Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Filme "O filho de Deus", com Diogo Morgado, estreia-se nos EUA

A longa-metragem "O filho de Deus", protagonizada pelo ator português Diogo Morgado, no papel de Jesus, estreia-se na sexta-feira nos Estados Unidos.

O filme, que deverá estrear em Portugal no final de março, baseia-se na série televisiva "The Bible", exibida no ano passado nos Estados Unidos no Canal História e que conta a história de Jesus, desde o nascimento até à morte e ressurreição.

A longa-metragem, produzida por Roma Downey e Mark Burnett, voltará a ser protagonizada pelo ator português Diogo Morgado, porque reúne imagens retiradas da série televisiva e cenas que foram deixadas de fora.

A série de televisão, com dez horas de duração e que foi exibida em Portugal na SIC, somou cerca de 15 milhões de espetadores por cada episódio e foi nomeado para os prémios Emmy.

Para os produtores Mark Burnett e Roma Downey, esta é uma nova oportunidade de contar a "história de Jesus para toda uma nova geração".

No ano passado, quando a série televisiva estreou, em entrevista à agência Lusa, Diogo Morgado atribuiu parte do sucesso da série à forma "tangível e real" como o programa contou as histórias bíblicas, apelando "muito às pessoas".

A interpretação do papel de Jesus valeu-lhe a alcunha "Hot Jesus", propagada nas redes sociais, mas Diogo Morgado não quer que esse elogio à aparência física ofusque a história de Cristo e a mensagem "de amor, esperança e compaixão", afirmou em declarações este mês ao New York Times.

Diogo Morgado, 34 anos, é o mais recente rosto de Jesus no cinema, juntando-se a uma galeria de atores - como Max von Sydow, Jeffrey Hunter, Ted Neeley e Jim Caviezel - que já interpretaram o mesmo papel.

(Fonte: JN online AQUI)

‘Senhor, que sejamos coerentes’

O cristão incoerente dá escândalo e o escândalo mata – estas as palavras muito fortes do Papa Francisco, pronunciadas nesta quinta-feira na missa em Santa Marta. Tomando como primeiro estímulo da sua homilia um crisma administrado durante a Missa, o Santo Padre afirmou que quem recebe este sacramento manifesta a sua vontade de ser cristão. Quem pensa como cristão deve agir como cristão e apontou a leitura da Carta de S. Tiago:
“Ouvimos o Apóstolo Tiago que diz a alguns incoerentes, que se envaideciam de serem cristãos, mas exploravam os seus trabalhadores e diz assim: ‘Olhai que o salário que não pagastes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos está a clamar; e os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do universo!’ É forte o Senhor.”

“Quem ouve isto até pode pensar que o disse um comunista. Não disse-o o Apóstolo Tiago! É Palavra do Senhor. É a incoerência. E quando não há coerência cristã e se vive com esta incoerência, faz-se o escândalo. E os cristãos que não são coerentes fazem escândalo.”

Este escândalo de que fala o Papa Francisco começa, desde logo, no tipo de atitude que um cristão deve ter para com os outros: acolher e testemunhar o amor de Deus. E tal como S. Francisco que disse para pregarmos o Evangelho em todo o tempo, se necessário também com as palavras, o Papa Francisco, sem se referir ao “pobrezinho de Assis” concretizou com um exemplo muito parecido e definidor da atitude de coerência que deve ter um cristão:
“Se tu te encontras – imaginemos – perante um ateu e ele diz-te que não crê em Deus, tu podes ler—lhe toda uma biblioteca, onde diz que Deus existe e mesmo provar que Deus existe, mas ele não terá fé. Mas se perante este ateu tu dás testemunho de coerência de vida cristã, alguma coisa começará a trabalhar no seu coração. Será precisamente o teu testemunho aquilo que o levará a esta inquietude, sobre a qual trabalha o Espírito Santo. É uma graça que todos nós, toda a Igreja deve pedir: ‘Senhor, que sejamos coerentes’.” (RS)

(Fonte: 'news.va')

Vídeo da ocasião em italiano

D. Gerhad Müller: que há-de fazer quem acha que o seu casamento fracassado não passou de um enorme equívoco? (agradecimento ‘É o Carteiro!’)


Perguntas: responsabilidade de "É o Carteiro!"

25- Mas que dizer se esses fiéis estiverem convencidos que o seu matrimónio fracassado não foi matrimónio não foi nada, foi apenas um grande equívoco?...
No caso de dúvidas acerca da validade de um matrimónio fracassado, elas devem ser verificadas pelos órgãos judiciários competentes em matéria matrimonial (cf. n. 9).
Permanece de importância fundamental fazer «com caridade solícita tudo o que pode fortalecer no amor de Cristo e da Igreja os fiéis que se encontram em situação matrimonial irregular. Só assim será possível para eles acolher plenamente a mensagem do matrimónio cristão e suportar na fé o sofrimento da sua situação.
Na acção pastoral dever-se-á fazer todos os esforços para que seja bem compreendido que não se trata de discriminação alguma, mas unicamente de fidelidade absoluta à vontade de Cristo que nos voltou a dar e confiou de novo a indissolubilidade do matrimónio como dom do Criador» (n. 10).

26- Se João Paulo II dizia isso, Bento XVI deve ter ido na mesma linha, não é verdade?
Na Exortação pós-sinodal Sacramentum caritatis de 22 de Fevereiro de 2007 Bento XVI retoma e relança o trabalho do precedente Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia.
Ele fala também da situação dos fiéis divorciados recasados no n. 29, onde não hesita defini-la «um problema pastoral delicado e complexo».


Opinião Miguel Sousa Tavares sobre Co-adoção

«Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros»

Imagem corresponde ao dia 12.06.2013
Papa Francisco 
Audiência geral de 12/6/2013 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana)


Qual é a lei do Povo de Deus? É a lei do amor, amor a Deus e amor ao próximo, segundo o mandamento novo que o Senhor nos deixou (cf Jo 13,34 [Mt 22,37-40]) […], o reconhecimento de Deus como único Senhor da vida e, ao mesmo tempo, o acolhimento do outro como verdadeiro irmão, superando divisões, rivalidades, incompreensões e egoísmos; são dois elementos que caminham juntos. […]

Que missão tem este povo? A missão de levar ao mundo a esperança e a salvação de Deus: ser sinal do amor de Deus que chama todos à amizade com Ele; ser fermento que faz levedar toda a massa, sal que dá sabor e que preserva da corrupção, ser luz que ilumina. Ao nosso redor, […] a presença do mal existe, […] o Diabo age. Mas gostaria de dizer em voz alta: Deus é mais forte! […] Porque Ele é o Senhor, o único Senhor! E gostaria de acrescentar também que a realidade às vezes obscura, marcada pelo mal, pode mudar, se formos os primeiros a transmitir a luz do Evangelho, principalmente através da nossa própria vida. […]

Estimados irmãos e irmãs, ser Igreja, ser Povo de Deus, segundo o grande desígnio de amor do Pai, quer dizer ser o fermento de Deus nesta nossa humanidade, significa anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de respostas que animem, que infundam esperança e que dêem um vigor renovado ao caminho. A Igreja seja lugar da misericórdia e da esperança de Deus, onde cada qual possa sentir-se acolhido, amado, perdoado e encorajado a viver em conformidade com a vida boa do Evangelho. E para fazer com que o outro se sinta acolhido, amado, perdoado e encorajado, a Igreja deve manter as suas portas abertas, a fim de que todos possam entrar. E nós temos de sair através de tais portas e anunciar o Evangelho.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 27 de fevereiro de 2014

«Quem vos der um copo de água, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. «Quem escandalizar um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço a mó que um asno faz girar, e que o lançassem ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; melhor te é entrar na vida eterna mutilado, do que, tendo as duas mãos, ir para a Geena, para o fogo inextinguível. Se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; melhor te é entrar na vida eterna coxo, do que, tendo os dois pés, ser lançado na Geena.  Se o teu olho é para ti ocasião de pecado, lança-o fora; melhor te é entrar no reino de Deus sem um olho do que, tendo dois, ser lançado na Geena, “onde o seu verme não morre e o seu fogo não se apaga”. Todo o homem será salgado no fogo. O sal é uma coisa boa; porém, se se tornar insípido, com que haveis de lhe dar o sabor? Tende sal em vós, e tende paz uns com os outros».

Mc 9, 41-50