Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Francisco detém-se em oração diante do túmulo de João Paulo II

Esta noite, por volta das 19h locais, após o encerramento da Basílica Vaticana, o Santo Padre Francisco fez uma visita ao túmulo do Beato João Paulo II, no oitavo aniversário de morte do Papa polaco.

Francisco encontrava-se acompanhado pelo arcipreste da Basílica Vaticana e pelo Secretário pessoal, respectivamente, Cardeal Angelo Comastri e Mons. Alfred Xuereb.

O Papa Francisco esteve longamente ajoelhado em oração silenciosa diante do túmulo do Beato João Paulo II na Capela de São Sebastião, detendo-se brevemente em espírito de recolhimento também diante dos túmulos do Beato João XXIII e de São Pio X.

Como a visita desta segunda-feira ao túmulo de São Pedro e à Cripta Vaticana, também a visita desta noite à Basílica expressa a profunda continuidade espiritual do ministério petrino dos papas, que o Papa Francisco vive e sente intensamente, como demonstrou também no encontro e com os repetidos colóquios telefónicos com o seu predecessor Bento XVI. Em 1992 João Paulo II nomeou bispo Jorge Mario Bergoglio, e no Consistório de 2001 criou-o cardeal.

Rádio Vaticano

Vídeo da ocasião em espanhol

13 e 20 Abril 14h30 - Curso de Métodos Naturais de Planeamento Familiar

Associação Família e Sociedade vai realizar mais uma edição do curso de Métodos Naturais de Planeamento Familiar, nos dias 13 e 20 de Abril de 2013 (das 14h30 às 19h), em Lisboa, no Colégio Pio XII (Av. das Forças Armadas – entrada pela Rua Helena Félix). 
A inscrição inclui, para além do curso teórico: documentação, entrevista com médico/monitor de PFN; aconselhamento semanal ou quinzenal do casal, em consultas particulares, por uma monitora, para reforço da aprendizagem do método durante 3 meses.

Conteúdos do curso 
O que é a Regulação natural da fertilidade
Anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino
Indicadores de fertilidade
O Método Billings
O Método sintótermico
Sexualidade responsável
O papel do marido e da mulher

Inscrição: 50 euros (Casal); 40 euros (Profissionais da área da saúde) (Se o factor económico for impeditivo para frequentar o curso, queira contactar-nos.)
Envia-se a ficha de inscrição em anexo. 

Informações em: familiasociedade@sapo.pt ou pelo telefone 21 314 95 85, das 9h às 13h (de 2ª a 6ª)


Planeamento familiar natural --------------------------------------
 
 
O Planeamento familiar Natural torna o casal apto a reconhecer, pela auto-observação, em que momentos é fértil ou infértil, de modo a orientar as suas relações conjugais conforme deseja conseguir ou adiar a gravidez. 


Estes métodos são totalmente inócuos pois não interferem no normal funcionamento do aparelho reprodutor da mulher ou do homem. 
 
A eficácia do Método Billings e do Método Sintotérmico é comparável à eficácia da pílula. 


Vantagens: 
 
• Não são difíceis de aprender 

• São seguros
• Não implicam despesas
• Fortalecem a relação do casal 
• Estão ao alcance de todos

Para saber mais, ligue-se a:
· http://www.youtube.com/watch?v=CQP4WJz-BNg (apresentação sobre Planeamento Familiar Natural)
· http://www.woomb.org/bom/lit/teach/index_pt.html (Método de Billings) 
· http://archive.irh.org/resources-SymptothermalMethod.htm (Método Sintotérmico) 

Papa recorda encontro entre Jesus e Maria Madalena

O Papa Francisco presidiu hoje à missa na capela da Casa de Santa Marta, onde está alojada, na presença de membros da Polícia do Vaticano, força policial do Estado, e apresentou uma reflexão sobre Maria Madalena.

A homilia papal partiu do relato do Evangelho segundo São João que retrata Madalena a chorar junto do sepulcro vazio, num momento de “escuridão na sua alma” por ver deitadas por terra “todas as suas esperanças”, antes da aparição de Jesus ressuscitado.

As lágrimas, precisou, podem ser os “óculos para ver Jesus” na vida de cada um e preparar “os olhos para observar, para ver o Senhor”.

“Possamos também nós pedir ao Senhor a graça das lágrimas, uma bela graça. Chorar por tudo: pelo bem, pelos nossos pecados, pelas dádivas, pela alegria”, disse.

Maria de Magdala, acrescentou Francisco, era a “mulher pecadora” que ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos, uma “mulher explorada e também desprezada por aqueles que se julgavam justos”.

Seria ela a anunciar a ressurreição, algo que o Papa desafiou cada católico a fazer hoje, não porque Jesus lhe tenha aparecido, mas porque o viu “dentro do coração”.

RV/OC - Agência Ecclesia

Intenção do mês de abril convida à celebração pública da fé

Neste mês de abril, o Papa propõe ao Apostolado da Oração como intenção geral: “Para que a celebração pública e orante da fé seja fonte de vida para os fiéis”.

“A fé não pode ser reduzida a um mero sentimento e ficar no âmbito pessoal e privado, e a religião em geral não pode ser reduzida a uma devoção pessoal, mas tem que ser vivida com os outros irmãos. Doutro modo, está a ser truncada numa dimensão absolutamente essencial. Não foi por acaso que Cristo disse: «Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles». Com estas palavras, Ele quis significar que a fé partilhada, mesmo que seja só com mais um irmão, tem maior eficácia.

Mas o Papa não fala só de uma celebração pública da fé, mas que essa celebração deve ser «orante», quer dizer, deve ser participada, «devota», vivendo interiormente o que estamos a celebrar. Doutro modo, tudo seria vazio e ficaria na mera exterioridade” – é o comentário do Pe. António Coelho, s.j, no site do Apostolado da Oração.

Já a intenção missionária é “para que as Igrejas locais das zonas de missão sejam sinal e instrumento de esperança e de ressurreição”.

Para ler o comentário às intenções, aceda à página www.apostoladodaoracao.pt

Imitação de Cristo, 4 , 6, 1 e 2 - Pergunta concernente ao exercício antes da comunhão - Voz do Amado

1. Senhor, quando considero vossa dignidade e minha baixeza, tremo de medo e me envergonho diante de mim mesmo. Porque, se me não chego a vós, fujo da vida, e se me apresento indignamente, incorro em vossa indignação. Que farei, pois, Deus meu, meu auxílio e conselheiro em meu apuros?

2. Ensinai-me vós o caminho direto, mostrai-me algum breve exercício. Porque me é útil saber de que modo devo, com devoção e respeito, preparar o meu coração para receber com fruto vosso Sacramento ou celebrar tão grande e divino sacrifício.

Beato João Paulo II, falecido há oito anos

Faz hoje precisamente oito anos, era o dia 2 de Abril de 2005, que faleceu o Papa João Paulo II (1920-2005). Segundo declarou o responsável pela sua causa de canonização de Papa falecido há sete anos, revelou hoje que o processo está dependente da confirmação de um “novo milagre” para que se possa concluir.

O padre Slawomir Oder, postulador da Causa, disse à Rádio Vaticano (2012) que têm chegado “numerosas indicações de graças atribuídas ao beato João Paulo II e algumas são, seguramente, interessantes”. “De momento, espero pela documentação para poder dar início a um estudo mais aprofundado [dos casos] e fazer um bom discernimento”, acrescenta o postulador da causa.

O Papa polaco foi proclamado beato por Bento XVI a 1 de maio de 2011, na Praça de São Pedro. A penúltima etapa para a declaração da santidade, na Igreja Católica, concluiu uma primeira fase de trabalhos, iniciada em maio de 2005. De acordo com as atuais regras da Igreja, para a canonização é necessário um novo milagre atribuível à intercessão do beato João Paulo II a partir da data da beatificação.

Concluídas estão, em definitivo, as investigações sobre as chamadas “fama de santidade” e “virtudes heroicas” de Karol Wojtyla, eleito Papa em outubro de 1978.

Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 2 de abril de 2005. Entre os seus principais documentos, contam-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas; realizou 104 viagens internacionais, incluindo três visitas a Portugal, em 1982, 1991 e 2000.

O beato polaco celebrou 147 ritos de beatificação, nos quais proclamou 1338 beatos, e 51 atos de canonização, correspondendo a um total de 482 santos.

Rádio Vaticano

João Paulo II - imagens marcantes

João Paulo II - Estátua de João Paulo II no Recinto do Santuário de Fátima

Foto de JPR

Oitavo aniversário da partida de João Paulo II para a Casa do Pai

«Porque choras? Quem procuras?»

Homilia monástica anónima do século XIII 
Meditação sobre a Paixão e a Ressurreição de Cristo, 38; PL 184, 766


«Mulher, porque choras? Quem procuras?» No entanto, santos anjos, vós bem sabeis por Quem é que ela chora e a Quem procura. Porque lhe reavivais as lágrimas recordando-lhe a Sua memória? Mas Maria pode dar livre curso a toda sua dor e às suas lágrimas, porque a alegria de uma consolação inesperada se aproxima. «Ela virou-se e viu Jesus, de pé, mas não O reconheceu.» Cena cheia de encanto e bondade, onde Aquele que é desejado e procurado Se mostra e no entanto Se esconde. Esconde-Se para ser procurado com maior ardor, encontrado com maior alegria, retido com mais cuidado, até que seja introduzido na casa do amor, para aí permanecer (cf Ct 3, 4). Vede como a Sabedoria «brincava na superfície da Terra e deliciava-me com a humanidade» (Prov 8,31).

«Mulher, porque choras? Quem procuras?» Tens Aquele que procuras e não o sabes? Tens a verdadeira alegria eterna, e choras? Tens em ti Aquele que procuras fora de ti. Estás no exterior de um túmulo, a chorar, quando o Meu túmulo é o teu coração; Eu não estou morto, mas repouso aí, vivo para toda a eternidade. A tua alma é o Meu jardim. Tinhas razão em pensar que eu era o jardineiro. Novo Adão, cultivo o Meu paraíso e guardo-o. As tuas lágrimas, o teu amor e o teu desejo são obra Minha. Tens-Me em ti sem o saberes: é por isso que Me procuras fora de ti. Vou, por conseguinte, aparecer-te também aí, para te fazer entrar em ti mesma, para que encontres no interior Aquele que procuras fora de ti.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 2 de abril de 2013

Entretanto, Maria estava da parte de fora do sepulcro a chorar. Enquanto chorava, inclinou-se para o sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar onde fora posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles disseram-lhe: «Mulher, porque choras?». Respondeu-lhes: «Porque levaram o meu Senhor e não sei onde O puseram». Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus. Jesus disse-lhe: «Mulher, porque choras? A quem procuras?». Ela, julgando que era o hortelão, disse-Lhe: «Senhor, se tu O levaste, diz-me onde O puseste; eu irei buscá-l'O». Jesus disse-lhe: «Maria!». Ela, voltando-se, disse-Lhe em hebreu: «Rabboni!», Jesus disse-lhe: «Não Me retenhas, porque ainda não subi para Meu Pai; mas vai a Meus irmãos e diz-lhes que subo para Meu Pai e vosso Pai, para Meu Deus e vosso Deus». Foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: «Vi o Senhor!», e as coisas que Ele lhe disse.

Jo 20, 11-18