Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

28 Junho – 10h00 – São Paulo - Brasil – Missa em honra de São Josemaría Escrivá presidida por Sua Eminência D. Odilo Pedro Scherer


"Ninguém vence sozinho, nem no campo nem na vida"


A corrupção é justamente o pecado ‘acessível’

Lemos tantas vezes nos jornais sobre o político que enriquece magicamente. Foi processado, levado ao tribunal o empresário que ficou rico como uma magia, ou seja, explorando seus operários. Fala-se também do bispo que enriqueceu e deixou a sua função pastoral para cuidar de seu poder. Assim, os corruptos políticos, de negócios e os corruptos eclesiais. Eles estão em todos os lugares, e temos que dizer a verdade: a corrupção é justamente o pecado ‘acessível’, de alguém que tem autoridade sobre os outros... económica, política ou eclesiástica. Todos somos tentados pela corrupção, porque quando alguém tem autoridade e se sente poderoso, se sente quase como um Deus.

Papa Francisco - Excerto homilia 16.06.2014 na Casa de Santa Marta

«Eu, porém, digo-vos: não oponhais resistência ao mau»

Doroteu de Gaza (c. 500-?), monge na Palestina 
Instruções, n°1, 6-8; SC 92


A Lei dizia: «Olho por olho, dente por dente» (Ex 21,24). Mas o Senhor exorta, não somente a receber com paciência o golpe daquele que nos bate numa face, mas também a apresentar-lhe humildemente a outra. Porque o objectivo da Lei era ensinar-nos a não fazermos aquilo que não gostamos que nos façam; ela impedia-nos de fazer mal pelo medo de que no-lo fizessem também. Mas o que agora nos é pedido é que rejeitemos o ódio, o amor ao prazer, o amor à glória e outras tendências nocivas. […]

Cristo ensina-nos, pelos santos mandamentos, a purificarmo-nos das nossas paixões para que elas não nos façam recair nos mesmos pecados. Ele mostra-nos a causa que conduz ao desprezo e à transgressão dos preceitos de Deus, fornecendo-nos o remédio para podermos obedecer e ser salvos.

Qual é então esse remédio e qual é a causa desse desprezo? Escutai o que o próprio Senhor diz: «Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração e achareis alívio para as vossas almas» (Mt 11,29). Eis que de um modo breve, com uma só palavra, Ele nos mostra a raiz e a causa de todos os males, e o seu remédio, fonte de todos os bens. Mostra-nos que é a elevação do coração que nos faz cair, e que é só é possível obter misericórdia pela disposição contrária, que é a humildade. Com efeito, a elevação engendra o desprezo e a desobediência que leva à morte, enquanto a humildade engendra a obediência e a salvação das almas. Refiro-me à verdadeira humildade, e não a um rebaixamento só de palavras e atitudes; a uma disposição verdadeiramente humilde, no íntimo do coração e do espírito. É por isso que o Senhor diz: «Sou manso e humilde de coração». Que aquele que quer encontrar o verdadeiro alívio para a sua alma aprenda a humildade.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 16 de junho de 2014

«Ouvistes que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. Eu, porém, digo-vos que não resistais ao homem mau; mas, se alguém te ferir na tua face direita, apresenta-lhe também a outra; e ao que quer chamar-te a juízo para te tirar a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém te forçar a dar mil passos, vai com ele mais dois mil. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem deseja que lhe emprestes.

Mt 5, 38-42