Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Amar a Cristo...

Senhor Jesus ajuda-nos a não vacilar na confiança que em Ti depositamos, pois só Tu és o Bom Pastor e só Tu sabes quais são os melhores pastos para nós que somos as Tuas ovelhas, mesmo se quando olhamos de longe estes nos parecem uns secos e outros pantanosos.

Amado Mestre, Tu que tudo sabes, conduz-nos na nossa simplicidade terrena rumo a um futuro mais próximo de Ti e portanto certamente melhor.

Louvado seja Jesus Cristo Nosso Senhor por todo o sempre!

JPR

Dou testemunho da minha fé em Cristo?

Na segunda quinzena do mês, no dia 19, a Liturgia oferece-nos a solenidade do Pentecostes. E no domingo seguinte, a festa da Santíssima Trindade. O Paráclito, agora, como na época apostólica e sempre na vida da Igreja, é Quem fortalece os cristãos e lhes comunica valentia para anunciarem Jesus por toda a parte. Meditai no que aconteceu depois da morte de Estêvão, o primeiro mártir. Naquele dia, uma terrível perseguição caiu sobre a igreja de Jerusalém, e todos, exceto os Apóstolos, se dispersaram pelas terras da Judeia e da Samaria [19]. Aquela perseguição, em vez de travar o crescimento da Igreja, trouxe como consequência a sua expansão para além dos confins de Jerusalém. Implantou-se em novos lugares, em novas gentes, inclusivamente em pessoas que não pertenciam ao povo de Israel, como eram os samaritanos. Outro tanto aconteceu a S. Paulo durante as suas viagens apostólicas.

Ao considerar estes factos, recordados nas leituras do Tempo Pascal, deveríamos, em boa lógica, perguntar-nos: e eu? Dou testemunho da minha fé em Cristo? Peço a Deus que me aumente esta virtude teologal, juntamente com a esperança e a caridade, particularmente neste Ano da fé? Supero com determinação os respeitos humanos e outros impedimentos que me retraem da tarefa apostólica? A consideração de que Jesus ressuscitado caminha junto de mim por todas as encruzilhadas da minha vida habitual ajuda-me a ser audaz? Vou com frequência ao Sacrário, para pedir uma maior piedade no meu trato com Ele e com a Sua Santíssima Mãe? Escutemos as perguntas que o Papa Francisco nos faz: Tu e eu adoramos o Senhor? Vamos ter com Deus só para pedir, para agradecer, ou vamos até Ele também para O adorar? (…). Adorar o Senhor quer dizer dar-Lhe, a Ele, o lugar que deve ter. Adorar o Senhor significa afirmar, crer – e não apenas por palavras – que Ele é o único que guia verdadeiramente a nossa vida [20].

[19]. At 8,1b.
[20]. Papa Francisco, Homilia na Basílica de S Paulo extramuros, 14-IV-2013.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de maio de 2013)

© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Uma oração feita com distração tem valor?

Programa da visita do Papa no Brasil de 22 a 28 de julho

Foi divulgada ao meio-dia de hoje, 07, no Vaticano, a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. O Santo Padre chega ao Rio de Janeiro na tarde de segunda-feira, 22 de julho, sendo recebido no Aeroporto Internacional do Galeão/Antonio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e pelo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. A Cerimônia de boas-vindas se realizará internamente no Palácio Guanabara. O Santo Padre se detérá por alguns minutos na Sala Presidencial do aeroporto, enquanto a Comitiva toma o seu lugar nos veículos do cortejo papal.

Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas; presentes os mais altos cargos do Estado, o Corpo Diplomático e algumas centenas de convidados institucionais. Além da execução dos hinos e honras militares, os discursos da Presidente Dilma e do Santo Padre; em seguida a apresentação das duas delegações (brasileira e vaticana).

A Senhora Presidente acompanha o Santo Padre à Sala Verde do primeiro andar, onde se realizarão os encontros privados.

- breve encontro com o Governador do Estado do Rio de Janeiro e apresentação da família.
- breve encontro com o Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e apresentação da família.

O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde será a sua residência durante a permanência no Rio de Janeiro.

A terça-feira, dia 23, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho.

Na quarta-feira, 24, às 8h15 o Papa deixará o Rio de Janeiro e de helicóptero irá até Aparecida onde irá venerar a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará a Santa Missa.

O Santo Padre será acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Papa Francisco almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio de Janeiro.

No final da tarde no Rio de Janeiro o Santo Padre visitará o Hospital São Francisco de Assis. O Hospital, dirigido pela Associação homônima, dedica-se seja à recuperação dos dependentes da droga e do álcool, seja na assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa.

No início da noite Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará.

Na quinta-feira, dia 25, o Santo Padre celebrará no início da manhã a Santa Missa em privado na Residência do Sumaré.

Às 9 horas Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.

Por volta das 10 horas deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à Comunidade da Varginha – Manguinhos, para uma visita.

A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras.
O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade.
Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial.
Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade.
O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da Comunidade. Ali o Papa fará um discurso.

Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado.


Na parte da tarde às 17 horas o Santo Padre deixará novamente o Sumaré em direção da Praia de Copacabana onde terá lugar a Festa da Acolhida aos jovens participantes da JMJ.

O ato está previsto na forma de Celebração da Palavra. O Papa fará um discurso e abençoará os jovens. Retornará depois ao Sumaré onde pernoitará.

Na sexta-feira de manhã, dia 26, Santa Missa em privado na Residência do Sumaré. Em seguida irá se deslocar em automóvel até à Quinta da Boa Vista onde às 10 horas irá confessar 5 jovens provenientes dos cinco continentes.

Após as confissões Papa Francisco se transferirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio de Janeiro, o qual acolhe o Santo Padre na entrada principal.

O Santo Padre irá encontrar em forma reservada cinco jovens detentos. Presentes também alguns assistentes acompanhantes dos jovens detentos. Em seguida o Santo Padre e o Arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a Capela onde encontrará as Irmãs que trabalham na residência.

Às 12 horas o Santo Padre do balcão do Palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do Comitê Organizador e os 10 grandes patrocinadores-benfeitores da JMJ para uma saudação. Não estão previstos discursos.

No Salão redondo no primeiro andar do Arcebispado, o Santo Padre almoçará com S.E. Dom Tempesta e com 12 jovens de várias nacionalidades: um jovem e uma moça de cada um dos continentes mais um jovem e uma moça de nacionalidade brasileira.

O almoço terá a duração de cerca 1 hora.

Após o almoço o Papa retornará ao Sumaré.

No final da tarde, às 17 hora retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens: o Santo Padre, depois de introduzir o ato litúrgico, acompanhará do palco o desenvolvimento da Via Sacra, e ao término pronunciará a sua alocução e concluirá a oração. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará.

No sábado de manhã, dia 27, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará a Santa Missa, às 9 horas, com os bispos da JMJ, com sacerdotes, religiosos e seminaristas.

Já no Teatro Municipal, às 11h30, o Santo Padre encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas do mundo da cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso.

Na conclusão o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os Cardeais do Brasil, a Presidência da CNBB, os Bispos da Região e a Comitiva papal.

No início da noite, por volta das 18h15 o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba onde será realizada a Vigília de Oração com os jovens.

O encontro com os jovens terá lugar em uma área campestre denominada Campus Fidei, preparada para a ocasião pelas Autoridades locais, e que pode conter mais de dois milhões de pessoas. O encontro será na forma de uma Liturgia da Palavra, com testemunhos e perguntas de cinco jovens ao Santo Padre; respostas e discurso do Santo Padre; orações e cantos; troca de presentes e benção.

Os jovens dormirão no Campus Fidei, esperando a missa do dia seguinte.

No domingo, dia 28, Papa Francisco às 8h20 deixará novamente o Sumaré em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a célebre estátua do Cristo Redentor que do alto do Corcovado abraça a cidade do Rio.

Um cinegrafista do CTV estará abordo do helicóptero e transmitirá as imagens ao vivo através do host broadcaster.

Às 10 horas terá início a Missa de Envio da JMJ Rio2013. Prevista a presença da Presidente da República.

A Celebração terminará com o discurso de S.E.Card.Rylko; Angelus do Santo Padre; e anúncio da sede e do ano onde se realizará a sucessiva JMJ.

Papa retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a Comitiva papal.

Ainda no Sumaré às 16 horas o Papa encontrará o Comitê de Coordenação do CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano.

O Comitê de coordenação do Celam é composto por cerca 45 bispos, que iniciarão as Sessões de trabalho na segunda-feira, dia 29 de julho.

Depois de se despedir do pessoal da residência do Sumaré Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará a eles um discurso.

Às 18h30 a cerimônia de despedida no aeroporto Galeão/Antonio Carlos Jobim. O Santo Padre será acolhido no Pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela Presidente da República, Dilma Rousseff. Discurso da Senhora Presidente e do Santo Padre.

O Santo Padre se despedirá da Presidente da República nas escadas do avião.

A partida para Roma está prevista para às 19 horas, e a chegada a Roma, 11h30 da manhã, hora italiana. Conclusão da 1ª Viagem Apostólica Internacional de Papa Francisco.

Silvonei José ouviu o comentário do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta sobre o programa da visita do Papa.

Rádio Vaticano

Papa Francisco fala da paciência cristã

Também em meio às atribulações, o cristão jamais está triste, mas sempre testemunha a alegria de Cristo. Foi o que afirmou esta manhã o Papa Francisco, durante a Missa na Casa Santa Marta.

Na presença de um grupo de funcionários da Fábrica de S. Pedro, o Papa falou que o cristão enfrenta as dificuldades não só com alegria, mas também com paciência.

O Santo Padre deu o exemplo de muitos mártires, como os de Nagasaki, que se ajudavam reciprocamente, “esperando o momento da morte”. Outros iam para o martírio como se estivessem se dirigindo a uma festa de casamento. Este comportamento de suportar, acrescentou, é a atitude normal do cristão, e não a de constante lamentação.

O cristão, então, é chamado a suportar como fez Jesus, “sem lamentações, e a suportar em paz”. Este “caminhar na paciência renova a nossa juventude e nos torna mais jovens”:

“O paciente é aquele que, no final, é o mais jovem! E a isso nos convida o Senhor: a esta renovada juventude pascal pelo caminho do amor, da paciência, de suportar as tribulações e também – permito-me dizer – de nos suportar uns aos outros.”

Rádio Vaticano

Vídeo da ocasião em italiano

Imitação de Cristo, 4 , 18, 3 - Que o homem não seja curioso escrutador do Sacramento, mas humildeimitador de Cristo, sujeitando sua razão à santa fé - Voz do Amado

Alguns são gravemente tentados acerca da fé nesse Sacramento; mas isso não se deve imputar a eles, senão ao inimigo. Não te importes, nem disputes com teus próprios pensamentos, nem respondas às dúvidas que o demónio te sugere, mas crê nas palavras de Deus, crê nos seus santos e profetas, e fugirá de ti o malvado inimigo. Muitas vezes é de grande proveito ao servo de Deus passar por tais provações, porque o demónio não tenta aos infiéis e pecadores, que já tem seguros: aos fiéis devotos, porém, ele tenta e molesta de vários modos.

Caso do jogador de basquete da NBA homossexual rompe o mito do "gene gay"

O caso do Jason Collins, jogador famoso da equipe de basquetebol americano Boston Celtics, quem admitiu sua homossexualidade na edição da revista Sports Illustrated posta à venda em 6 de maio, confirma que não existe o "gene gay", pois tem um irmão gémeo que não é homossexual, indicou a psiquiatra peruana Maíta García Trovato.

Depois da revelação, publicada em 29 de abril no site da revista, Collins recebeu a felicitação de diversas personalidades, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ex-presidente Bill Clinton, entre outros.

Para a Dra. García Trovato, em comentário publicado no seu perfil da rede social Facebook, a notícia da homossexualidade do desportista não teria maior importância "salvo por um detalhe que passou despercebido", embora seja importante: Jason Collins "tem um irmão gémeo que não é gay", fazendo referência ao também jogador de basquete Jarron Collins.

"O assunto dos gémeos univitelinos sempre foi uma problema para o lobby homossexual ansioso por encontrar o ‘gene gay’ que normalize a homossexualidade, pois esta seria assim inata", assinalou a médico psiquiatra.

Porém, "os gémeos idênticos invariavelmente defraudaram o ‘gene gay’".

A psiquiatra assinalou que "por compartilhar sua dotação genética, caso um fosse homossexual, ambos deveriam", mas evidentemente "não é assim", tal como evidência o caso do Jason Collins.

García Trovato indicou também que "estudos realizados há muito tempo sobre esse tipo de gémeos evidenciam que ocorrem casos de homossexualidade em ambos somente quando viveram juntos durante toda sua vida num mesmo ambiente".

"Quando por circunstâncias excepcionais os gémeos monozigóticos foram criados separados, nunca ocorreu a homossexualidade simultânea em ambos", indicou.

A conclusão desta evidência, assinalou a psiquiatra, é que "a homossexualidade é um transtorno da personalidade que a pessoa adquire, mas do qual também pode sair".

Infelizmente, assinalou, devido às pressões do lobby gay sobre a comunidade científica, a homossexualidade é o único transtorno da personalidade sobre o que "se declararam oficialmente proibidas todas as terapias, em tempos de tanto progresso médico a fim de ‘voltar’".

"Embora provavelmente Barack Obama não o felicite", em caso de deixar a homossexualidade, assegurou.

(Fonte ‘ACI Digital’ com adaptação de pormenor por JPR)

'Lembrando Josué de Castro' pelo Prof. Adriano Moreira

Num inquérito oportuno da RTP, intitulado "Ler, Ler melhor", em busca, junto de cada inquirido, de saber qual foi "o livro da minha vida", e as razões de escolha, escolhi, entre vários, aquele que mais tem a ver com a situação trágica, que se agrava diariamente, nesta Europa que governou o mundo, e no país que é nosso e sofre as consequências do novo-riquismo que se foi sobrepondo às diferenças ideológicas invocadas durante meio século de Guerra Fria.

Destaquei, como mais indicado e de previsões confirmadas, um facto de que a realidade nos tem desabituado, o livro de Josué de Castro, Geografia da Fome (1946), que fez dele um cidadão do mundo.

Brasileiro, nascido num tempo em que a sua pátria ainda não era a potência emergente da atualidade, mereceu este comentário de Pearl Buck, Prémio Nobel da Literatura: "É este o livro mais encorajador, mais esperançoso e mais cordial que já li em toda a minha vida... ler este livro tão expressivo, tão claro em seu pensamento, tão racional na exposição dos factos científicos, tão sábio em suas sugestões acerca de novas formas de conhecimento, é encontrar uma renovada esperança para a humanidade."

Solidão interna

«O homem tem medo de ficar a sós consigo mesmo, perde o seu centro, torna-se um vagabundo intelectual que está sempre fora de si mesmo».

(“Olhar para Cristo” – Joseph Ratzinger)

“New Age” (2)

A revelação é reduzida a um despertar da consciência, a uma iluminação interior por essa centelha divina, que é cósmica e que está dentro de cada um e não uma palavra que vem de fora, que vem do alto. O objectivo dessa espiritualidade é tornar a pessoa realizada, que se exprime em palavras: paz, harmonia, serenidade, sentir-se bem consigo mesmo, com o seu corpo, com os outros, com a natureza. Trata-se sobretudo da busca de um bem-estar físico e mental, através de métodos que vai buscar às religiões orientais, aos esoterismos, às doutrinas ocultas, à nova física, concretamente à física quântica, das ondas, das energias, das vibrações próprias da matéria, à medicina global e à medicina alternativa, às diversas terapias de grupo. Traduz o desejo de uma espiritualidade, de algo que toque o coração, que toque o interior da pessoa, de um método que seja capaz de conferir sentido a uma vida e a um mundo caótico e confuso. Trata-se da busca de algo mais humano, mais belo na relação com a vida estressante e opressora da nossa sociedade».

(Excerto Conferência proferida nas Jornadas Nacionais de Catequistas, Fátima, 15-XI-2003 - Fonte: “Pastoral Catequética”, nº 1, Jan-Abril 2005 – D. António Marto, ao tempo Bispo de Viseu, hoje Bispo de Leiria-Fátima)

«É melhor para vós que Eu vá, pois, se Eu não for, o Paráclito não virá a vós»

Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa 
Poesia Pentecostes 1937


Quem és Tu, doce luz que me preenche
E que ilumina a treva do meu coração? [...]
Serás o Mestre da obra,
O construtor da catedral eterna
Que se eleva desde a terra até ao céu?
Tu dás vida às colunas que se erguem,
Altas e aprumadas, sólidas e imutáveis (Ap 3,12);
Que, marcadas pelo selo do nome divino e eterno,
Se lançam em direcção à luz e suportam a cúpula
Que remata e coroa a santa catedral,
Obra Tua que abarca o universo inteiro:
Santo Espírito, mão de Deus criadora! [...]

Serás o suave cântico de amor
E o respeito sagrado que ecoa sem fim
À roda do trono da Trindade santa (Ap 4,8),
Sinfonia em que ressoa
A nota pura emitida por cada criatura?
O som harmonioso,
O acorde unânime dos membros e da Cabeça (Col 2,19),
Em que cada um, na plenitude da alegria,
Descobre o sentido misterioso do seu ser
E o deixa jorrar, num grito de júbilo
Libertado,
Ao participar na Tua própria manifestação:
Santo Espírito, regozijo eterno!

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 7 de maio de 2013

«Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: Para onde vais? Mas, porque vos disse estas coisas a tristeza encheu o vosso coração. «Contudo, digo-vos a verdade: A vós convém que Eu vá, porque se não for, o Paráclito não virá a vós; mas, se for, Eu vo-l'O enviarei. Ele, quando vier, convencerá o mundo quanto ao pecado, à justiça e ao juízo. Quanto ao pecado, porque não creram em Mim; quanto à justiça, porque vou para o Pai e vós não Me vereis mais; quanto ao juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Jo 16, 5-11