Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Amar a Cristo...

Que cada vez que nos aproximamos para receber a Sagrada Eucaristia, o façamos com o espírito livre e com o amor, a pureza e a ingenuidade própria de uma criança, que seja sempre uma Primeira Comunhão.

Querido Jesus senta-nos junto a Ti como o fizestes com as crianças, perdoa-nos as nossas tropelias e concede-nos a dependência própria de uma criança em relação àqueles em que confiam.

Senhor Jesus que a nossa confiança em Ti seja total e que sejamos como a ovelha que segue o Bom Pastor!

JPR

As riquezas do Vaticano

«A porta é Jesus e quem não entra por esta porta erra»

O Evangelho do Bom Pastor com Jesus que se define "a porta das ovelhas" esteve no centro da homilia do Papa, na manhã desta segunda-feira, na missa celebrada na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Participaram da celebração alguns funcionários da Sala de Imprensa da Santa Sé, com o diretor Pe. Federico Lombardi e o vice-diretor Pe. Ciro Benedettini, e alguns técnicos da Rádio Vaticano que trabalham no parque de transmissão da nossa emissora, situado na localidade de "Santa Maria di Galeria".

No Evangelho proposto pela liturgia do dia, Jesus diz que quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, não é o pastor. A única porta para entrar no Reino de Deus, para entrar na Igreja – afirmou o Papa –, é Jesus mesmo.

"Quem não entra no recinto das ovelhas pela porta, mas chega até elas de outra parte, é um ladrão ou um conflituoso." É "alguém que quer tirar proveito para si mesmo" – disse o Pontífice – é alguém que "quer ascender":

"Também nas comunidades cristãs existem os carreiristas, não?, que buscam proveito próprio... e conscientemente ou inconscientemente enganam entrar, mas são ladrões e conflituosos. Porquê? Porque roubam a glória a Jesus, querem a glória para si e isso é aquilo que Jesus dizia aos fariseus: 'Vós buscais a glória um ao outro...'. De certo modo, uma religião de negócio, não? Dou a glória a ti e tu dás a glória a mim. Mas estes não entraram pela porta verdadeira. A porta é Jesus e quem não entra por esta porta erra. E como faço para saber que a porta verdadeira é Jesus? Como faço para saber que esta porta é a porta de Jesus? Pegue as Bem-aventuranças e faça aquilo que dizem as Bem-aventuranças. Seja humilde, seja pobre, seja manso, seja justo..."

"Jesus – prosseguiu o Papa – não é somente a porta: é o caminho, é a estrada. Existem muitas vias, talvez mais vantajosas para chegar, mas são "enganosas, não são verdadeiras: são falsas. Somente Jesus é o caminho:

“Entre vós haverá quem diga: ´Padre, o senhor é um fundamentalista´ Não, isto foi simplesmente dito por Jesus: ´Eu sou a porta´, ´Eu sou o caminho´, fonte da vida. Com esta simplicidade. É uma porta bela, uma porta de amor, é porta que não nos engana, não é falsa. Diz sempre a verdade. Mas com ternura, com amor. Acabamos sempre por ter aquilo que foi a origem do pecado original, não? Queremos ter a chave de interpretação de tudo, a chave e o poder de fazer a nossa estrada, qualquer que ela seja, de encontrar a nossa porta, qualquer que ela seja."

"Às vezes temos a tentação de ser por demais donos de nós mesmos, e não humildes filhos e servos do Senhor", afirmou Francisco:

"E essa é a tentação de buscar outras portas ou outras janelas para entrar no Reino de Deus. Somente se entra no Reino de Deus por aquela porta que se chama Jesus. Somente se entra por aquela porta que nos leva a uma estrada que é um caminho que se chama Jesus, e nos leva à vida que se chama Jesus. Todos aqueles que fazem diferente – diz o Senhor –, que sobem para entrar pela janela, são 'ladrões e conflituosas'. O Senhor é simples. Não fala difícil: Ele é simples."

O Papa convidou a pedir "a graça de bater sempre àquela porta":

"Às vezes está fechada: estamos tristes, desolados, temos problemas para bater àquela porta. Não devemos buscar outras portas que parecem mais fáceis, mais confortáveis, mais ao alcance da mão. Sempre aquela porta: Jesus. E Jesus jamais desilude, Jesus não engana, Jesus não é um ladrão, não é um conflituoso. Deu a sua vida por mim: cada um de nós deve dizer isso: 'E tu que destes a vida por mim, por favor, abre, para que eu possa entrar'."

Rádio Vaticano com edição e adaptação de JPR

Imitação de Cristo, 4 , 14, 2 - Do ardente desejo que têm alguns devotos de receber o corpo de Cristo - Voz do discípulo

Oh! Esta fé verdadeira e ardente é prova manifesta de vossa sagrada presença! Estes verdadeiramente reconhecem seu Senhor ao partir do pão, porque seu coração está em companhia deles. Longe está de mim tal devoção e ternura, tão vivo amor e fervor. Sede-me propício, ó bom, ó doce, ó benigno Jesus, e concedei a este vosso pobre mendigo que sinta ao menos alguma vez na sagrada comunhão um pouco do afeto cordial do vosso amor, para que se fortaleça minha fé, cresça minha esperança em vossa bondade, a minha caridade, uma vez bem acesa e acostumada ao celestial maná, jamais desfaleça.

Os seres humanos enquanto terra fecunda para a palavra de Deus

«… pode mesmo dizer-se que no Evangelho apenas se expõe como os seres humanos se podem tornar terra fecunda para a palavra de Deus. E podem-no na medida em que, por assim dizer, apresentam os elementos orgânicos nos quais a vida pode crescer e amadurecer. Fazem-no na medida em que eles próprios vivem a partir desse meio orgânico, deixando-se invadir por essa palavra e tornando-se eles próprios palavra, transferindo a sua vida para a oração e, assim, para Deus».

(Joseph Ratzinger in ‘Maria primeira Igreja’ – Joseph Ratzinger e Hans Urs von Balthasar)

Mozart "Eine kleine Nachtmusik" Rondo Allegro

Jesus Cristo, o infinito no finito

Por que é que, na sua opinião, um homem de 2003 precisaria de Cristo?

É fácil perceber que as coisas proporcionadas por um mundo meramente material – ou mesmo intelectual - não atendem à necessidade mais profunda, mais radical, que existe em todo o homem: porque - como dizem os Padres da Igreja - o homem anseia pelo infinito. Parece-me que precisamente o nosso tempo, com as suas contradições, os seus desesperos, o seu massivo empenho em refugiar-se em becos sem saída como a droga, manifesta visivelmente essa sede do infinito, e apenas um amor infinito que, apesar de tudo, penetrasse na finitude, convertendo-se diretamente num homem como eu [ou seja.
Cristo], poderia ser a resposta.

É certamente um paradoxo que Deus, o Imenso, tenha entrado no mundo finito como uma pessoa humana. Mas é precisamente a resposta de que necessitamos: uma resposta infinita que, mesmo assim, se torna aceitável e acessível para mim, "acabando" numa pessoa humana que, no entanto, é o Infinito.

(Cardeal Joseph Ratzinger em entrevista a António Socci, em ‘Il Giornale’, 26.11.2003)

O Evangelho do dia 22 de abril de 2013

«Em verdade, em verdade vos digo que quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele que entra pela porta é pastor das ovelhas. A este o porteiro abre e as ovelhas ouvem a sua voz, ele as chama pelo seu nome e as tira para fora. Quando as tirou para fora, vai à frente delas e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Mas não seguem o estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus disse-lhes esta alegoria, mas eles não compreenderam o que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por Mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagens. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que elas tenham vida e a tenham abundantemente.

Jo 10, 1-10