Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Amar a Cristo...

Senhor, ajuda-nos a ser sempre apaixonados e a aumentar a paixão que sentimos por Ti, pela Virgem Maria, pelos Teus Santos e Santas e pela Tua Santa Madre Igreja, porque a nossa paixão por Ti e por eles mais não é que a nossa racionalidade na fé, sem ela entraríamos certamente em esmorecimento e num vazio tal que a nossa existência deixaria de fazer sentido.

Preferimos nem imaginar o que seria não podermos dialogar permanentemente conTigo, amado Jesus, através da oração, tantas e tantas vezes repetindo-nos e receber-Te na Sagrada Eucaristia pois estas são-nos vitais, sim vitais, fundamentais para a nossa existência como oxigénio.

Que o nosso pobre coração bata sempre ao ritmo do nosso amor por Ti, pelo Pai e pelo Espírito Santo!

JPR

Um adulto precisa fazer catequese paroquial antes de aproximar-se da Sagrada Comunhão?

Missas em honra de S. Josemaria (26 de Junho de 2013)


Em Portugal, tal como em todo o mundo, serão celebradas missas em honra de S. Josemaria no próximo dia 26 de Junho (38º aniversário da sua morte)


No próximo dia 26 de Junho, a Igreja celebra a festa litúrgica de S. Josemaria. Em todo o mundo serão celebradas missas em honra deste santo da Igreja. Seguem-se os locais e horários das missas em Portugal:

- Braga, 26 de Junho às 18h30 na Igreja de Santo Adrião

- Coimbra, 26 de Junho às 18h30 na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes

- Estoril, 26 de Junho às 19h00 na Igreja de Santo António do Estoril

- Évora, 26 de Junho às 18h30 na Igreja do Calvário (igreja a confirmar)

- Faro, 22 de Junho às 11h00 na Sé Catedral (preside Pe. José Rafael Espírito Santo, Vigário Regional do Opus Dei)

- Guarda: 26 de Junho às 18h00 na Igreja de S. Pedro

- Lisboa,  26 de Junho às 19h00 na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (preside D. Nuno Brás, Bispo auxiliar de Lisboa)

- Porto, 25 de Junho às 19h00 na Igreja da Trindade

- Setúbal, 26 de Junho às 19h00 na Igreja da Anunciada

- Viseu, 28 de Junho às 18h30 na Sé Catedral (preside D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu) 

Seguir Jesus não é fácil, mas também não é difícil (com vídeo da homilia em italiano)

Como todas as manhãs, Papa Francisco celebrou Missa, na Capela da Casa Santa Marta, onde reside, da qual concelebraram o Cardeal Attilio Nicora, Presidente da Autoridade de Informação Financeira, - acompanhado de seus colaboradores, - e o Cardeal-arcebispo de Manila, Filipinas, D. Luis Antonio Tagle; participou ainda, entre outros, um grupo de colaboradores do Museu do Vaticano.

A reflexão do Santo Padre centrou-se nas palavras de Jesus dirigidas aos seus discípulos: “Se alguém bater na face, ofereça-lhe também a outra”. Para o cristão, de facto, Jesus é tudo: daqui deriva a sua magnanimidade.

Na lógica normal da vida, disse o Papa, as pessoas lutam para se defender. De facto, se alguém nos der uma bofetada, a nossa reação imediata é dar-lhe duas. O rosto representa a nossa dignidade. A justiça de Jesus é superior àquela dos escribas: “Dente por dente, olho por olho”. Eis, pois, o segredo da magnanimidade cristã, que sempre é acompanhada pela mansidão. E o Papa prosseguiu:
“O cristão é uma pessoa que alarga o seu coração com a sua magnanimidade, porque Jesus Cristo é o seu tudo... Mas, seguir a Jesus não é fácil, mas também não é difícil, porque na estrada do amor o Senhor nos alarga seu coração”.

Papa Francisco concluiu sua reflexão exortando os presentes a pedirem ao Senhor, a fim de dilatar os nossos corações, tornando-nos cristãos mansos, humildes e generosos.

(Fonte: 'news.va')

«Dizei sim à vida!» - Papa Francisco antes do Angelus (vídeo em espanhol)

Livro: Papa Francisco

Precisamos de uma sociedade que se preocupe em vez de matar!


Um tetraplégico que acaba de publicar um livro sobre as atitudes sobre a eutanásia na Holanda e Austrália pergunta se ela deveria ser legalizada numa sociedade solidária.

Erik Leipoldt com tetraplegia adquirida em 1978, após um acidente de mergulho. Acaba de publicar um livro sobre as atitudes do povo brasileiro e holandês para com pessoas com quadriplegia referentemente à eutanásia. Aqui pergunta se nós realmente precisamos legalizar a eutanásia.

Na Austrália e outros países ocidentais, o sofrimento é uma experiência subjectiva e privada que conduz à invocação dos direitos individuais para acabar com a própria vida caso se torne insuportável. A vida de uma pessoa que sofre não nenhuma consequência para os outros.

Quando olhamos mais perto, no entanto, vemos que esse domínio privado é uma ilusão. O sofrimento não é uma experiência individual e isolada. Ninguém é uma entidade autónoma. O sofrimento e a sua melhoria, é basicamente um processo dinâmico que envolve os outros.

Aqui na Austrália, como noutros locais, alguma imprensa advoga uma legislação para estabelecer a eutanásia para pessoas de mente sã em resposta à "dor, sofrimento ou debilidade" o que é considerado "importante" na presença de uma doença terminal. Vaga e ampla quanto esta descrição é, convida qualquer pessoa com coração para dizer "sim, claro que devemos ajudar".

Mas o que é sofrimento? E qual é a diferença entre matar o doente e atender as necessidades do sofredor?

É na interacção entre as pessoas, em eventos prejudiciais, e nos nossos valores e práticas que o sofrimento é criado e experimentado. A dor é experimentada diferentemente por pessoas que sejam objecto de muitos cuidados e por pessoas que se sentem abandonadas. A angústia mental pode resultar de conflitos não resolvidos nos relacionamentos íntimos, mesmo os que estão no passado longínquo. Sentimentos de dependência insuportável ou perda de dignidade podem ser provocados pelas atitudes dos outros, bem como a nossa.

Ser inerentemente social, o homem sentem-se melhor em condições de relacionamentos positivos, carinho. Por exemplo, num estudo que realizei envolvendo pessoas com tetraplegia, nos Países Baixos e Austrália, foram apenas aqueles que não tinham relações de apoio que queriam a eutanásia para si próprios.

Nessa ideia de sofrimento como um bem social, não meramente privado, a experiência pode ajudar-nos a decidir o que vamos fazer sobre isso. A viagem de cuidados paliativos é abordar a pessoa que está sofrendo e cuidar dela. A opção da eutanásia é acabar com o sofrimento, matando o doente.

Um projecto de lei apresentado recentemente no parlamento da Austrália Ocidental, onde eu moro, tenta acomodar as duas opções. Tenta o respeito "consumidor" direito de escolha da morte assistida embora reconhecendo o valor dos cuidados paliativos. Tenta responder às preocupações levantadas muitas vezes contra a eutanásia sancionada pelo Estado, incluindo as provisões para lucrar com a morte pela eutanásia. Tenta responder a preocupações sobre a exploração, excluindo a eutanásia para aqueles que se sentem pesados e os menores de 21. Tenta proibir a eutanásia "turismo". Trata-se de uma aplicação multi-camadas em processo de conformidade.

Mas a experiência mostra que nenhumas garantias são suficientemente fortes para resistir contra um inevitável apelo do público para uma flexibilização da lei para cobrir o considerável sofrimento "e debilidade" das pessoas excluídas nessas categorias.

Em qualquer caso, é realmente um médico quem pode avaliar se alguém quer a eutanásia para deixar de ser um fardo para os outros? Na Holanda não foram salvaguardas casos especiais, por exemplo, pedidos de eutanásia feitos há 12 anos.

Pessoas que não eram doentes terminais já acabaram com as suas vidas ao abrigo das disposições da eutanásia.

Ao mesmo tempo, as pessoas temem mortes lentas em máquinas ou após tratamento exaustivo. E anomalias no âmbito do presente regime não existem onde a equipe médica, ilegalmente, apressar activamente a morte. Isso significa que devemos simplesmente tornar isso legal?

Devíamos realmente perguntar, é realmente responsável a pressa para a opção pela eutanásia legal, antes, como uma sociedade, termos feito todo o possível para praticar todo o cuidado e apoio que somos capazes. Evidentemente, estamos muito longe deste ponto.

Não vivemos em sociedades preocupadas com o carinho. Vivemos em sociedades onde os laços sociais se estão desgastando. A autonomia individual, as relações contratuais entre consumidores racionais, e do consumismo deve fazer parte do nosso caminho actuando com qualidade social, com o carinho de seres humanos.

A legalização da eutanásia não consegue abordar o sofrimento que está por trás dos pedidos dos pacientes que a solicitam. Os mais referidos são: dependência, dor e perda da dignidade. Todos estes casos podem ser melhorados através de bons cuidados. A dependência dos outros é apenas ridículo, na ausência de apoio carinhoso. Claro que há sempre dor que não pode ser tratada de forma diferente da sedação, mas casos extremos fazem uma má lei. Afinal, não há soluções perfeitas.

Para alguns a eutanásia é compassiva porque evita situações em que as pessoas acabam com as suas próprias vidas. Mas isso é má interpretação da natureza da compaixão, e é ser irrealista. Compaixão requer envolvimento pessoal com o sofrimento do outro - os "cuidados" de saúde - num mundo imperfeito, algo que a prática da eutanásia não faz. A eutanásia é basicamente um acordo contratual entre as pessoas separadas, dentro de determinadas regras, para terminar uma vida. É um procedimento técnico, não um acto de compaixão.

Uma ética do cuidado presta atenção em primeiro lugar, à necessidade que fundamenta o pedido. Aceita a responsabilidade para satisfazer essa necessidade e atende com competência (Toronto, 1993). É uma relação de dupla acção participativa com, neste caso, um paciente com doença terminal. Este cuidado não é paternalista e envolve estar com a pessoa que sofre, utilizando a comunicação pensativa, confiança, amor, respeito e até mesmo humor. Estes ajudam a preservar o significado e propósito na fase final da vida, que é muitas vezes visto como sem sentido no nosso mundo racionalista.

Outra resposta é encorajar as duas opções: cuidados paliativos e eutanásia. É concebível que uma sociedade justa possa tornar a eutanásia uma opção para os poucos casos de dor verdadeiramente insuportável. Mas primeiro vamos ser uma sociedade solidária. Há muito trabalho a ser feito. Actualmente, a maioria de nós continua a desvalorizar, idosos frágeis e altamente dependentes que incorporam os elementos da condição humana de que não gostamos. Numa sociedade de consumo utilitarista, sancionada pelo Estado a eutanásia traz riscos de desvio grave.

As leis devem rejeitar a legalização da eutanásia como uma via inadequada para o alívio do sofrimento. Mas também devem fazer perguntas sobre as suas próprias políticas e práticas de cuidados de saúde como potenciais contribuintes para os pedidos de eutanásia. Como tratar toda a vida como um bem valioso e fornecer cuidado excelente?

Como fortalecer os cuidados paliativos?

Se nós tivermos atenção para com as necessidades humanas em cada caso; se assumimos a responsabilidade para com eles; se fazemos isso com competência e com a participação de pacientes, o que é que isso parece?

O carácter de uma nação revela-se na forma como trata os seus cidadãos mais vulneráveis. Doentes terminais são altamente vulneráveis. Rejeitamos que o Estado que sancionou a eutanásia seja insensível. Pelo contrário, deve reafirmar a nossa determinação em trabalhar para uma sociedade solidária.

Referências
Leipoldt, EA (2010) Eutanásia e perspectiva da deficiência. VDM Verlag. Saarbrucken. Alemanha.
Toronto, J. (1993). limites morais. Um argumento político para uma ética do cuidado.

This article is published by Erik Leipoldt, and MercatorNet.com under a Creative Commons license. You may republish it or translate it free of charge with attribution for non-commercial purposes following these guidelines. If you teach at a university we ask that your department make a donation. Commercial media must contact us for permission and fees. Some articles on this site are published under different terms.

(tradução de AMA)

Publicada por ontiano em NUNC COEPI AQUI

«Eu porém digo-vos: Não oponhais resistência ao mau»

São Cipriano (c. 200-258), bispo de Cartago e mártir 
Os benefícios da paciência, 15-16; SC 291

«Suportai-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do espírito mediante o vínculo da paz» (Ef 4,2). Não é possível manter a unidade e a paz, se os irmãos não se encorajarem uns aos outros para o apoio mútuo, mantendo um bom entendimento graças à paciência. [...]

Perdoar ao irmão que nos ofende, não só setenta vezes sete vezes, mas todas as faltas, amar os inimigos, rezar pelos adversários e pelos perseguidores (Mt 5,39.44; 18,22) – como chegar aí se não formos firmes na paciência e na benevolência? É o que vemos em Estêvão [...]: em vez de pedir a vingança, pediu o perdão para os seus carrascos, dizendo: «Senhor, não lhes imputes este pecado» (Ac 7,60). Eis o que fez o primeiro mártir de Cristo [...], que se tornou, não só pregador da Paixão do Senhor, mas também imitador da Sua paciente doçura. 

Que dizer da cólera, da discórdia, da rivalidade? Que não têm lugar entre os cristãos. A paciência deve preencher o seu coração; nele não se encontrará nenhum destes males. [...] O apóstolo Paulo avisa-nos: «Não entristeçais o Espírito Santo de Deus [...]: fazei desaparecer da vossa vida tudo o que é amargura, raiva, cólera, gritos ou insultos» (Ef 4,30-31). Se o cristão foge dos assaltos da nossa natureza caída como de um mar em fúria, e se estabelece no porto de Cristo, na paz e na calma, não deve admitir no seu coração nem a cólera nem a desordem. Não lhe é permitido pagar o mal com o mal (Rm 12,17), nem conceber o ódio.

O Evangelho do dia 17 de junho de 2013

«Ouvistes que foi dito: “Olho por olho e dente por dente”. Eu, porém, digo-vos que não resistais ao homem mau; mas, se alguém te ferir na tua face direita, apresenta-lhe também a outra; e ao que quer chamar-te a juízo para te tirar a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém te forçar a dar mil passos, vai com ele mais dois mil. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem deseja que lhe emprestes. 

Mt 5, 38-42