Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Amar a Cristo ...

Amado Jesus, hoje permite-nos que nos dirijamos directamente ao Pai para Lhe agradecermos os “Pais” que nos ofereceu na vida.

Na proximidade da Tua chamada Senhor do nosso Pai na terra, vem-nos à memória o nosso segundo Pai que foi o Teu filho Beato João Paulo II e há momentos, ao voltarmos a ouvir o ‘Tu es Petrus’ cantado há dias para o Teu filho Joseph Ratzinger, emocionámo-nos com o seu sorriso e constatámos que nos últimos anos também ele tem sido um Pai para nós que nos guia sempre em direcção a Ti, ao Teu Filho Jesus Cristo e ao Espírito Santo.

Pai do Céu, com todo o amor que temos na nossa alma e no nosso coração, damos-Te graças pela Tua bondade e da daqueles que foram e ainda são os nossos “Pais”, rogamos-Te que por intercessão de Karol Woityla protejas os que ainda esperam a Tua chamada e dês a um uma longa vida à frente da Tua Igreja e ao que está próximo de partir a Paz Eterna.

Que a Tua Paz esteja sempre com eles e connosco!

JPR

Credo (7)

O primeiro artigo do Credo é a rocha firme sobre a qual se baseiam a fé e a vida cristã. Como dizia Bento XVI, na véspera da abertura do Ano da Fé, devemos aprender a lição mais simples e mais fundamental do Concílio [Vaticano II], ou seja, que o Cristianismo, na sua essência, consiste na fé em Deus, que é Amor trinitário, e no encontro pessoal e comunitário com Cristo, que orienta e guia a vida: tudo o resto é consequência (…). O Concílio recorda-nos que a Igreja, em todos os seus componentes, tem a tarefa, o mandato de transmitir a palavra do amor de Deus que salva, para que seja ouvida e acolhida a chamada divina que contém em si a nossa bem-aventurança eterna [16].

É portanto necessário aprofundar cada vez mais no primeiro artigo da fé. Creio em Deus! Esta primeira afirmação ergue-se como a mais fundamental. Todo o símbolo fala de Deus e, se também se refere ao homem, ao mundo, fá-lo pela sua relação com Deus. Os outros artigos desta profissão de fé dependem do primeiro: animam-nos a conhecer melhor a Deus tal como Ele se revelou progressivamente aos homens. Por isso, pelo seu conteúdo tão fundamental, não podemos admitir nenhum tipo de frouxidão para o comunicar aos outros. Como vos lembrava no início destas linhas, não nos vai faltar a ajuda divina para cumprirmos esta tarefa.

[16] Bento XVI, Discurso na Audiência geral, 10-X-2012.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta do mês de novembro de 2012)

Credo - Palestrina - Missa Brevis

Doente em estado vegetativo "fala" com os médicos

Scott Routley, que há 12 anos esteve envolvido num acidente de automóvel, disse aos médicos que não sente dores. A atividade cerebral dos seus pensamentos foi detetada durante uma ressonância magnética funcional.
Os médicos disseram à BBC, que transmite esta noite no Reino Unido um documentário sobre o caso de Routley, que este irá reescrever os livros de medicina. Os doentes em estado vegetativo saem do coma para uma condição em que estão alguns períodos acordados, com olhos abertos, mas não têm qualquer percepção deles ou do mundo.
"Scott foi capaz de mostrar que tem uma mente consciente e que pensa. Fizemos várias ressonâncias e a sua atividade cerebral mostra que ele está claramente a escolher responder às nossas perguntas. Acreditamos que ele sabe quem é e onde está", disse o professor Adrian Owen, responsável pela equipa do Instituto do Cérebro e da Mente, na Universidade de Ontário Ocidental.
"Perguntar aos doentes algo importante para eles tem sido o nosso objetivo ao longo de vários anos. No futuro, gostaríamos de perguntar o que podemos fazer para melhorar a sua qualidade de vida. Pode ser algo simples como o entretenimento que providenciamos ou quantas vezes por dia são alimentados e limpos", acrescentou, citado pela BBC.
A ressonância magnética funcional permite medir a atividade cerebral em tempo real. No caso deste teste, foi pedido aos voluntários que imaginassem que estavam a jogar ténis ou a andar pela casa, já que isso implica padrões distintos de atividade cerebral, facilmente medidos pela ressonância. Isso permitiu aos investigadores fazer uma série de perguntas - de resposta 'sim' ou 'não' - aos doentes em estado vegetativo. Uma minoria foi capaz de responder. A investigação do professor Owen, publicada em 2010, mostrou que quase um em cada cinco destes doentes consegue comunicar desta forma.
O programa Panorama, da BBC, seguiu vários doentes em estado vegetativo, tanto no Canadá como no Reino Unido. Outro paciente canadiano, Steven Graham, conseguiu provar que foi capaz de criar novas memórias depois do seu acidente, há cinco anos. Respondeu sim quando lhe perguntaram se a irmã tinha uma filha.
(Fonte: DN online AQUI)

O Angelus do dia 11 de novembro de 2012 (integral)

Imitação de Cristo, 3, 27, 4 - Como o amor-próprio afasta no máximo grau do sumo bem

Dai-me, Senhor, sabedoria celestial, para que aprenda a buscar-vos, e achar-vos, antes que tudo, a gostar-vos e amar-vos acima de tudo, e a compreender todas as coisas como são, segundo a ordem de vossa sabedoria. Dai-me prudência, para afastar-me do lisonjeiro, e paciência para suportar a quem me contraria. Porque é grande sabedoria não se deixar mover por todo sopro de palavras, nem prestar ouvidos aos traiçoeiros encantos da sereia; pois só deste modo prossegue a alma com segurança no caminho começado.

Um só coração e uma só alma

Hás-de ser, como filho de Deus e com a sua graça, varão ou mulher forte, de desejos e de realidades. Não somos plantas de estufa. Vivemos no meio do mundo e temos de estar a todos os ventos, ao calor e ao frio, à chuva e aos ciclones..., mas fiéis a Deus e à sua Igreja. (Forja, 792)

O trabalho da Igreja, cada dia, é como um grande tecido que oferecemos a Nosso Senhor, porque todos os baptizados somos Igreja.
Se cumprirmos – fiéis e entregues –, este grande tecido será formoso e sem defeito. Mas, se se solta um fio aqui, outro ali e outro pelo outro lado..., em vez de um bonito tecido, teremos um farrapo feito em tiras. (Forja, 640)


Pede a Deus que na Santa Igreja, nossa Mãe, os corações de todos, como na primitiva cristandade, sejam um só coração, para que até ao fim dos séculos se cumpram de verdade as palavras da Escritura: "multitudinis autem credentium erat cor unum et anima una", a multidão dos fiéis tinha um só coração e uma só alma.
– Falo-te muito seriamente: que por tua causa não se lese esta unidade santa. Leva isto à tua oração! (Forja, 632)


Oferece a oração, a expiação e a acção por esta finalidade: "ut sint unum!", para que todos os cristãos tenham uma mesma vontade, um mesmo coração, um mesmo espírito: para que "omnes cum Petro ad Iesum per Mariam!", todos, bem unidos ao Papa, vamos a Jesus, por Maria. (Forja, 647)

São Josemaría Escrivá

Angela Merkel e a maioria silenciosa (Editorial de Helena Garrido no Jornal de Negócios)

O que se ouve no espaço mediático e nas redes sociais como opinião dominante parece não representar a maioria dos portugueses. 

O que se ouve no espaço mediático e nas redes sociais como opinião dominante parece não representar a maioria dos portugueses. Angela Merkel visitou Portugal, foi recebida como os portugueses recebem, bem, os líderes dos países amigos e viu manifestações de minorias. Como na altura do pós 25 de Abril de 1974, há uma maioria silenciosa que tem bom senso e apenas deseja que os problemas do país sejam resolvidos o mais depressa possível. Uma lição também para o governo e a oposição.

A visita da chanceler alemã tem o valor simbólico de envolver activamente a Alemanha, em parceria e não em domínio, nas soluções que podem recuperar o crescimento económico português. Angela Merkel veio a Lisboa com uma comitiva de empresários e gestores. Representavam empresas de referência no mundo como a Bosch, SAP, Volkswagen, Siemens, BASF, Allianz e Deutsche Bank. E nas suas intervenções ofereceu solidariedade a Portugal e empenho na construção europeia. Que líder europeu veio até hoje a Portugal acompanhado por gestores de topo das suas grandes empresas, para desta forma abrir caminhos de investimento e parcerias? 

Todos sabemos bem como são bem sucedidos os projectos alemães em Portugal. O Negócios mostrava na edição do dia em que Merkel visitou Portugal, ontem, dia 12 de Novembro, que temos em Portugal das melhores fábricas de grandes empresas alemãs, como acontece com a Continental Mabor e a Autoeuropa.

A mensagem que os empresários e gestores portugueses ouviram no fórum luso-alemão que foi encerrado por Angela Merkel e Pedro Passos Coelho foram palavras positivas, de encorajamento e de apelo à persistência e resistência. Sabem por vivência própria o que doem as políticas que estão a ser aplicadas em Portugal. Fizeram-no pela mão do então chanceler Gerhard Schröder que lançou a Agenda 2010. A partir de 2003 foram lançadas várias reformas, em diversas frentes, como o mercado laboral e as prestações sociais. Os resultados chegaram agora. 

Foi exactamente essa a mensagem que os empresários alemães, que estiveram no Centro Cultural de Belém e que vieram com Angela Merkel, deixaram aos portugueses: não desistam porque a compensação por essas políticas chegará. Não prometeram novos investimentos, mas podemos esperar o reforço de projectos que já se encontram em Portugal, numa decisão ditada pelo sucesso que as fábricas aqui têm tido. Mas disseram mais: é preciso elevar a qualificação e formação dos portugueses. E o sistema de formação dual que Portugal quer importar da Alemanha é uma óptima ideia para corrigir os erros que foram sendo cometidos na educação em Portugal.

Além de persistência na mudança, acreditando que os resultados vão chegar e olhando para estas medidas como um investimento, e de uma séria aposta na formação para o emprego, Portugal tem de criar um ambiente mais estável para as empresas nos impostos e na justiça - nenhuma economia consegue prosperar sem que quem vende consiga garantir que é pago.

Claro que ninguém sabe se o que funcionou na Alemanha resultará em Portugal. Mas sabemos que as alternativas que se colocam prometem resultados muito piores. A maioria silenciosa que se revelou nesta visita de Angela Merkel é apenas isso que parece desejar, uma estratégia persistente que mude o país para melhor.

Helena Garrido Jornal de Negócios AQUI após busca no Google

18 de novembro - Paris - Em defesa do matrimónio e da parentalidade


Le 18 novembre, tous à Paris
Pour défendre la Famille, le mariage et la parenté

Tous présents ce dimanche 18 novembre à 14 H 30, devant le Ministère de
la Famille, place Duquesne, Paris 7ème (métro Ecole Militaire)

Permettre à des personnes de même sexe de se marier reviendrait à établir une confusion entre l’institution conçue pour fonder une famille et une union homosexuelle stérile et contre nature.

En outre, ouvrir la possibilité de mariage aux homosexuels conduirait à leur reconnaître le droit à adopter des enfants. Une telle mesure irait à l’encontre de l’intérêt supérieur de l’enfant.

Face à un tel bouleversement qui nous concerne tous, il est du devoir de chacun de réagir sous peine de devenir complice par passivité.

Coro a várias vozes com centenas de elementos cantou ‘Tu es Petrus’ para Bento XVI, reparem no sorriso de agrado do Papa

Lugar para todos

O sofrimento, a doença e a morte fazem parte da vida.

Soa estranho falar destas coisas, não é?

Numa sociedade dominada pelas exigências da produtividade material e regida por critérios de utilidade, num mundo de bem-parecidos e corpos esbeltos e atléticos é esquisito aceitar como parte da vida social corpos desfeitos pela doença ou pessoas marcadas pela dor. Mas a vida humana nunca perde sentido nem dignidade, qualquer que seja a sua idade ou estado de existência

A nota pastoral dos bispos portugueses, ontem publicada (12.11.2009), sobre “Cuidar da vida até à morte” ajuda-nos a reflectir sobre isto. Tal como João Paulo II, na sua doença, foi disto mesmo um poderoso exemplo.

Lembram-se?... João Paulo II e tantos outros que, apesar de gravemente doentes ou profundamente limitados, abraçam com disponibilidade e misteriosa alegria as suas dolorosas circunstâncias.

Que o seu exemplo nos ajude a sair deste egoísmo que pretende esconder o sofrimento, como se ele não fizesse parte da vida!

Queremos uma sociedade com lugar para todos. Incluindo os doentes, os idosos e os que sofrem.

Aura Miguel em 13.11.2009

A ausência do amor-próprio

«Não é difícil odiar-se a si mesmo; mas a graça das graças seria amar-se a si mesmo como um membro do Corpo de Cristo…»

(Diário de Um Pároco de Aldeia – Bernanos)

«Há muitas pessoas que vivem em ruptura consigo próprias. Esta aversão para com elas mesmas, esta incapacidade de se aceitarem e se reconciliarem com elas mesmas está muito distante daquela “autonegação” pretendida pelo Senhor. Quem não se ama a si mesmo não pode tão-pouco amar o próximo, não pode aceitá-lo “como a si mesmo” porque está contra si mesmo e portanto é amargo, é incapaz de amar a partir do fundo de si»

(Olhar para Cristo – Joseph Ratzinger)

Sermos exemplo…

Tarefa árdua nos tempos que correm, quer pelas nossas fraquezas, quer por competirmos com meios poderosíssimos como a publicidade e argumentos televisivos completamente vazios de quaisquer valores, já para não falar do mais elementar pudor.


Mas não desanimemos, lembremo-nos das cartas de incentivo que S. Paulo escreveu em cativeiro, “Tudo o que fizerdes por palavras ou por obras, tudo seja em nome do Senhor Jesus, dando graças, por Ele, a Deus-Pai” (Col 3, 17).

JPR


«Não esqueçais, contudo, que estais também na presença dos homens e que estes esperam de vós - de ti! - um testemunho cristão. Por isso, na ocupação profissional, temos de actuar de tal maneira, do ponto de vista humano, que não fiquemos envergonhados nem façamos corar quem nos conhece e nos ama».

(Amigos de Deus, nº 66 – S. Josemaría Escrivá)

Pode-se negar a existência histórica de Jesus? - Respondem os especialista da Universidade de Navarra

Para uma melhor leitura no blogue favor usar a opção de full screen (1º botão a contar da esquerda da barra inferior do Scibd.) caso deseje ler online. Obrigado!

A Igreja, a fé e a política…

«A luta pela liberdade da Igreja, a luta por que o Reino de Jesus não seja passível de identificação com determinada formação política é uma luta que tem de ser travada em cada século. Na verdade, o preço da fusão da fé com o poder político consiste sempre, ao fim e ao cabo, em a fé se colocar ao serviço do poder, em ter de se vergar aos critérios desse poder».

(“A Caminho de Jesus Cristo” – Joseph Ratzinger)



Eis, um problema, que nem sempre é de fácil solução, mas se Lhe pedirmos que nos ilumine de forma a equacionarmos todas as vertentes, as opções afunilam-se e talvez consigamos de boa consciência tomar a opção que mais se coaduna com a nossa fé e os nossos princípios.


JPR

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1933

“Nestes dias andamos às voltas com os móveis para o andar. Ricardo Fernández Vallespín encarregou-se de os comprar”, anota. Para melhor encaminhar o trabalho apostólico com estudantes, está a instalar uma academia em Madrid.


(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

O serviço humilde

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África), doutor da Igreja 
Sermões sobre o Evangelho de João, 14,5; CCL 36, 143-144

Antes da vinda do Senhor Jesus, os homens gloriavam-se de si próprios. Ele veio como homem para que diminuísse a glória do homem e crescesse a glória de Deus. Porque Ele veio sem pecado e nos encontrou a todos pecadores. Se Ele veio para perdoar os pecados, é porque Deus é misericordioso: compete ao homem reconhecê-lo. Porque a humildade do homem está nesse reconhecimento, e a grandeza de Deus na sua misericórdia.

Se Ele veio perdoar ao homem os seus pecados, que o homem tome consciência da sua pequenez e de que Deus exerce a Sua misericórdia. «Ele deve crescer e eu diminuir» (Jo 3,30). Ou seja: é necessário que Ele dê e que eu receba; que Ele tenha a glória e que eu a reconheça. Que o homem entenda qual é o seu lugar, que reconheça Deus e escute o que o apóstolo Paulo diz ao homem soberbo e orgulhoso que pretendia superiorizar-se: «Que tens tu que não hajas recebido? E, se o recebeste, porque te glorias como se não o tivesses recebido?» (1 Cor 4,7). Que o homem que queria chamar seu ao que não era dele compreenda pois que o recebeu e se faça pequenino, porque é bom para ele que Deus seja glorificado nele. Que se diminua pois em si mesmo, para que Deus cresça nele.

(Fonte: Evangelho Quotidiano)

O Evangelho do dia 13 de novembro de 2012

«Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem depressa, põe-te à mesa? Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois comerás tu e beberás? Porventura, fica o senhor obrigado àquele servo, por ter feito o que lhe tinha mandado? Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer».

Lc 17, 7-10