre, sobre o Evangelho do dia... A sua pregação foi muito vivaz: e a prova foi o encontro sucessivo, onde pareceu-nos mais revigorado do que há um ano... naturalmente, passou um outro ano, mas a vivacidade espiritual e a alegria que nos demonstrou foram extraordinárias!”.

RV: Qual será o tema do encontro do próximo ano?

Pe. Horn: “Talvez eu possa indicar dois, mas ainda não decidimos nada. Um dos temas é “Como falar hoje de Deus?”. O outro diz respeito à questão do gender. Será nosso compromisso enfrentar este tema, que também suscita tantas emoções, na maneira mais objetiva e lúcida possível, sem nos deixar arrastar pela emoção, mas sobretudo a nível muito alto, para que os temas possam ser expostos e avaliados no modo mais claro possível”. (JE)

do site da Rádio Vaticano

Santa Missa presidida por Bento XVI no encerramento do Schuelerkreis 2014


Verdadeiro arrependimento

«Entrar na Igreja e honrar as imagens sagradas e as veneradas cruzes, não basta por si só para agradar a Deus, como tão-pouco lavar as mãos é suficiente para estar completamente limpo. O que verdadeiramente é grato a Deus, é que o homem fuja do pecado e limpe as suas manchas pela confissão e pela penitência. Que quebre as cadeias das suas culpas com humildade do coração.»

(Santo Atanásio Sinaita - Sermo de Sancta Synaxis)

Cristo chama-nos à conversão

São Rafael Arnaiz Barón (1911-1938), monge trapista espanhol 
Escritos espirituais, 25/01/1937


Não possuímos as virtudes, não por ser difícil, mas porque não queremos. Não temos paciência porque não queremos. Não temos temperança porque não queremos. Não temos castidade pela mesma razão. Se quiséssemos, seríamos santos, e é muito mais difícil ser engenheiro do que ser santo. Se tivéssemos fé! […]

Vida interior, vida espiritual, vida de oração: meu Deus, que difícil que isso deve ser! De modo nenhum. Afasta do teu coração o que o perturba, e encontrarás Deus. Com isso, o trabalho está feito. Muitas vezes buscamos o que não existe e, pelo contrário, passamos ao lado de um tesouro que não vemos. É a mesma coisa com Deus, a quem procuramos […] num emaranhado de coisas, que quanto mais complicado, melhor nos parece. No entanto, levamos Deus dentro de nós, e não O procuramos aí! Recolhe-te dentro de ti mesmo; olha para o teu nada; olha para o nada do mundo; põe-te ao pé de uma cruz e, se fores simples, verás Deus. […]

Se Deus não está na nossa alma, é porque não queremos. Temos uma tal acumulação de cuidados, de distracções, de tendências, de desejos, de vaidades, de presunções, temos tantas pessoas dentro nós, que Deus Se afasta. Assim que o quisermos, Deus enche-nos a alma de tal modo, que é preciso sermos cegos para não O vermos. Uma alma quer viver de acordo com Deus? Afaste tudo o que não é Ele, e está feito. É relativamente fácil. Se o quiséssemos, se o pedíssemos a Deus com simplicidade, faríamos um grande progresso na vida espiritual. Se quiséssemos, seríamos santos, mas somos tão tolos que não queremos; preferimos perder tempo em vaidades estúpidas.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 26 de agosto de 2014

«Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã e do endro e do cominho, e descuidais as coisas mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade! São estas coisas que era preciso praticar, sem omitir as outras. Condutores cegos, que filtrais um mosquito e engolis um camelo! «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, que limpais o que está por fora do copo e do prato, e por dentro estais cheios de rapina e de imundície! Fariseu cego, purifica primeiro o que está dentro do copo e do prato, para que também o que está fora fique limpo.

Mt 23, 23-26