Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Rezar pelo Papa e pela Obra

Continuemos a rezar pelo Papa, pelas suas intenções e pelos seus colaboradores mais próximos. Rezemos especialmente pelos frutos do Consistório que terá lugar na segunda parte deste mês, para que redunde em grande bem para a Igreja, para o mundo, para as almas. E continuai também muito unidos às minhas intenções, que são muitas, para que se vão realizando como Deus quer. Sinto a urgência de vos perguntar: como e quanto rezais pela pessoa do Papa Francisco? Como o ajudais com um espírito generoso de sacrifício? Viveis habitualmente o omnes cum Petro ad Jesum per Maríam? Todos com Pedro a Jesus por Maria.

Rezai pela expansão da Obra a novos países, de onde não param de nos chamar. Durante a viagem a Jerusalém, tive a alegria de rezar convosco, filhas e filhos, no Santo Sepulcro, em Getsémani, na Basílica da Natividade… Lembrava-me do profundo júbilo de D. Álvaro enquanto visitava esses lugares. E poucos dias depois estive no Sri Lanka e na Índia. Demos muitas graças a Deus e renovemos o propósito de participar na expansão apostólica, cada um no seu lugar, com a oração e o trabalho convertido em oração, amando todas as almas, toda a humanidade: que tarefa tão maravilhosa a da nossa Mãe santa, a Igreja!


(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de fevereiro de 2014)
© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

15 Fev 15h15 "Programa Génia" para mães no Clube 7+


Acolhamos a Palavra de Deus que nos conduz à salvação

Um cristão pode perder a fé por causa de suas paixões e da vaidade, enquanto um pagão pode se tornar cristão pela sua humildade: este foi o centro da homilia proferida pelo Papa na missa presidida quinta-feira, 13, na Casa Santa Marta.

A meditação do Papa baseou-se no Evangelho do dia, em que “uma mulher corajosa” de Cananeia, ou seja, pagã, pediu a Jesus para libertar sua filha do demónio. “Era uma mãe desesperada - disse Francisco - e uma mãe, diante da saúde de seu filho, faz de tudo. Jesus disse-lhe, duramente: ‘Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos’. A mulher, que certamente não era letrada, respondeu com o ânimo de uma mãe: ‘Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos’. A mulher – explicou o Papa – não teve vergonha e, pela sua fé, Jesus lhe fez o milagre”.

“Este é o caminho de uma pessoa de boa vontade, que procura Deus e O encontra. O Senhor a abençoa. Cada dia, na Igreja do Senhor, muitas pessoas fazem este caminho de busca do Senhor, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo”.

“No entanto, existe também o caminho oposto”, observou o Pontífice. “A primeira leitura narra que Salomão era o homem mais sábio da terra, havia recebido de Deus grandes bênçãos, tinha fama e todo o poder; acreditava Nele, mas o que aconteceu? Ele gostava demais de mulheres e suas concubinas lhe desviaram o coração, que começou a seguir outros deuses”.

“O seu coração se enfraqueceu tanto que ele perdeu a fé. O homem mais sábio do mundo deixou-se levar por um amor indiscreto; deixou-se levar pelas suas paixões. Ele era capaz de recitar a Bíblia, sim, mas ter fé não significa rezar o Credo. Podem sabê-lo de cor e ter perdido a fé!”, alertou o Papa.

“Salomão era pecador como seu pai, David, mas o Senhor lhe havia perdoado porque ele era humilde e pediu perdão. Salomão, por sua vez, era ‘sábio’ mas tornou-se corrupto. A semente maligna de suas paixões cresceu no coração de Salomão e o levou à idolatria. “É no coração que se perde a fé!”, afirmou.

“Acolham com docilidade a Palavra” – aconselhou Francisco, lembrando o Aleluia. “A Palavra que foi plantada em vós pode levar-vos à salvação. Sigamos o caminho daquela mulher de Cananeia. Que a Palavra de Deus nos guarde nesta estrada e nos mantenha afastados da corrupção e da idolatria!”.
(CM)

(Fonte: 'news.va' com adaptação de pormenor)

Vídeo da ocasião em italiano

«Jesus entrou na região Tiro»

Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo
Comentário sobre o Evangelho de Mateus 9, 16; SC 16

Jesus saiu de Israel […]: «Jesus partiu dali e retirou-Se para os lados de Tiro» (Mt 15,21), nome que quer dizer «reunião das nações»; e fê-lo para que as pessoas desse território que acreditassem pudessem ser salvas quando dele saíssem. Com efeito, presta atenção a estas palavras: «Então uma cananeia que viera daquela região começou a gritar: “Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David: minha filha está cruelmente atormentada por um demónio”» (v. 22). A meu ver, se ela não tivesse saído desse território, não teria podido dirigir a Jesus estes gritos «de uma grande fé», como o próprio Jesus testemunhou (v. 28).

Saímos do território das nações pagãs «de acordo com a proporção da nossa fé» (Rom 12,6). […] Pois é necessário crer que cada um de nós, quando peca, se encontra no território de Tiro e de Sidónia, ou do Faraó do Egipto, ou em qualquer outro país estranho à herança de Deus. Mas quando o pecador deixa o mal, regressando ao bem, sai dessas regiões onde reina o pecado e apressa-se a dirigir-se para as que são de Deus […]

Repara também na natureza do encontro de Jesus com a mulher de Canaã; pois Ele parece dirigir-Se para a região de Tiro e Sidónia. […] Os justos são introduzidos no Reino dos céus e propostos para a elevação ao Reino de Deus, mas os pecadores ficam destinados à degradação da sua própria maldade. […] A cananeia, deixando esse território, deixa a tendência para a degradação quando clama: «Tem piedade de mim, Senhor, Filho de David». […] Todas as curas que Jesus realizou, tal como as contam os evangelistas, aconteceram porque os que as desejaram tinham fé. Mas estes acontecimentos são o símbolo do que é realizado permanentemente pelo poder de Jesus, pois não há época nenhuma em que o que está escrito não se realize, exactamente da mesma maneira.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 13 de Fevereiro de 2014

Partindo dali, foi Jesus para os confins de Tiro e de Sidónia. Tendo entrado numa casa, não queria que ninguém o soubesse, mas não pôde ocultar-Se, pois logo uma mulher, cuja filha estava possessa do espírito imundo, logo que ouviu falar d'Ele, foi lançar-se a Seus pés. Era uma mulher gentia, de origem sirofenícia. Suplicava-lhe que expulsasse da sua filha o demónio. Jesus disse-lhe: «Deixa que primeiro sejam fartos os filhos, porque não está certo tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães». Mas ela respondeu-Lhe: «Assim é, Senhor, mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, das migalhas que caem dos filhos». Ele disse-lhe: «Por esta palavra que disseste, vai, que o demónio saiu da tua filha». Voltando para casa, encontrou a menina deitada na cama, e o demónio tinha saído dela.

Mc 7, 24-30