Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Amar a Cristo...

Senhor Jesus doaste-nos a Tua Mãe puríssima no Calvário através do discípulo predilecto e nós adoptámo-La como Rainha e nossa Mãe de imediato no nosso coração, sem Ela não teríamos como porto de abrigo o seu maternal regaço.

Doaste-nos ainda o dom especialíssimo da maternidade naquelas que nos criaram e que hoje homenageamos e às quais tanto amor e sacrifícios devemos.

Senhor hoje pedimos-Te também que concedas às mulheres e homens jovens do meu país um verdadeiro sentido de maternidade e paternidade, apesar das dificuldades económicas que em muitos casos servem de pretexto, pois se analisados em detalhe não são mais do que uma falta de capacidade de abnegação em prol da família.

Jesus Cristo Filho de Deus, agradecemos-Te humildemente as Mães que nos ofereceste, a Virgem Maria e a nossa Mãe terrena.

JPR

Nós temos um, que nos defende sempre, defende-nos das insídias do diabo, defende-nos de nós mesmos e dos nossos pecados!

Também agora, pela fé, sabemos que Jesus Cristo continua junto de nós e em nós, pela graça, com o Pai e o Espírito Santo, e na Sagrada Eucaristia. É nosso apoio e nossa fortaleza, o irmão mais velho, o amigo mais íntimo, que nunca nos abandona, especialmente nos momentos de tribulação ou de luta. Como afirma S. João, na sua primeira Carta, Ele é o nosso advogado: como é bom ouvir isto! Quando alguém é convocado pelo juiz ou entra num processo, a primeira coisa que faz é procurar um advogado para que o defenda. Nós temos um, que nos defende sempre, defende-nos das insídias do diabo, defende-nos de nós mesmos e dos nossos pecados! (…). Não tenhamos medo de O procurar para pedir perdão, para pedir a bênção, para pedir misericórdia! [17]. Esforçamo-nos por andar na presença de Deus, aconteça o que acontecer? Sabemos acolher as Suas disposições? Com que intensidade O invocamos?

A certeza de que o Mestre nos acompanha é outra consequência do acontecimento da Ascensão que nos enche de paz e de alegria, uma alegria e uma paz que temos necessari­amente de comunicar aos outros: a todas as pessoas que passam junto de nós e especialmente aos que sofrem – talvez sem o saberem bem – por causa do afastamento de Deus. Como S. Josemaria salientava, ao escrever sobre esta festa, Temos uma grande tarefa à nossa frente. Não é possível a atitude de ficarmos passivos porque o Senhor declarou expressamente: negociai até eu vir (Lc 19, 13). Enquanto esperamos o regresso do Senhor que voltará a tomar posse plena do seu Reino, não podemos estar de braços cruzados. A extensão do Reino de Deus não é só tarefa oficial dos membros da Igreja que representam Cristo, por d'Ele terem recebido os poderes sagrados. Vos autem estis corpus Christi (1 Cor 12, 27), vós também sois Corpo de Cristo, ensina-nos o Apóstolo, com o mandato concreto de negociar até ao fim [18].

[17]. Papa Francisco, Discurso na Audiência geral, 17-IV-2013.
[18]. S. Josemaria, Cristo que passa, n. 121.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de maio de 2013)

© Prælatura Sanctæ Crucis et Operis Dei

Que belo exemplo, imitemos o Santo Padre...

Santo Rosário. Os gozos, as dores e as glórias da vida de Nossa Senhora tecem uma coroa de louvores, que os Anjos e os Santos do Céu repetem ininterruptamente... e aqueles que amam a nossa Mãe aqui na terra.

- Pratica diariamente esta devoção santa e difunde-a.

(São Josemaría Escrivá - Forja, 621)

“Não se pode entender a vida cristã sem o Espírito Santo: não seria cristã."

O Espírito Santo é nosso amigo e companheiro de caminho e nos indica onde está Jesus”: foi o que disse o Papa Francisco na homilia da missa presidida na manhã desta segunda-feira, na Casa Santa Marta, no Vaticano. O Papa também reafirmou a importância do exame de consciência na vida dos cristãos. A homilia foi toda centrada no Espírito Santo, que “em Deus, na pessoa de Deus, dá testemunho de Jesus Cristo em nós”:

“Não se pode entender a vida cristã sem o Espírito Santo: não seria cristã. Seria uma vida religiosa, pagã, piedosa, que crê em Deus, mas sem a vitalidade que Jesus quer para seus discípulos. E o que dá a vitalidade é a presença do Espírito Santo em nós”.

Prosseguindo a homilia, o Papa disse que o Espírito dá-nos o testemunho de Jesus para que possamos transmiti-lo aos outros:

“A primeira leitura fala de um belo episódio: o de Lídia, a mulher que ouvia Paulo e a quem o Senhor abriu o coração para que escutasse as palavras do Apóstolo. É isto que o Espírito Santo faz: abre nosso coração para conhecermos Jesus, nos prepara ao encontro, nos faz caminhar em seu caminho”.

Francisco falou também da oração, "a via para obtermos, em todos os momentos, a graça da fecundidade da Páscoa”: uma riqueza possível graças ao Espírito Santo. Em seguida, citou o exame de consciência que os cristãos fazem sobre o dia passado, um “exercício que faz bem, pois tomamos consciência exatamente daquilo que o Senhor faz no nosso coração”.

“Pedimos a graça de nos acostumarmos, de termos familiaridade com o Espírito Santo… é um amigo. É uma presença divina que nos ajuda a seguir avante na nossa vida de cristãos. Peçamos esta graça, hoje, para que tenhamos presente, em todo momento, a fecundidade da Páscoa”, encerrou Francisco.

Começando a semana, Papa Francisco publicou um novo tweet:

"Peçamos ao Senhor que toda a nossa vida cristã seja um luminoso testemunho da sua misericórdia e do seu amor".

Rádio Vaticano

Vídeo da ocasião em italiano

Imitação de Cristo, 4 , 18, 2 - Que o homem não seja curioso escrutador do Sacramento, mas humilde imitador de Cristo, sujeitando sua razão à santa fé - Voz do Amado

Bem-aventurada a simplicidade, que deixa os caminhos dificultosos das discussões, para andar no caminho plano e firme dos mandamentos de Deus! Muitos perderam a devoção, porque quiseram investigar coisas muito altas. O que se exige de ti é fé e inocência, não sublime inteligência, nem profundo conhecimento dos mistérios de Deus. Se não entendes, nem compreendes as coisas que estão abaixo de ti, como alcançarás as que estão acima? Sujeita-te a Deus e submete teu juízo à fé, e se te dará a luz da ciência, conforme te for útil e necessário.

DN "Novo caminho para Fátima junto ao mar, pela serra e com história" (agradecimento 'É o Carteiro!)


Comissão especial do Papa já trabalha nas reformas da Cúria Romana

Foto R.R.
A comissão criada pelo Papa Francisco para sugerir reformas para a Cúria Romana já está a trabalhar, apesar de a primeira reunião com os oito cardeais estar agendada apenas para Outubro. 

A revelação é feita à Renascença pelo Arcebispo de Boston, Cardeal Seán O’Malley, que falou à margem das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a que presidiu no fim-de-semana. 

“Temos começado a trabalhar por correio, entre nós, mas a primeira reunião, porque somos de todos os continentes, é só em Outubro”, explica, sem desvendar alguma ideia concreta: “Estou a pensar, estou também a consultar várias pessoas.” 

No centro de muitas das polémicas que envolvem o Vaticano, está o Instituto para as Obras Religiosas, mais conhecido como Banco do Vaticano. Algumas vozes têm pedido mesmo o seu encerramento, mas o arcebispo de Boston manifesta dúvidas nesse sentido.
 
“Essa é uma das coisas que estamos a estudar. O nosso banco não é muito grande, mas vemos como muitos bancos europeus e também americanos têm tido problemas. O dinheiro que está no banco pertence às ordens religiosas benéficas da Igreja e isso é uma grande responsabilidade. Por isso, vamos procurar proteger esses recursos da melhor maneira, mas, pessoalmente, não creio que a Igreja deva fechar o banco sem estudar muito o caso, porque vimos o que está a acontecer noutras partes e talvez a situação fosse pior”, reflecte. 

Em relação à Cúria Romana em si, há muita gente que trabalha bem, mas o maior problema é de coordenação: “Estou a começar a conhecer a realidade da Cúria. Há muitas pessoas muito dedicadas e muito capazes que trabalham ali. Acho que os meios de comunicação falam muito do 'Vatileaks' e dos problemas que tem havido, mas há também trabalho de muito valor que se faz ali. Queremos encontrar formas de coordenar melhor, com maior comunicação entre os vários dicastérios e a relação entre a Cúria e as conferências episcopais no mundo inteiro, para que haja mais colaboração e coordenação”. 

Ajuda para casos de abuso 
Seán O’Malley é conhecido pela forma como recuperou, não uma, mas duas dioceses, absolutamente destroçadas pelo escândalo de abusos sexuais sobre menores. É um trabalho no qual está envolvido há 20 anos e acredita que nos Estados Unidos o pior já passou.

“Ultimamente, os casos são muito, muito raros. Os que surgem são de há 20, 30 ou 40 anos. Isto fez muito dano à credibilidade da hierarquia da Igreja, mas há muitos anos os bispos iniciaram umas normas muito exigentes para proteger as crianças e têm sido muito eficazes. Acho que as nossas instituições, igrejas e escolas são os sítios mais seguros para crianças que existem no nosso país. Nenhuma outra Igreja, nem o Governo, fazem as coisas que nós fazemos para proteger as nossas crianças”. 

Noutros países, como em Portugal, a hierarquia começa apenas agora a ter de lidar com denúncias de casos de abusos. O cardeal deixa alguns conselhos sobre como tratar o assunto: “O Papa Bento XVI mandou que todas as conferências episcopais no mundo preparassem normas sobre estes casos e indica que deviam ter muita transparência, muita atenção às vítimas e tolerância zero para casos de pedofilia na Igreja. É muito importante que as conferências episcopais o façam”. 

Os bispos podem contar com a ajuda americana: “Acho que os países que têm passado por estes problemas podem aconselhar e ajudar estas conferências episcopais. É verdade que não é um problema clerical nem da Igreja, é um problema humano e existe muito mais fora da Igreja do que dentro, mas, como tenho dito, quando se trata de um sacerdote ou de um religioso, o dano é maior para a vítima”. 

O Cardeal Seán O’Malley fala fluentemente português e é visita frequente, seja no continente, seja nos Açores, de onde são oriundos muitos dos seus fiéis que tem servido nas dioceses americanas em que trabalhou. A religiosidade dos portugueses não o deixa indiferente.
 
“Para os emigrantes, a religião e a fé são muito importantes para a sua própria identidade. A Igreja é o centro da sua vida religiosa e social. Muitas vezes tive a oportunidade de celebrar nos Estados Unidos as festas tradicionais portuguesas. Poder ir ao sítio onde têm origem estas devoções é um privilégio e uma alegria muito grande”, confessa.


por Filipe d'Avillez in Rádio Renascença online http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=106391

“New Age” (1)

«Iluminação interior e não a conversão ao Deus pessoal é o núcleo desta nova espiritualidade e desta experiência mistíco-gnóstica. Esta iluminação pretende ser o conhecimento total do Homem e por isso julga-se superior à razão e à própria fé. É uma mística que se vive mais ao nível do coração e da afectividade do que ao nível da cabeça e da razão. E até se apoderou da figura de Jesus, considerado apenas como um mais um guru, isto é, um mestre de sabedoria e de espiritualidade, mestre capaz de despertar a profundidade interior do eu, mas por causa da sua forte personalidade carismática e não por ser Filho de Deus, feito Homem. Por conseguinte, este Cristo da "New Age", não pode ser o salvador, porque a salvação vem unicamente do nível do conhecimento do meu eu, e da libertação que alcançar por mim mesmo. Por conseguinte, trata-se de uma auto-salvação ou auto-redenção. A conversão é reduzida apenas a uma introspecção. É interessante porque usam o nosso vocabulário: noção de interioridade, de espiritualidade, de mística, de conversão, num significado completamente diferente do sentido cristão. Portanto a conversão, para esta nova religiosidade, é reduzida a uma introspecção, ao olhar para dentro de si mesmo.

(Excerto Conferência proferida nas Jornadas Nacionais de Catequistas, Fátima, 15-XI-2003 - Fonte: “Pastoral Catequética”, nº 1, Jan-Abril 2005 – D. António Marto, ao tempo Bispo de Viseu, hoje Bispo de Leiria-Fátima)

Maio mês de Maria - Aver Maria - William Gomez por Bernarda Fink

«O Espírito da Verdade [...] que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai»

Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa
Poema «Sete Raios de uma Novena de Pentecostes», estrofes 1, 3-4 (Pentecostes de 1937/1942)


Doce luz, quem serás tu? [...]

O raio refulgente como o relâmpago
Do alto trono do Juiz eterno,
Penetrando como um ladrão na noite da alma (Lc 12,39)
Desdenhosa de si própria?
Tão misericordioso quanto implacável
Perscrutas as suas recônditas profundezas
Assim a assustando com o que ela vislumbra,
E por isso refugiada em sagrado temor
Diante do início omnisciente vindo do Alto
Que no Alto nos traz ancorados
Pela Tua acção recriadora,
Espírito Santo, raio imparável!

Ou serás a plenitude do Espírito e do poder
Que permite ao Cordeiro abrir os selos
Do eterno decreto de Deus? (Ap 5,7ss)
Às Tuas ordens os mensageiros do Julgamento
Cavalgam pelo mundo inteiro
Separando ao fio da espada o Reino da Luz
Do reino das trevas (Ap 6,2ss)
Os Céus serão novos e nova a Terra (Ap 21,1; Is 65,17)
E tudo encontrará o seu devido lugar
Pelo Teu sopro ligeiro,
Espírito Santo, vitorioso poder!

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 6 de maio de 2013

Quando, porém, vier o Paráclito, que Eu vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. «Eu disse-vos estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas. Virá tempo em que todo aquele que vos matar julgará prestar culto a Deus. Procederão deste modo porque não conheceram nem ao Pai nem a Mim. Ora Eu disse-vos estas coisas para que, quando chegar esse tempo, vos lembreis de que vo-las disse. Não vos disse isto, porém, desde o princípio, porque estava convosco.

Jo 15, 26-27. 16, 1-4a