Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

São José de Anchieta

13 Abril - 18h30 Concerto de Páscoa - Cantus Certus - Convento dos Cardaes


A idolatria da própria maneira de pensar

A ditadura do pensamento único mata a liberdade dos povos e das consciências – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa desta quinta-feira na Capela da Casa de Santa Marta.

A homilia do Santo Padre toma como principal estímulo a leitura do Evangelho de S. João proposta pela liturgia do dia, para explicar a recusa dos fariseus à mensagem de Jesus. Segundo o Papa Francisco o erro dos fariseus foi terem retirado os mandamentos do coração de Deus. Pensavam que tudo se resolvesse na observância dos mandamentos – sublinhou o Santo Padre – mas estes não são uma lei fria porque nascem de uma relação de amor. Mas o coração estava fechado para isto:

“É um pensamento fechado que não está aberto ao diálogo, à possibilidade de que haja uma outra coisa, à possibilidade de que Deus nos fale, nos diga como é o seu caminho, como fez com os profetas. Esta gente não tinha escutado os profetas e não escutava Jesus.”

“Não há possibilidade de diálogo, não há possibilidade de abrir-se às novidades que Deus trás com os profetas. Fecharam os profetas, esta gente; fecham a porta à promessa de Deus. E quando na história da humanidade vem este fenómeno do pensamento único, quantas desgraças. No século passado nós vimos todos as ditaduras do pensamento único que acabaram por matar tanta gente...”

Segundo o Papa Francisco também hoje em dia existe uma idolatria do pensamento único que retira a liberdade dos povos e das consciências:

“Hoje deve-se pensar assim e se tu não pensas assim, não és moderno, não és aberto ao diálogo ou pior ainda. Tantas vezes dizem alguns governantes: ‘eu peço uma ajuda financeira’; ‘mas se tu queres uma ajuda tens que pensar assim e deves fazer esta lei e outra ainda... Também hoje existe a ditadura do pensamento único e esta ditadura é a mesma desta gente: pega na pedras para lapidar a liberdade dos povos, a liberdade da gente, a liberdade das consciências, a relação da gente com Deus. E hoje Jesus é crucificado outra vez.” (RS)

(Fonte: 'news.va')

Vídeo da ocasião em italiano

11 de abril em Lisboa


Recomendações finais

No início da Semana da Páscoa, recordaremos com gratidão o aniversário da primeira Comunhão de S. Josemaria. Era o dia 23 de abril de 1912. Desde então e até ao dia da sua ida para o Céu, quantas vezes Jesus sacramentado se hospedou no coração e na alma deste servo bom e fiel que foi o nosso Fundador! Assim o preparava, com um derramar de graças, para a missão que lhe ia confiar no seio da Igreja. Depois, no dia 27, terá lugar a canonização de João XXIII e de João Paulo II. Nessa data, a nossa ação de graças subirá ao Ceu impregnada pela alegria de termos dois novos intercessores, que conheceram e amaram o Opus Dei quando estavam na Terra.

Continuai a apresentar todos os dias ao Senhor as minhas intenções, especialmente no Santo Sacrifício do altar. Lá estais sempre todos e todas, com a Igreja, com toda a humanidade. E não cessemos de rezar – de amar, porque precisam – pelos que se afastam ou atacam a nossa Santa Mãe, a Igreja, e por aqueles que se mostram hostis à Obra e às atividades apostólicas.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de abril de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

A propósito da petição para se desinstalar o Mozzila Firefox

O browser da Mozilla Firefox é dos mais seguros e eficazes pelo que o irei manter, quanto mais não seja porque profissionalmente necessito dele para trabalhar online no site do Turismo de Portugal em que a plataforma do RNAVT é mais segura e fiável segundo recomendação de há anos desta entidade.

Infelizmente há tantas coisas que consumimos que por detrás têm proprietários com valores questionáveis e.g. : a EDP dos chineses que têm uma política de natalidade inimiga da vida e das crianças de sexo feminino, a SIC com todo o grupo de Francisco Balsemão e a TVI com todas as obscenidades que transmitem, o Público maioritariamente defensor do aborto, do divórcio e outras aberrações, as grandes multinacionais da electrónica de consumo, as farmacêuticas, etc., etc., etc., ou seja, se fossemos coerentes teríamos de regressar às cavernas.

É óbvio que condeno o que a Mozilla fez com Brendan Eich e não tenho quaisquer dificuldades em afirmá-lo aqui e em qualquer parte, mas o abaixo-assinado #NoZilla - Desinstale o seu Firefox. Não à "inquisição gay" proposto contra a Mozilla peca por ser quixotesco e de resultado prático totalmente ineficaz. Não devemos dispersar as nossas energias, mas sim concentrá-las no que é útil e com resultados garantidos, infelizmente este sentido pragmático não o encontramos frequentemente dentro da nossa própria Igreja, isto é, há muito coração e pouca cabeça.

Nem tudo é mau, o “One of us” foi e é um bom exemplo de uma campanha lançada com cabeça, tronco e membros que originou uma forte adesão e que esperamos possa vir a dar frutos, os apelos do Santo Padre pela paz na Síria culminando numa Jornada Mundial de Oração tiveram os bons resultados que todos sabemos.

Àqueles que discordam desta minha posição peço-lhes desculpa pela assertividade, mas prefiro a linguagem clara e inequívoca à hipocrisia do rendilhado.

Bem-haja!

João Paulo Reis

«Abraão viu o Meu dia»

São Cesário de Arles (470-543), monge e bispo
Homilia 83

Onde exactamente teve lugar o encontro [de Abraão e dos três visitantes]? «Junto ao carvalho de Mambré», palavra que significa «visão» ou «perspicácia». Vede bem em que sítios o Senhor combina os Seus encontros! Pois não é verdade que as qualidades de perspicácia e clarividência de Abraão agradaram ao Senhor? Não tinha ele a pureza de coração para lhe ser possível ver a Deus? (cf. Mt 5,8). Em lugares assim, em corações assim, pode bem o Senhor reunir os Seus convivas!

No Evangelho, o Senhor refere aos hebreus este encontro, ao dizer-lhes: «Abraão, vosso pai, exultou pensando em ver o meu dia; viu-o e ficou feliz». «Viu-o», diz Ele, porque Abraão conseguiu reconhecer o Mistério da Santíssima Trindade. Viu o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos dias da sua vida, e as três Pessoas no mesmo dia, uma vez que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são um só e o mesmo Deus. Com efeito, cada um deles é Deus na totalidade, e todos juntos também. Não será, pois, difícil discernir o Pai, o Filho e o Espírito Santo nas três medidas de farinha que Sara foi buscar para eles, sendo que há nelas unidade de substância.

Podemos, no entanto, apresentar Sara a outra luz, como figura da Igreja: neste caso, as três medidas de farinha seriam a fé, a esperança e a caridade. Com efeito, estas virtudes são os frutos da Igreja universal, e todos aqueles que as reunirem no coração podem ter a certeza de possuir nele a Santíssima Trindade.

O Evangelho do dia 10 de abril de 2014

Em verdade, em verdade vos digo: Quem guardar a Minha palavra não verá a morte eternamente». Os judeus disseram-Lhe: «Agora reconhecemos que estás possesso do demónio. Abraão morreu, os profetas também, e Tu dizes: Quem guardar a Minha palavra não provará a morte eternamente. Porventura és maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? Os profetas também morreram: Quem pretendes Tu ser?». Jesus respondeu: «Se Eu Me glorifico a Mim mesmo, a Minha glória não é nada; Meu Pai é que Me glorifica, Aquele que vós dizeis que é vosso Deus. Mas vós não O conhecestes; Eu sim, conheço-O; e, se disser que não O conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-O e guardo a Sua palavra. Abraão, vosso pai, regozijou-se com a esperança de ver o Meu dia; viu-o e ficou cheio de gozo». Os judeus, por isso, disseram-Lhe: «Tu ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?». Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Antes que Abraão existisse, “Eu sou”». Então pegaram em pedras para Lhe atirarem; mas Jesus ocultou-Se e saiu do templo. 

Jo 8, 51-59