Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Amar a Cristo...

Como nos amaste e como nos amas, querido Jesus, ao extremo de Te entregares pela nossa salvação na Cruz, para grande escândalo de muitos.

Seremos dignos de tanto amor? Amar-Te-emos amando o próximo como Tu o fizestes? Seremos dignos daqueles e daquelas que deixando-Te reinar neles e por amor ao próximo dão a sua vida para honrar o Teu Santo Nome e salvar vidas?

Com muita humildade temos de Te pedir, que nos ajudes a responder afirmativamente por acções concretas e não por belas palavras e intenções não concretizadas ao Teu mandamento de amarmos o próximo como a nós mesmos.

Senhor Jesus, Filho de Deus, ajuda-nos a ser verazes e honestos nas nossas intenções e acções!

JPR

Quando estar "offline" se torna um privilégio (agradecimento ‘É o Carteiro!’)


A maioria dos empregados da Apple, Google e outras empresas de Silicon Valley decidiram pôr os filhos em colégios sem tecnologia, diz reportagem do Le Monde

Uma das patologias recentes e directamente relacionada com o  uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) é a nomofobia. É o sofrimento ou medo desmedido de ficar "desligado", offline, sem acesso à net. Mas a nomofobia, ou ciberdependência, é só uma das patologias que vêm acompanhando o fenómeno da internet.

O Le Monde publicou uma reportagem (cf. ‘Ces branchés qui débranchent’,
28.04.2012) sobre a decisão da maioria dos empregados da Apple, da Google, e outras empresas de Silicon Valley, de inscrever os filhos em escolas em que as tecnologias estão ausentes, em colégios "desligados".

"O computador não passa de uma ferramenta. A quem só tem martelo, tudo lhe parece pregos...
Para aprender a escrever é importante fazer grandes gestos. A matemática passa pela visualização do espaço. O ecrã perturba a aprendizagem.
Restringe as experiências físicas e emocionais", declarou ao Le Monde Pierre Lambert, um dos cérebros da Microsoft.
  
O jornal conta o caso do Waldorf School, escola privada em que três quartos dos alunos são filhos de trabalhadores da indústria das tecnologias e internet. O ensino apoia-se em suportes tradicionais: quadro de giz, lápis, cadernos diários de papel.
   
Tendo em conta os efeitos patológicos (no campo pedagógico, sobretudo preguiça e dispersão mental e incapacidade para desenvolver habilidades), a procura de escolas que não tenham ou que limitem o uso de tecnologias, irá converter-se numa tendência nas classes acomodadas, é o prognóstico do Le Monde.

"Os 'pobres" da tecnologia são os que não podem contornar a obrigação de responder logo a um email ou a um sms, e que por isso vivem na urgência e na interrupção contínua. Os novos ricos são, pelo contrário, aqueles que têm possibilidade de filtrar e manter distância face a essas solicitações."
  
Uma troca de "papéis" que pode ser observada sobretudo se a educação for acompanhada em casa.
  
Jorge Enrique Mújica, LC
  
(Fonte: ‘Forum Libertas.com’ AQUI)

Cardeal Kurt Koch responde clara e inequivocamente a manifesto ecuménico na Alemanha


“Não podemos realizar já a partir de amanhã a unidade entre as Igrejas porque são muitas as interrogações e questões teológicas que ainda não foram resolvidas”. Foi o que disse à agência SIR o Cardeal Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos falando do manifesto “Ecumenismo agora! Um só Deus, uma só fé, uma só Igreja”, lançado na semana passada em Berlim, na Alemanha.

Os 23 signatários – na maioria representantes da sociedade civil e políticos – pedem que sejam superadas as divisões entre as Igrejas e lançam um apelo, por ocasião do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e na perspectiva dos 500 anos da Reforma que se celebrará em 2017. O texto – publicado no site www.oekumene-jetzt.de – foi já assinado por mais de 1.000 pessoas.

“Como já sublinhou justamente o Presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, o Arcebispo D. Robert Zollitsch – disse o Cardeal Koch -, eu também estou contente em ver que muitos estão motivados pela causa ecuménica, que acreditam que a situação ecuménica ainda não chegou ao fim e que devemos continuar a trabalhar para chegar a essa meta. Muitos, portanto, vêem a necessidade do ecumenismo. É necessário, porém, entender que os políticos que assinaram este texto vêem a situação do ponto de vista político. Eu tenho a impressão de que não percebem suficientemente os motivos teológicos da nossa situação”. 

“A segunda consideração – prossegue o cardeal – é que não é possível superar a separação entre as Igrejas somente na Alemanha. Este é um apelo em prol da Alemanha e com a Igreja Luterana. Mas a Igreja Católica é uma Igreja presente em todo o mundo por isso todas as outras realidades estão envolvidas nesta situação. Creio que os autores do documento devem ver de modo realista a realidade da Igreja Católica”.

Por fim o Cardeal Koch acrescentou : “É triste que alguém acredite que os problemas teológicos tenham sido resolvidos e que portanto é o governo da Igreja que não quer a unidade. Porque isso não é verdade: os problemas existem e pedem para ser resolvidos”. No manifesto, os signatários destacam: “em ambas as Igrejas há uma grande nostalgia de unidade, se sofrem as consequências da divisão”. E convidando os líderes das Igrejas a progredirem no caminho ecuménico concluem: “como cristãos no país da Reforma sentimos uma responsabilidade particular de dar sinais concretos e de colaborar a fim de que se possa viver uma fé comum também em uma Igreja comum”.
      
Rádio Vaticano na sua edição para o Brasil, título da responsabilidade do blogue

Imitação de Cristo, 3, 11 - Como devemos examinar e moderar os desejos do coração

Jesus: Filho, muitas coisas deves ainda aprender, que não sabes bem.

A alma: Que coisas são estas, Senhor?

Jesus: Que conformes completamente teu desejo a meu beneplácito e não sejas amante de ti mesmo, mas zeloso cumpridor de minha vontade. Muitas vezes se inflamam teus desejos, e com veemência te impelem; examina, porém, o que mais te move, se minha honra ou teu próprio interesse. Se for eu o motivo, ficarás bem contente, qualquer que seja o sucesso do empreendimento; mas, se lá se ocultar algum interesse próprio, eis que isto logo te embaraça e aflige.

A paz de Cristo no reino de Cristo

Um segredo. – Um segredo em voz alta: estas crises mundiais são crises de santos. – Deus quer um punhado de homens "seus" em cada actividade humana. – Depois... "Pax Christi in regno Christi" – a paz de Cristo no reino de Cristo. (Caminho, 301)

Esforça-te, se é preciso, por perdoar sempre aos que te ofenderem, desde o primeiro instante, já que, por maior que seja o prejuízo ou a ofensa que te façam, mais te tem perdoado Deus a ti. (Caminho, 452)

Característica evidente de um homem de Deus, de uma mulher de Deus, é a paz na alma: tem "a paz" e dá "a paz" às pessoas com quem convive. (Forja, 649)

Habitua-te a apedrejar com Ave-Marias esses pobres "odientos", como resposta às suas pedradas. (Forja, 650)
Santa Maria é (e assim a invoca a Igreja) a Rainha da paz. Por isso, quando se agitar a tua alma, ou o ambiente familiar ou profissional, a convivência na sociedade ou entre os povos, não cesses de aclamá-la com esse título: "Regina pacis, ora pro nobis!", Rainha da paz, roga por nós! Experimentaste-o alguma vez, quando perdeste a tranquilidade?... Surpreender-te-ás com a sua imediata eficácia. (Sulco, 874)

São Josemaría Escrivá

O Angelus do dia 9 de setembro de 2012 (integral)

Organização sindical

O contexto global em que se realiza o trabalho requer igualmente que as organizações sindicais nacionais, fechadas prevalecentemente na defesa dos interesses dos próprios inscritos, volvam o olhar também para os não-inscritos, particularmente para os trabalhadores dos países em vias de desenvolvimento, onde frequentemente os direitos sociais são violados. A defesa destes trabalhadores, promovida com oportunas iniciativas também nos países de origem, permitirá às organizações sindicais porem em evidência as autênticas razões éticas e culturais que lhes consentiram, em contextos sociais e laborais diferentes, ser um factor decisivo para o desenvolvimento. Continua sempre válido o ensinamento da Igreja que propõe a distinção de papéis e funções entre sindicato e política. Esta distinção possibilitará às organizações sindicais individualizarem na sociedade civil o âmbito mais ajustado para a sua acção necessária de defesa e promoção do mundo do trabalho, sobretudo a favor dos trabalhadores explorados e não representados, cuja amarga condição resulta frequentemente ignorada pelo olhar distraído da sociedade.

Caritas in veritate [64] – Bento XVI

Requiem de Verdi

Em memória de todos os que pereceram nesta data nos E.U.A. há 11 anos e em particular daqueles que deram a vida para salvar o próximo

A Dra. Karen Bohlin (no âmbito da 2ª Conferência de fim-de-semana "Integridade e Ética no Trabalho" realizada em Outubro de 2001) , directora executiva do "Center for the Advancement of Ethics and Character" da Universidade de Boston, referiu-se ao exemplo de ética e integridade dos trabalhadores que deram a vida para salvar outras pessoas na tragédia de 11 de Setembro no WTC.
 
"Centenas de bombeiros e polícias apressaram-se a entrar nos edifícios a arder, enquanto milhares de pessoas saíam apressadamente - recordou Karen Bohlin. Muitas delas morreram com a queda das torres onde tinham entrado apenas para tentar salvar ou ajudar outros. Pelo menos uma pessoa negou-se a abandonar um companheiro de trabalho que estava numa cadeira de rodas. O capelão católico do corpo de bombeiros perdeu a vida enquanto exercia o seu ministério no meio dos escombros. Muitas pessoas animaram- se e ajudaram-se mutuamente para conseguir avançar pelas escadas cheias de fumo. Três homens, num dos aviões capturados tiveram a coragem de enfrentar, sabendo que lhes custaria a vida, os que tentavam converter o avião numa arma mortal para grande número de pessoas".

(Fonte: site do Opus Dei – Portugal em http://www.opusdei.pt/art.php?p=2236)

S. Josemaría Escrivá nesta data em 1943

“Estou verdadeiramente esgotado e preciso descansar uns dias, logo que termine o retiro que estou a dar neste momento”, escreve ao Pe. António Rodilla, de Madrid onde está a pregar um retiro. Meses depois, anota: “Como é claro para mim que, de um modo especial na Obra, ser sacerdote é estar continuamente na Cruz!”.

(Fonte: site de S. Josemaría Escrivá http://www.pt.josemariaescriva.info/)

A sucessão apostólica

São Clemente de Roma, papa de 90 a 100 aproximadamente 
Carta aos Coríntios, 42-44


Os apóstolos receberam do Senhor Jesus Cristo, para nós, a Boa Nova; Jesus, o Cristo, foi enviado por Deus. O Cristo vem pois de Deus, os apóstolos de Cristo. Estas duas missões procedem ordenadamente da vontade de Deus. Providos de instruções, cheios de segurança pela ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, reforçados pela palavra de Deus, eles partiram, com a garantia do Espírito Santo, a anunciar que o Reino de Deus estava próximo. Pregavam nos campos e nas cidades, onde estabeleceram as suas primícias, a quem nomearam, com a ajuda do Espírito Santo, bispos e diáconos dos futuros fiéis. [...] É de admirar que os homens que Deus investiu de uma tal missão em Cristo tenham, por sua vez, estabelecido os ministros que acabo de invocar? [...] Os nossos apóstolos também souberam por nosso Senhor Jesus Cristo que haveria litígios quanto às funções do bispo. Foi essa a razão pela qual, na sua correcta previsão, estabeleceram os ministros acima citados e instituíram que, após a sua morte, outros homens, devidamente provados, lhes sucedessem.

O Evangelho do dia 11 de setembro de 2012

Naqueles dias Jesus retirou-se para o monte a orar, e passou toda a noite em oração a Deus. Quando se fez dia, chamou os Seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos: Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado o Zelote, Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.  Descendo com eles, parou numa planície. Estava lá um grande número dos Seus discípulos e uma grande multidão de povo de toda a Judeia, de Jerusalém, do litoral de Tiro e de Sidónia, que tinham vindo para O ouvir, e para ser curados das suas doenças. Os que eram atormentados pelos espíritos imundos ficavam também curados. Todo o povo procurava tocá-l'O, porque saía d'Ele uma virtude que os curava a todos.

Lc 6, 12-19