Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Não tenhamos medo da alegria

Existem cristãos que têm medo da alegria da Ressurreição e a vida deles parece um funeral, mas o Senhor ressuscitado está sempre connosco: foi o que afirmou o Papa Francisco durante a Missa presidida na Casa Santa Marta.

O Evangelho proposto pela liturgia do dia narra a aparição de Cristo ressuscitado aos discípulos. Na saudação de paz, ao invés de se alegrarem, eles ficam tomados de “espanto e temor”, imaginando ver um espírito. Jesus tenta explicar a eles que o que veem é a realidade, convidando-os a tocarem o seu corpo. Mas – observou o Papa – os discípulos, por causa da alegria, não podiam acreditar:
“Esta é uma doença dos cristãos. Temos medo da alegria. É melhor pensar: ‘Sim, sim, Deus existe, mas está lá; Jesus ressuscitou, mas está lá’. Um pouco de distância. Temos medo da proximidade de Jesus, porque isso nos dá alegria. E assim se explicam os muitos cristãos de funeral, não? Aos quais parece que a vida é um funeral contínuo. Preferem a tristeza, e não a alegria. Movem-se melhor não na luz da alegria, mas nas sombras, como aqueles animais que só conseguem sair à noite, mas à luz do dia não veem nada. Como os morcegos. E com um pouco de senso de humor, podemos dizer que existem cristãos morcegos, que preferem as sombras à luz da presença do Senhor”.

Mas “Jesus, com a sua Ressurreição – prosseguiu o Papa – nos dá a alegria: a alegria de ser cristãos; a alegria de segui-lo de perto; a alegria de caminhar nas estradas das Bem-aventuranças; a alegria de estar com Ele”:
“E nós, tantas vezes, ficamos perturbados ou repletos de medo, acreditamos ver um fantasma ou pensamos que Jesus é um modo de agir: ‘Mas nós somos cristãos e devemos fazer assim’. Mas onde está Jesus? ‘Não, Jesus está no Céu’. Você fala com Jesus? Você diz a Ele: ‘Eu acredito que o Senhor está vivo, que ressuscitou, que está perto de mim, que não me abandona’? A vida cristã deve ser isso: um diálogo com Jesus, porque – isso é verdade – Jesus está sempre conosco, está sempre com os nossos problemas, com as nossas dificuldades, com as nossas boas obras”.

Quantas vezes – disse por fim o Papa Francisco – nós cristãos “não somos felizes porque temos medo!”. Cristãos que foram “derrotados” na Cruz:
“Na minha terra há um ditado que diz: ‘Quando alguém se queima com leite quente, depois, quando vê uma vaca leiteira, chora’. E estes se queimaram com o drama da cruz e disseram: ‘Não, vamos parar por aqui; Ele está no Céu; mas tudo bem, ressuscitou, mas que não venha outra vez aqui porque não aguentaremos’. Peçamos ao Senhor que faça com todos nós o que fez com os discípulos, que tinham medo da alegria: que abra a nossa mente e nos faça entender que Ele é uma realidade viva, que Ele tem corpo, que Ele está conosco e nos acompanha e que Ele venceu. Peçamos ao Senhor a graça de não ter medo da alegria”.

(Fonte: 'news.va')

Vídeo da ocasião em italiano

Se vai à canonização dos Papas aproveite para rezar junto ao túmulo de São Josemaría

Fachada da entrada da Igreja Prelatícia
em Bruno Buozzi, 75
Horários, dados úteis e mapa de Roma

Santa Maria da Paz, Igreja Prelatícia do Opus Dei
Viale Bruno Buozzi, 75 – 00197 Roma
Telefone: 06-808961
Horário: Aberta das 8.30 às 20.25 (das 14.00 às 17.00, entrada pela Via di Villa Sacchetti, 36).

HORÁRIO ESPECIAL POR OCASIÃO DA CANONIZAÇÃO DE JOÃO PAULO II E DE JOÃO XXIII


Sexta-feira, 25 de abril: abertura desde as 8.25 h. às 14 h., e desde as 15 h. até às 20.25 h. Entrada pela rua Bruno Buozzi, 75



Sábado, 26 de abril: abertura desde as 8.25 h. até às 13 h., e desde as 14 h. às 20.25 h.

Missas: todos os dias às 8.30, às 12.00 (excepto durante a Semana Santa) e às19.30.

Durante a Semana Santa (desde o domingo de Ramos até ao domingo de Páscoa há apenas Missa às 8.30, exceto na Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado Santos.

Confissões: em italiano, inglês, castelhano, francês, alemão e português.

Se um grupo quiser avisar da sua chegada com antecedência ou se um sacerdote desejar celebrar a Santa Missa, pode telefonar.

Para aceder a Santa María da Paz, como acontece nas outras igrejas romanas, deve vestir respeitosamente: O costume local requer joelhos e ombros cobertos. 

Telefones úteis
- Turismo da Cidade de Roma: 06-0606
- Aeroportos de Roma (Fiumicino e Ciampino): 06-65951 (central)
- Rádio -Táxis: 06-3570; 06-4994; 06-8822

Canonização dos Papas

João XXIII e João Paulo II Domingo, dia 27 de Abril, a Igreja celebra a canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II. Para a Fundação AIS, este é um acontecimento particularmente feliz pela proximidade e até cumplicidade que existiu desde sempre entre estes Santos Padres e o fundador, o Padre Werenfried van Straaten. 

A existência da própria obra, a Ajuda à Igreja que Sofre - que nasceu da intuição do Padre Werenfried e do exigente desafio da caridade para com os cristãos mais necessitados e perseguidos no mundo -, foi, desde sempre, acolhida de braços abertos pelo Vaticano e hoje é mesmo uma Fundação de Direito Pontifício, o que atesta bem a importância que a Igreja lhe atribui. 

Se a Igreja está em festa, a Fundação AIS sente que tem o dever de sublinhar junto de todos os seus benfeitores e amigos a importância do legado dos Papas João XXIII e João Paulo II, convidando-os a uma corrente de oração em acção de graças por estes novos Santos e a associarem-se a algumas iniciativas que procuram sublinhar a importância destas novas canonizações. 

Para isso, os benfeitores e amigos da Fundação AIS são convidados a pedir, nas suas comunidades paroquiais, a celebração de Missas de Acção de Graças pelo Papa João XXIII e pelo Papa João Paulo II, assim como se sugere que todos rezem e acendam uma vela por estes dois Santos Padres, o que poderá ser realizado simbolicamente através da página http://www.acendaumavela.org/ da Fundação AIS. 

Como o Padre Werenfried van Straaten fazia questão de recordar, “o desejo do Papa é uma ordem para nós”. A Fundação AIS sente-se agora ainda mais revigorada na sua missão de auxílio à Igreja perseguida e necessitada, pois essa foi também a vontade dos Papas João XXIII e João Paulo II, cujas vidas de santidade a Igreja agora celebra.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
Rua Professor Orlando Ribeiro, 5 D, 1600-796 LISBOA
Tel. 217544000 | Fax 217544001 | info@fundacao-ais.pt | www.fundacao-ais.pt

Brevíssimo comentário ao Evangelho de hoje...

Tenhamos também nós a abertura ao entendimento com o fizeram os apóstolos como nos é narrado no Evangelho de hoje (Lc 24, 35-48) e deixemos a palavra do Senhor entrar sempre nos nossos corações e actuarmos em conformidade à mesma.

Louvado seja Jesus Cristo Nosso Senhor que nos deixou palavras de perenidade e Ressuscitou ao terceiro dia para nossa salvação!

«Apresentou-Se no meio deles»

São Narsés Snorhali (1102-1173), patriarca arménio 
Jesus, Filho Unigénito do Pai, §§ 771-774; SC 203


Na noite da ressurreição,
No domingo, primeiro dia da semana,
Apareceste aos Onze,
Estando as portas fechadas, de noite.

E o primeiro sopro
Que havíamos perdido no Paraíso
De novo lho concedeste,
E, por eles, à nossa natureza humana (Jo 20,22).

Em minh’alma mantenho as portas do espírito
Fechadas à tua palavra,
E habito sem luz, nas trevas,
Como na morada da escuridão.

Não deixes, jamais,
Que o Maligno coabite sob o meu tecto sem luz.
Abre porém a câmara nupcial do meu coração;
Faz nela brilhar a tua luz refulgente.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 24 de Abril de 2014

E eles contaram também o que lhes tinha acontecido no caminho, e como O tinham reconhecido ao partir o pão. Enquanto falavam nisto, apresentou-Se Jesus no meio deles e disse-lhes: «A paz seja convosco!». Mas eles, turbados e espantados, julgavam ver algum espírito. Jesus disse-lhes: «Porque estais turbados, e porque se levantaram dúvidas nos vossos corações? Olhai para as Minhas mãos e os Meus pés, porque sou Eu mesmo; apalpai e vede, porque um espírito não tem carne, nem ossos, como vós vedes que Eu tenho». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, estando eles, por causa da alegria, ainda sem querer acreditar e estupefactos, disse-lhes: «Tendes aqui alguma coisa que se coma?». Eles apresentaram-Lhe uma posta de peixe assado. Tendo-o tomado comeu-o à vista deles. Depois disse-lhes: «Isto é o que Eu vos dizia quando ainda estava convosco; que era necessário que se cumprisse tudo o que de Mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos». Então abriu-lhes o entendimento, para compreenderem as Escrituras, e disse-lhes: «Assim está escrito que o Cristo devia padecer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que em Seu nome havia de ser pregado o arrependimento e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. 

Lc 24, 35-48