Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Amar a Cristo...

Jesus Cristo, Filho de Deus, aumenta-nos a nossa fé, ajuda-nos a abrir-Te muito mais ainda o nosso coração e a não nos acomodarmos “burguesmente” àquela, que é sempre pouca, que é a que já temos.

A fé em Ti é um ato superior de amor, de humildade e de razoabilidade, pois sem ela, e consequentemente sem Ti, nada seriamos, limitar-nos-íamos a respirar e vegetar neste mundo.

Senhor Jesus, eleva-nos espiritualmente para que possamos ser bons filhos de Deus amando-Te, e fazendo-o, amando também o próximo!

JPR

26 Junho - 19h00 D. Manuel Clemente - Eucaristia no dia de S. Josemaria - Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Lisboa


Mensagem do Papa Francisco para o Campeonato do Mundo (o Santo Padre fala em português)

Aniversários

No dia 14, se Deus quiser, vou fazer mais um ano: rezai por mim, para que saiba seguir fielmente o exemplo destes santos pastores do Opus Dei, S. Josemaria e D. Álvaro. Continuai a rezar muito e diariamente pelo Papa e pelos frutos da sua recente viagem pastoral à Terra Santa, para que o Senhor escute as suas preces pela paz e união dos cristãos. E tende muito presente a expansão apostólica da Obra. Estive há pouco tempo em Singapura, Taiwan e Coreia, animando as vossas irmãs e os vossos irmãos na maravilhosa tarefa de levar a doutrina de Cristo, impregnada do espírito da Obra, ao grande continente asiático: todo o trabalho que fazem nos convida a acompanhá-los quotidianamente com uma Comunhão dos santos intensamente vivida. Quantos milhões de pessoas esperam naquelas terras o anúncio evangélico!

Não me detenho no aniversário de 26 de junho, mas penso que tenho obrigação de acrescentar: se queremos servir Deus, estejamos muito unidos a S. Josemaria. Que o amemos mais, e que não passe um dia sem lhe contar – como ele escreveu numa carta – “as nossas pequenas coisas”, pois interessa-se por toda a nossa vida.


(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de junho de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

O fio-de-prumo

Viveu há mais de 800 anos, mas é super-actual! Estou a falar do António mais famoso do mundo, o nosso Santo António, claro está! Morreu no dia 13 de Junho de 1231 com tamanha fama de santidade que, alguns meses depois, foi proclamado santo pelo Papa Gregório IX. Nas vésperas da sua festa, aqui fica um excerto de um dos seus famosos sermões, onde ele – curiosamente – explica porque vale a pena festejar os santos. Diz assim:

“A virtude dos santos é semelhante ao fio-de-prumo usado pelos pedreiros para verificar a perpendicularidade do muro. Toda a alma fiel precisa de se confrontar com o exemplo da sua vida. Assim, todas as vezes que são celebradas as festas dos santos, é como que aplicado o prumo à vida dos pecadores. Celebremos pois as festas dos santos de modo que, das suas vidas, saibamos colher normas para a nossa”.

Esta frase é tão eloquente que me despeço fazendo votos de que este fio-de-prumo chamado Santo António ajude a endireitar as nossa vidas e a vida do nosso país!

Aura Miguel

(Fonte: site RR em 2009)

Nossa Senhora do Sameiro

Em 14 de Junho de 1637, o então Arcebispo de Braga jurou solenemente defender o privilégio da Imaculada Conceição da Virgem Nossa Senhora, mais de duzentos anos antes de a Igreja definir o seu dogma. Na mesma data de 1863, foi benzida e lançada a primeira pedra de um monumento em honra de Maria Imaculada, no alto do monte Sameiro, sobranceiro à cidade. O monumento era um amplo quadrado com uma coluna encimada por uma bela estátua de mármore da padroeira.

Só em Agosto de 1880 foi benzida uma capela, junto ao monumento, que receberia a imagem que ainda hoje lá se venera, esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX.

O actual templo, que alberga a mesma imagem, foi iniciado dez anos depois e elevado por Paulo VI à categoria de Basílica.

Dos finais do século XIX ao primeiro quartel do século XX, o Sameiro aparece como “centro de convergência de orientação e de apoio de todas as forças católicas da Nação contra o indiferentismo, o liberalismo e a perseguição religiosa reinante”. Pólo de grandes peregrinações, só em 1955 entraram no Sameiro mais de um milhão de pessoas. Por outro lado, acarinhado por vários Papas, a partir de Pio IX, o santuário foi visitado em 1982 por Sua Santidade João Paulo II e a ele dedicou o monumento ao Papa Peregrino.

A festa da Senhora do Sameiro foi fixada em 12 de Junho, dia em que S. Pio X coroou oficialmente a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

«Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão»

Bento XVI, papa de 2005 a 2013 
Homilia de 29/05/2005


O Cristo que encontramos no sacramento é o mesmo […] aqui na Europa como na América, em África, na Ásia, na Oceania. É o mesmo e único Cristo que está presente no pão eucarístico em cada lugar da terra. Isso significa que só O podemos encontrar com todos os outros. Só O podemos receber na união. Não foi isso que nos disse o apóstolo Paulo? […] «Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão» (1Cor 10,17). A consequência é clara: não podemos comungar com o Senhor, se não comungarmos entre nós. Se nos queremos apresentar diante dele, temos também de nos dirigir ao encontro uns dos outros. É por isso que é preciso aprender a grande lição do perdão: não deixar que a nossa alma seja corroída pelo ressentimento, mas abrir o nosso coração à ampla escuta do outro, abrir o nosso coração para compreendermos o seu ponto de vista e, eventualmente, para aceitarmos as suas desculpas e o dom generoso das nossas.

A eucaristia — repitamo-lo — é o sacramento da união. Mas infelizmente os cristãos estão divididos, e precisamente no sacramento da união. Sustentados pela eucaristia, devemos sentir-nos cada vez mais incitados a tender com todas as nossas forças para essa união plena que Cristo desejou ardentemente no cenáculo (Cf Jo 17,21ss).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 12 de junho de 2014

Porque Eu vos digo que, se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. «Ouvistes que foi dito aos antigos: “Não matarás”, e quem matar será submetido ao juízo do tribunal. Porém, Eu digo-vos que todo aquele que se irar contra o seu irmão, será submetido ao juízo do tribunal. E quem chamar cretino a seu irmão será condenado pelo sinédrio. E quem lhe chamar louco será condenado ao fogo da Geena. Portanto, se estás para fazer a tua oferta diante do altar, e te lembrares ali que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem fazer a tua oferta. Concilia-te sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele no caminho, para que não suceda que esse adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá antes de ter pago o último centavo.

Mt 5, 20-26