Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

sábado, 12 de outubro de 2013

A Fé de Maria (vídeo mensagem do Papa Francisco)

Amados irmãos e irmãs,

Saúdo todos os peregrinos presentes no Santuário do Divino Amor e quantos lhes estão unidos dos Santuários Marianos de Lourdes, Nazaré, Lujan, Vailankanni, Guadalupe, Akita, Nairobi, Banneux, Czestochowa e Marian Valley.

Nesta noite, sinto-me unido com todos vós na oração do Santo Rosário e da Adoração Eucarística sob o olhar da Virgem Maria.

O olhar! Como é importante! Quantas coisas se podem dizer com um olhar! Estima, encorajamento, compaixão, amor, mas também censura, inveja, soberba, até mesmo ódio. Muitas vezes o olhar diz mais que as palavras, ou diz aquilo que as palavras não conseguem ou não ousam dizer.

Para quem olha a Virgem Maria? Olha para todos nós, cada um de nós. E como é que nos olha? Olha-nos como Mãe, com ternura, com misericórdia, com amor. Assim olhou para o filho Jesus, em todos os momentos da sua vida, gozosos, luminosos, dolorosos, gloriosos, como contemplamos nos Mistérios do Santo Rosário, simplesmente com amor.

Quando estamos cansados, desanimados, oprimidos pelos problemas, olhemos para Maria, sintamos o seu olhar que diz ao nosso coração: «Coragem, filho, estou aqui Eu que te sustento!» Nossa Senhora conhece-nos bem, é mãe, sabe bem quais são as nossas alegrias e as nossas dificuldades, as nossas esperanças e as nossas desilusões. Quando sentimos o peso das nossas fraquezas, dos nossos pecados, olhemos para Maria, que diz ao nosso coração: «Levanta-te, vai ter com meu Filho Jesus, n’Ele encontrarás bom acolhimento, misericórdia e nova força para continuares o caminho».

O olhar de Maria não se volta só para nós. Aos pés da cruz, quando Jesus lhe confia o apóstolo João e, com ele, todos nós, dizendo: «Senhora, eis o teu filho» (Jo 19, 26), o olhar de Maria está fixo em Jesus. E Maria diz-nos, como nas bodas de Caná: «Fazei tudo o que Ele vos disser» (Jo 2, 5). Maria aponta para Jesus, convida-nos a dar testemunho de Jesus, guia-nos sempre para o seu Filho Jesus, porque só n'Ele há salvação, só Ele pode transformar a água da solidão, da dificuldade, do pecado, no vinho do encontro, da alegria, do perdão. Só Ele. «Bem-aventurada és Tu, porque acreditaste». Maria é bem-aventurada pela sua fé em Deus, pela sua fé, porque o olhar do seu coração sempre esteve fixo em Deus, no Filho de Deus que trouxe no seu ventre e contemplou na Cruz. Na Adoração do Santíssimo Sacramento, Maria diz-nos: «Olha para o meu Filho Jesus, mantém o olhar fixo n’Ele, escuta-O, fala com Ele. Ele te olha com amor. Não tenhas medo! Ele ensinar-te-á a segui-Lo para dares testemunho d’Ele nas grandes e pequenas acções da tua vida, nas relações familiares, no teu trabalho, nos momentos de festa; ensinar-te-á a saíres de ti mesmo, de ti mesma, para olhares para os outros com amor, como Aquele que te amou e te ama, não com palavras, mas com obras».

Ó Maria, fazei-nos sentir o teu olhar Mãe, guiai-nos para o teu Filho, fazei que não sejamos cristãos «de vitrina», mas saibamos «meter mãos à obra» para construir com o teu Filho Jesus, o seu Reino de amor, de alegria e de paz.

19 Out 15h30 "Conheça o/a sua filho/a" Protege o teu Coração no Clube 7+


Bento XVI acolhe a imagem de Nossa Senhora de Fátima que já se encontra em Roma

Foto: Santuário de Fátima

O Evangelho de Domingo dia 13 de outubro de 2013


Indo Jesus para Jerusalém, passou pela Samaria e pela Galileia. Ao entrar numa aldeia, saíram-Lhe ao encontro dez homens leprosos, que pararam ao longe, e levantaram a voz, dizendo: «Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!». Ele tendo-os visto, disse-lhes: «Ide, mostrai-vos aos sacerdotes». Aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, quando viu que tinha ficado limpo, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e prostrou-se por terra a Seus pés, dando-Lhe graças. Era um samaritano. Jesus disse: «Não são dez os que foram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem voltasse e desse glória a Deus, senão este estrangeiro?». Depois disse-lhe: «Levanta-te, vai; a tua fé te salvou».

Lc 17, 11-19

Qual a importância do exame de consciência para nossa vida espiritual? (invista menos de 10 minutos e ouça o Pe. Paulo Ricardo. Obrigado!)

No matrimónio cristão as dificuldades não existem ultrapassam-se com amizade e amor, mas sobretudo com humildade e entrega ao outro e a Deus

https://twitter.com/jppreis

Imagem de Nossa Senhora de Fátima viajará para Roma com um novo Rosário (Terço)

Foi colocado na escultura o novo rosário (terço) que a partir desta data estará nas mãos da Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Uma vez que o rosário que ali fora colocado nos anos 70 se encontrava deteriorado, por decisão do Reitor do Santuário coloca-se agora na Imagem o terço oficial do Santuário, cujo primeiro exemplar foi oferecido ao Papa Bento XVI que o usou na oração da vigília do dia 12 de maio de 2010, quando da sua peregrinação ao Santuário. O novo rosário da Imagem da Capelinha, pelo facto de se constituir um importante sinal que lembra aos fiéis que o contemplarem os mistérios da salvação, foi benzido pelo Reitor do Santuário, numa breve celebração, minutos antes de ser colocado na escultura.

O rosário que agora a Imagem ostenta apresenta, ainda, uma particularidade que o torna singular: feito propositadamente para a escultura com ouro das ofertas dos peregrinos de Nossa Senhora, as ave-marias do terço – em tudo igual ao que o santuário tem como oficial – são compostas não por contas de topázios (cor azul) mas por contas de cristal de rocha (transparentes), manifestando, deste modo, que o terço da Imagem de Nossa Senhora faz eco das descrições antigas que falam da aparição da Virgem Maria envolta em luz.

Entre os primeiros hinos que os peregrinos cantaram em Fátima, estavam estes versos, da autoria do doador da Imagem, Gilberto Fernandes dos Santos, e que bem espelham a importância – inclusivamente teológica – que a mensagem de Fátima transporta: os mistérios de Cristo que a Virgem Maria nos convida a celebrar através da oração do Rosário são a luz dos passos da humanidade.

«Das mãos lhe pendiam
Esferas de luz
Assim era o terço
Da Mãe de Jesus»

(estrofe 5 de um hino datado de 13 de maio de 1922; Documentação Crítica de Fátima, IV-1, p. 46-48).

Marco Daniel Duarte
Responsável pela secção de Arte e Património do Santuário de Fátima

(Fonte: BOLETIM INFORMATIVO DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA 122/2013 de 11 de outubro)

Ave Maria (William Gomez) - Elina Garanca *****

«Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração» (Lc 2,51)

São Bernardo (1091-1153), monge cisterciense, doutor da Igreja 
Sermão 5 do Advento do Senhor, 2-3 (trad. Breviário 4ªfeira I semana do Advento)


«Se alguém Me ama, guardará as minhas palavras, meu Pai o amará e Nós viremos a ele» (Jo 14,23). Lê-se também noutro lugar: «O que teme a Deus praticará o bem» (Sir 15,1). Mas penso que daquele que O ama Jesus diz mais do que isso ao afirmar «guardará as minhas palavras». E onde deverão ser guardadas? Sem dúvida alguma no coração, como diz o Profeta: «Guardei a vossa palavra em meu coração, para não pecar contra Vós» (Sl 119,11). Como havemos nós de guardar a palavra no coração? Será suficiente aprendê-la de cor para a ter na memória? De quem assim procede diz o Apóstolo Paulo: «o conhecimento incha de orgulho» (1Cor 8,1) e o esquecimento depressa apaga o que se confia à memória.

Conserva por isso a palavra de Deus como fazes com os alimentos [...], já que se trata do «pão da vida» (Jo 6,35), do verdadeiro sustento da alma. [...] Guarda também tu a palavra de Deus, porque são bem-aventurados os que a guardam (Lc 11,27). Guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo da tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e a tua alma deleitar-se-á na abundância. Não te esqueças de comer o teu pão, não suceda que desfaleça o teu coração; pelo contrário, sacia a tua alma com este manjar delicioso. E se assim guardares a palavra de Deus, certamente ela te guardará a ti. Virá a ti o Filho em companhia do Pai, virá o grande Profeta que  reedificará Jerusalém e renovará todas as coisas (At 3,22; Jl 4,1; Ap 21,5).

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 12 de outubro de 2013

Aconteceu que, enquanto Ele dizia estas palavras, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse-Lhe: «Bem-aventurado o ventre que Te trouxe e os peitos a que foste amamentado». Porém, Ele disse: «Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática».

Lc 11, 27-28