Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 12 de maio de 2013

Amar a Cristo...

Senhor Jesus, comoveste-Te e choraste (Jo 11, 35) diante do corpo de Lázaro irmão de Maria e Marta, hoje queremos agradecer-Te esse dom que nos concedestes de nos comover e chorar, seja com as muitíssimas coisas belas que nos ofereceste como com a indignação pelo mal que tanto por aí grassa e que tanto Te ofende.

Louvado sejais pela capacidade de alegria perante o belo e bom, e de rejeição emocional perante o mal, que colocaste no nosso coração!

JPR

Preparando e vivendo a Consagração

Terra Santa - 17 a 24 junho - Paróquia Portas do Céu - Telheiras

Informações e inscrições

Engº Carlos Albuquerque – Tlf. 217 596 099
Dr. Joel Moedas Miguel – Tlm 939 606 084 joelmm@verdepino.com

Papa encoraja as iniciativas em defesa da vida

No final da Missa, o Santo Padre cumprimentou um a um os bispos e padres concelebrantes, assim como as delegações oficiais provenientes da Itália, da Colômbia e do México, países de origem dos novos santos.

Logo de seguida, antes do canto do “Regina Coeli” (oração mariana deste tempo pascal), saudou cada uma dessas delegações, com palavras de encorajamento a cada uma das três nações, começando pela Itália: “Que os mártires de Otranto ajudem o querido povo italiano a olhar com esperança para o futuro, confiando na proximidade de Deus que nunca abandona, mesmo nos momentos difíceis”.

Para a Colômbia, o Papa fez votos de novo impulso apostólico, para a Igreja, e paz e desenvolvimento justo para toda a população: “Que por intercessão de Madre Laura Montoya, o Senhor conceda um novo impulso missionário e evangelizador à Igreja, e que inspirados no exemplo de concórdia e reconciliação desta nova santa, os amados filhos da Colômbia continuem a trabalhar pela paz e pelo justo desenvolvimento”.

Finalmente uma alusão ao México, com votos de que por intercessão de Santa Guadalupe se supere a violência e a insegurança, a favor da solidariedade e da convivência fraterna: “Nas mãos de Santa Guadalupe Garcia Zavala confiamos todos os pobres, os doentes e quantos os assistem. E encomendamos à sua intercessão a nobre Nação mexicana, para que, desterrada toda a violência e insegurança, avance cada vez mais pelo caminho da solidariedade e da convivência fraterna”.

O Papa Francisco recordou também a beatificação, neste sábado, em Roma, do padre Luigi Novarese, fundador do Centro Voluntários do Sofrimento e dos Silenciosos Operários da Cruz. “Uno-me à ação de graças (disse) por este padre exemplar que soube renovar a pastoral dos doentes, tornando-os sujeitos ativos na Igreja”.

Tinha tido lugar, nesta manhã, em Roma, uma “marcha pela vida”. Saudando os participantes nesta iniciativa, o Papa convidou todos (citamos) a “manter viva a atenção sobre o tema tão importante do respeito pela vida humana desde o momento da sua conceção”. E referiu a propósito a inciativa europeia “Um de nós”, visando “garantir proteção jurídica ao embrião, tutelando cada ser humano desde o primeiro instante da sua existência. Neste contexto, o Santo Padre lembrou ainda a “Jornada do Evangelho da vida”, que terá lugar no Vaticano, a 15 e 16 de junho, no âmbito do Ano da Fé, congregando “os que têm a peito a defesa da sacralidade da vida humana”.

Rádio Vaticano

Primeiras canonizações do Papa Francisco

Dezenas de milhares de pessoas participam, neste domingo de manhã, na Praça de São Pedro, na Missa presidida pelo Papa, para a proclamação de novos santos.

Um grupo de mártires italianos e duas religiosas latino-americanas são os primeiros santos deste pontificado e o reconhecimento oficial da sua santidade foi anunciado por Bento XVI, a 11 de fevereiro passado, no consistório em que o atual Papa emérito comunicou a sua decisão de renunciar ao exercício do ministério petrino a partir do fim daquele mês.

Entre os novos santos está a colombiana Laura de Santa Catarina de Sena (1874-1949), a primeira católica do país a ser canonizada. Madre Laura Montoya fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Beata Virgem Maria Imaculada e de Santa Catarina de Sena, uma congregação atualmente presente em 21 países da África, Europa (Espanha e Itália) e, sobretudo, América Latina.

Além de Laura Montoya, são também canonizados hoje o italiano Antonio Primaldo, juntamente com cerca de 800 companheiros leigos, assassinados “por ódio à fé” a 13 de agosto de 1480, na cidade de Otranto, durante uma invasão levada a cabo por tropas otomanas (turcas).

Finalmente, a outra nova santa é a mexicana Maria Guadalupe García Zavala (1878-1963), que participou na criação da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres.

Na homilia, o Papa Francisco comentou as leituras do sétimo domingo do tempo pascal, começando pelo martírio de santo Estêvão, homem “cheio do Espírito Santo”, como refere os Atos dos Apóstolos. Isso quer dizer que “estava cheio do Amor de Deus, que toda a sua pessoa, a sua vida era animada pelo Espírito de Cristo ressuscitado, seguindo Jesus com fidelidade total, até ao dom de si” – observou o Papa, passando a referir-se aos oitocentos mártires de Otranto, decapitados em 1480, nos arredores daquela cidade do sul da Itália, por se terem recusado a renegar à própria fé em Cristo. Onde encontraram a força para permanecerem fiéis? Precisamente na fé!

“Caros amigos, conservemos a fé que recebemos e que é o nosso verdadeiro tesouro, renovemos a nossa fidelidade ao Senhor, mesmo no meio dos obstáculos e das incompreensões; Deus nunca nos fará faltar força e serenidade. Ao mesmo tempo que veneramos os Mártires de Otranto, peçamos a Deus que sustente tantos cristãos que, precisamente nestes tempos e em tantas partes do mundo, ainda sofrem violências, e lhes dê a coragem da fidelidade e de responder ao mal com o bem”.

O Evangelho do dia, em que Jesus roga ao Pai por todos os que hão-de crer para que sejam uma só coisa n’Ele e no Pai, Papa Francisco referiu a primeira santa colombiana: “Santa Laura Montoya foi instrumento de evangelização primeiro como mestra e depois como madre espiritual dos indígenas, aos quais infundiu esperança, acolhendo-os com esse amor aprendido de Deus e levando-os a Ele com uma eficaz pedagogia que respeitava a sua cultura”.

“Esta primeira santa nascida na formosa terra colombiana ensina-nos a ser generosos com Deus, a não viver a fé solitariamente – como se fosse possível viver a fé isoladamente… Ensina-nos a ver o rosto de Jesus refletido no outro, a vencer a indiferença e o individualismo, acolhendo a todos sem preconceitos nem reticências, com autentico amor, dando-lhes o melhor de nós próprios e sobretudo, partilhando com eles o que mais precioso temos: Cristo e o seu Evangelho”.

Finalmente, uma referência ao testemunho (do amor de Deus) que estamos chamados a dar na vida quotidiana, como o fez a nova santa mexicana: Santa Guadalupe Garcia Zavala. “Renunciando a uma vida cómoda para seguir a chamada de Jesus, ensinava a amar a pobreza, para poder amar mais aos pobres e aos enfermos. Madre Lupita ajoelhava-se no chão do hospital, diante dos doentes e dos abandonados, para os servir com ternura e compaixão. E isto chama-se tocar a carne de Cristo. Os pobres, os abandonados, os enfermos, os marginalizados são a carne de Cristo. E madre Lupita tocava a carne de Cristo e nos ensinava esta conduta: não nos envergonharmos, não ter medo, não ter repugnância de tocar a carne de Cristo”.

Rádio Vaticano

Vídeo da ocasião em espanhol

Exemplo de coerência e firmeza na fé, Cardeal O'Malley boicota cerimónia de doutoramento 'honoris causa' de político pró-aborto

O Cardeal Seán O’Malley, Arcebispo de Boston e conselheiro próximo do Papa Francisco, vai boicotar um evento numa universidade situada na sua diocese por causa da homenagem que vai ser feita ao primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kelly.

Kelly apoia a liberalização parcial do aborto na Irlanda, país em que a prática é proibida. Boston College tinha sido já criticado por movimentos pró-vida por convidar o político e, este sábado, o Cardeal deu força aos protestos anunciando que não estará presente.

O’Malley, que é de origem irlandesa, costuma fazer a bênção final desta cerimónia, que este ano se vai realizar no dia 20 de Maio. O Arcebispo anunciou que apesar de não estar presente, os finalistas podem contar com as suas orações.

O Cardeal foi referido várias vezes como um dos possíveis sucessores de Bento XVI e após a eleição de Francisco foi convidado a fazer parte de uma comissão especial de apenas oito cardeais que vão aconselhar sobre as reformas a fazer na cúria romana.

Seán O’Malley, que esteve no fim-de-semana passado nos Açores para presidir às celebrações da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres, é conhecido pela forma como lida com casos de abusos sexuais na Igreja. O Cardeal já foi nomeado para três dioceses com o propósito de recuperar a imagem e a reputação da Igreja, e lidar eficazmente com este problema, adoptando uma política de tolerância zero e total transparência.

Rádio Renascença

De 22 a 28 de Julho o Papa no Rio para a JMJ

O Brasil é o destino da primeira viagem internacional do Papa Francisco, que de 22 a 28 de Julho estará no Rio de Janeiro para a celebração da XXVIII Jornada mundial da juventude. Foi anunciado na manhã de terça-feira 7 de Maio pela Sala de Imprensa da Santa Sé, que ilustrou o programa da visita.

Quatro meses depois da eleição, o primeiro Pontífice da América Latina regressa ao seu continente, visitando o país com o maior número de católicos no mundo. A partir da tarde de segunda-feira 22 permanecerá por sete dias na metrópole carioca. Na terça-feira 23 não estão previstos compromissos; o Papa estará na residência do Centro de estudos do Sumaré, e a quarta-feira 24 será dedicada quase inteiramente à peregrinação ao santuário mariano de Aparecida. Além disso, estão previstos encontros oficiais - em primeiro lugar com a presidente da República Dilma Rousseff (segunda-feira 22) - e outros mais pastorais: as visitas a um hospital para a inauguração de um pólo de atenção integrada da saúde mental (quarta-feira 24) e à favela da Varginha (quinta-feira 25), e a saudação a alguns presos (sexta-feira 26).

A participação do Santo Padre nos ritos e noutros momentos da JMJ, durante os quais são esperados milhões de jovens dos cinco continentes, está no centro da programação: a festa de recepção, no cenário sugestivo da praia de Copacabana e as confissões dos jovens, o almoço com a delegação de representantes das novas gerações dos cinco continentes; a via-sacra em Copacabana, a vigília e a celebração conclusiva na esplanada de Guaratiba, na periferia ocidental da Cidade maravilhosa. Na tarde de domingo, antes de se despedir, o Papa Francisco participará na reunião de coordenação do Conselho episcopal latino-americano (CELAM), para frisar a própria atenção em relação a todo o continente. Regressará a Roma, depois de um voo de mais de nove mil quilómetros, na manhã de segunda-feira 29.

Antes dele, João Paulo II já tinha visitado quatro vezes o Brasil: em Julho de 1980, em Junho de 1982, em Outubro de 1991 e em Outubro de 1997. Também Bento XVI, em Maio de 2007, visitou São Paulo e Aparecida, sede dos trabalhos da V Conferência geral do episcopado da América Latina e do Caribe, na qual participou também o então cardeal Jorge Mario Bergoglio.

(© L'Osservatore Romano - 12 de Maio de 2013)

ACTO DE CONFIANÇA E CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

ORAÇÃO DE BENTO XVI

Igreja da Santíssima Trindade – Fátima - Quarta-feira, 12 de Maio de 2010

Mãe Imaculada,
neste lugar de graça,
convocados pelo amor do vosso Filho Jesus,
Sumo e Eterno Sacerdote, nós,
filhos no Filho e seus sacerdotes,
consagramo-nos ao vosso Coração materno,
para cumprirmos fielmente a Vontade do Pai.

Estamos cientes de que, sem Jesus,
nada de bom podemos fazer (cf. Jo 15, 5)
e de que, só por Ele, com Ele e n’Ele,
seremos para o mundo
instrumentos de salvação.

Esposa do Espírito Santo,
alcançai-nos o dom inestimável
da transformação em Cristo.
Com a mesma força do Espírito que,
estendendo sobre Vós a sua sombra,
Vos tornou Mãe do Salvador,
ajudai-nos para que Cristo, vosso Filho,
nasça em nós também.

E assim possa a Igreja
ser renovada por santos sacerdotes,
transfigurados pela graça d'Aquele
que faz novas todas as coisas.

Mãe de Misericórdia,
foi o vosso Filho Jesus que nos chamou
para nos tornarmos como Ele:
luz do mundo e sal da terra
(cf. Mt 5, 13-14).

Ajudai-nos,
com a vossa poderosa intercessão,
a não esmorecer nesta sublime vocação,
nem ceder aos nossos egoísmos,
às lisonjas do mundo
e às sugestões do Maligno.

Preservai-nos com a vossa pureza,
resguardai-nos com a vossa humildade
e envolvei-nos com o vosso amor materno,
que se reflecte em tantas almas
que Vos são consagradas
e se tornaram para nós
verdadeiras mães espirituais.

Mãe da Igreja,
nós, sacerdotes,
queremos ser pastores
que não se apascentam a si mesmos,
mas se oferecem a Deus pelos irmãos,
nisto mesmo encontrando a sua felicidade.
Queremos,
não só por palavras mas com a própria vida,
repetir humildemente, dia após dia,
o nosso « eis-me aqui».

Guiados por Vós,
queremos ser Apóstolos
da Misericórdia Divina,
felizes por celebrar cada dia
o Santo Sacrifício do Altar
e oferecer a quantos no-lo peçam
o sacramento da Reconciliação.

Advogada e Medianeira da graça,
Vós que estais totalmente imersa
na única mediação universal de Cristo,
solicitai a Deus, para nós,
um coração completamente renovado,
que ame a Deus com todas as suas forças
e sirva a humanidade como o fizestes Vós.

Repeti ao Senhor aquela
vossa palavra eficaz:
« não têm vinho » (Jo 2, 3),
para que o Pai e o Filho derramem sobre nós,
como que numa nova efusão,
o Espírito Santo.

Cheio de enlevo e gratidão
pela vossa contínua presença no meio de nós,
em nome de todos os sacerdotes quero,
também eu, exclamar:
« Donde me é dado que venha ter comigo
a Mãe do meu Senhor?» (Lc 1, 43).

Mãe nossa desde sempre,
não Vos canseis de nos visitar,
consolar, amparar.
Vinde em nosso socorro
e livrai-nos de todo o perigo
que grava sobre nós.
Com este acto de entrega e consagração,
queremos acolher-Vos de modo
mais profundo e radical,
para sempre e totalmente,
na nossa vida humana e sacerdotal.

Que a vossa presença faça reflorescer o deserto
das nossas solidões e brilhar o sol
sobre as nossas trevas,
faça voltar a calma depois da tempestade,
para que todo o homem veja a salvação
do Senhor,
que tem o nome e o rosto de Jesus,
reflectida nos nossos corações,
para sempre unidos ao vosso!

Assim seja!

© Copyright 2010 - Libreria Editrice Vaticana