Obrigado, Perdão Ajuda-me

Obrigado, Perdão Ajuda-me
As minhas capacidades estão fortemente diminuídas com lapsos de memória e confusão mental. Esta é certamente a vontade do Senhor a Quem eu tudo ofereço. A vós que me leiam rogo orações por todos e por tudo o que eu amo. Bem-haja!

domingo, 8 de julho de 2012

Gratidão filial e de alegria

As afetuosas palavras que recebi do Papa Bento XVI foram um especial motivo de gratidão filial e de alegria. Na carta de punho e letra que me fez chegar por ocasião do meu aniversário, o Santo Padre assegurava-me a sua oração pelo Prelado e enviava uma Bênção Apostólica especial, que estendia a todas as pessoas confiadas aos meus cuidados de Pastor. Estas demonstrações de carinho do Papa devem impelir-nos a estar ainda mais unidos às suas intenções – com profunda responsabilidade –, rezando insistentemente pelos frutos do seu ministério de Supremo Pastor.

(D. Javier Echevarría, Prelado do Opus Dei na carta de mês de julho de 2012 a partir do site do Opus Dei no Brasil e com adaptação de JPR)

Amar a Cristo...

Mestre, faz-nos sempre servidores Teus e do próximo, deixa-nos sempre para último. Ao fazê-lo, estarás a lembrar-nos da nossa condição de pecadores, a moldar a nossa soberba e ao mesmo tempo a alegrar-nos, pois tomamos consciência que Te temos presente em nós e que estamos a respeitar os Teus mandamentos.

Senhor Jesus, faz de nós como fizeste com Paulo, Catarina e Álvaro amando-Te e servindo-Te, hoje e sempre!

JPR

Bento XVI - é justo baptizar as crianças? (agradecimento ‘É o Carteiro!’)

É JUSTO BAPTIZAR AS CRIANÇAS?

No final permanece a questão – apenas uma breve palavra – do Baptismo das crianças.

É justo fazê-lo, ou seria mais necessário percorrer primeiro o caminho catecumenal para alcançar um Baptismo autenticamente realizado?  

E outra pergunta que se apresenta sempre é a seguinte:
«Mas podemos impor a uma criança a religião que ela há-de viver ou não?

Não devemos deixar à criança a escolha?»  

Estas perguntas demonstram que já não vemos na fé cristã a vida nova, a vida verdadeira, mas vemos uma escolha entre outras, e também um peso que não se deveria impor sem obter o assentimento da parte do sujeito. 

A realidade é diferente.  

A própria vida é-nos dada sem que nós possamos escolher se queremos viver ou não; a ninguém pode ser perguntado: «Queres nascer ou não?».

A própria vida é-nos dada necessariamente sem consentimento prévio, é-nos concedida assim e não podemos decidir antes «sim ou não, quero viver ou não».

E, na realidade, a pergunta verdadeira é:

«É justo dar a vida neste mundo, sem ter recebido o consentimento – queres viver ou não?

Pode-se realmente antecipar a vida, dar a vida sem que o sujeito tenha tido a possibilidade de decidir?».

Eu diria: só é possível e justo se, com a vida, podemos oferecer também a garantia de que a vida, com todos os problemas do mundo, é boa, que é bom viver, que existe uma garantia de que esta vida é boa, é protegida por Deus e que é um dom autêntico.

Só a antecipação do sentido justifica a antecipação da vida.  
E por isso o Baptismo como garantia do bem de Deus, como antecipação do sentido, do «sim» de Deus que protege esta vida, justifica também a antecipação da vida.

Por conseguinte, o Baptismo das crianças não é contrário à liberdade; é precisamente necessário oferecê-lo, para justificar também o dom – que doutra maneira seria questionável – da vida.
Só a vida que está nas mãos de Deus, nas mãos de Cristo, imersa no nome do Deus trinitário, é certamente um bem que se pode oferecer sem escrúpulos.
E assim estamos gratos a Deus que nos concedeu esta dádiva, que se deu a Si mesmo a nós.

E o nosso desafio consiste em viver este dom, em vivê-lo realmente, num caminho pós-baptismal, tanto as renúncias como o «sim», sempre no grande «sim» de Deus, e deste modo viver bem.

CONGRESSO ECLESIAL DA DIOCESE DE ROMA
"LECTIO DIVINA" DO PAPA BENTO XVI
Basílica de São João de Latrão
Segunda-feira, 11 de Junho de 2012
[Vídeo- Improviso 

(Fonte: site da Santa Sé - texto completo em português AQUI)

É Deus o maior milagre do universo!

O encontro deste domingo entre o Papa e os fiéis realizou-se no pátio da residência de verão. Foi a primeira oração do Angelus rezada em Castel Gandolfo nesta temporada de verão. 

Bento XVI comentou um trecho do Evangelho de Marcos no qual Jesus retorna a Nazaré depois de um período em que pregou e realizou curas em outros lugares. Mas ao vê-lo voltar e ensinar na sinagoga, seus conterrâneos ficam escandalizados, pois o recordam como o filho do carpinteiro.

Nenhum profeta é bem aceito em sua casa e pelo povo que o conhece! Isto é compreensível porque a familiaridade no plano humano dificulta o ‘ir além’ e abrir-se à dimensão divina” – explicou o Papa. “Mesmo entendendo isso, Jesus surpreendeu-se com a frieza com que foi recebido em Nazaré”.

Apesar de saber que nenhum profeta é bem aceite na sua pátria, o fechar de coração de seu povo permaneceu para Ele obscuro e impenetrável: “Como é possível que não reconheçam a luz da Verdade? Por que não se abrem à bondade de Deus, que quis compartilhar nossa humanidade?”. 

Este fechar espiritual foi o motivo pelo qual Jesus não pôde realizar em Nazaré nenhum prodígio, tendo somente imposto as mãos a alguns doentes, curando-os. 

Discorrendo sobre o episódio, o Papa fez uma observação sobre os milagres de Cristo, “que não são uma exibição de poder, mas são sinais do amor de Deus, que se concretiza aonde encontra a fé do homem”. 

De facto, o homem Jesus de Nazaré é a transparência de Deus, Nele Deus habita plenamente. “E enquanto nós buscamos sempre outros sinais, outros prodígios, não percebemos que o verdadeiro Sinal é Ele, Deus feito carne, é ele o maior milagre do universo: todo o amor de Deus encerrado em um coração humano, em um rosto humano” – concluiu o Pontífice.


(Fonte: Rádio Vaticano na sua edição para o Brasil com adaptação de JPR)

Vídeo em italiano

Imitação de Cristo, 2, 12, 1 - Da estrada real da santa cruz



A muitos parece dura esta palavra: Renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue a Jesus Cristo (Mt 16,24). Muito mais duro, porém, será de ouvir aquela sentença final: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno (Mt 25,41). Pois os que agora ouvem e seguem, docilmente, a palavra da cruz não recearão então a sentença da eterna condenação. Este sinal da cruz estará no céu, quando o Senhor vier para julgar. Então todos os servos da cruz, que em vida se conformam com Cristo crucificado, com grande confiança chegar-se-ão a Cristo juiz.

Abri a alma! Asseguro-vos a felicidade

Quem oculta ao seu director uma tentação, tem um segredo a meias com o demónio: fez-se amigo do inimigo. (Sulco, 323)

Começai por contar o que não quereríeis que se soubesse. Abaixo o demónio mudo! De uma coisa de nada, dando-lhe voltas e mais voltas, faz-se uma grande bola como com a neve, e acaba-se por ficar fechado lá dentro. Porquê?... Abri a alma! Asseguro-vos a felicidade, que é fidelidade à vocação cristã, se fordes sinceros. A clareza e a simplicidade são disposições absolutamente indispensáveis. Abramos pois, de par em par a nossa alma, de modo que o sol de Deus possa entrar e com ele a caridade do Amor.

Para se afastar da sinceridade total nem sempre é preciso má intenção; às vezes, basta um erro de consciência. Há pessoas que formaram (isto é, deformaram) de tal modo a consciência que o seu mutismo, a sua falta de simplicidade lhes parece bom; até pensam que é bom calar. Acontece que às vezes até receberam uma boa preparação e conhecem as coisas de Deus e talvez, por isso, se convençam de que é conveniente calar. Enganam-se, porém, porque a sinceridade é sempre necessária e não cabem desculpas, ainda que pareçam boas. (Amigos de Deus, 189)


São Josemaría Escrivá

Bom Domingo do Senhor!

Não sejamos preconceituosos como aqueles nazarenos que escutavam o Senhor conforme nos narra o Evangelho de hoje (Mc 6, 1-6) e cheios de humildade e fé saibamos estar sempre atentos às Suas palavras e ao magistério da Sua e nossa amada Igreja.

Que Vossa Palavra, Senhor Jesus, nos seja alimento diário e permanente!

Vítima da intolerância

A Igreja declara-se contra a intolerância. Mas não é ela mesma vítima da intolerância?

Com efeito. Houve, por um lado, filosofias de estilo totalitário [que a perseguiram], embora na actualidade o marxismo esteja em crise. Por outro, o racionalismo agnóstico não é tão pacífico como poderia parecer. Alguns consideram a Igreja o último baluarte da intolerância, mas quando combatem essa [pretensa] intolerância, tornam-se eles mesmos intolerantes. E então a intolerância pode converter-se em violência. 

(Cardeal Joseph Ratzinger in ‘L’abolition de l’homme’)

Codex Calixtinus - Graduale

«Não é Ele o carpinteiro?»

São Josemaría Escrivá de Balaguer (1902-1975), presbítero, fundador 
Homilia «Na Oficina de José», de «Cristo que passa», §§ 55-56
José amou Jesus como um pai ama o seu filho, tratou-O dando-Lhe tudo que de melhor tinha. José, cuidando daquele Menino como lhe tinha sido ordenado, fez de Jesus um artesão: transmitiu-Lhe o seu ofício. Por isso, os vizinhos de Nazaré falavam de Jesus chamando-lhe indistintamente «carpinteiro» e «filho do carpinteiro» (Mt13,55). [...]

Por isso, Jesus devia parecer-se com José no modo de trabalhar, nos traços do Seu carácter, na maneira de falar. No realismo de Jesus, no Seu espírito de observação, no Seu modo de se sentar à mesa e de partir o pão, no Seu gosto por falar dum modo concreto tomando como exemplo as coisas da vida corrente, reflecte-se o que foi a infância e a juventude de Jesus e, portanto, a Sua convivência com José. Não é possível desconhecer a sublimidade do mistério. Esse Jesus que é homem, que fala com o sotaque de uma determinada região de Israel, que Se parece com um artesão chamado José, é o Filho de Deus. E quem pode ensinar alguma coisa a Deus? Mas é realmente homem e vive normalmente: primeiro como menino; depois como rapaz que ajuda na oficina de José; finalmente, como homem maduro, na plenitude da idade. «Jesus crescia em sabedoria, em idade e em graça diante de Deus e dos homens» (Lc 2,52).

José foi, no aspecto humano, mestre de Jesus; conviveu com Ele diariamente, com carinho delicado, e cuidou d'Ele com abnegação alegre. Não será esta uma boa razão para considerarmos este varão justo, este Santo Patriarca no qual culmina a fé da Antiga Aliança, Mestre de vida interior?

«Não é Ele o carpinteiro, o filho de Maria?»

Santo Atanásio (295-373), Bispo de Alexandria, Doutor da Igreja
Carta a Epicteto, 5-9 

O Verbo, a Palavra eterna de Deus, «veio em auxílio da descendência de Abraão; por isso, teve de assemelhar-Se em tudo aos Seus irmãos» (Heb 2, 16-17) e de tomar um corpo semelhante ao nosso. É por isso que Maria foi verdadeiramente necessária, para que Ele tomasse corpo nela, e o oferecesse por nós como sendo Seu. [...] Gabriel tinha-lho anunciado em termos cuidadosamente escolhidos. Não disse apenas: «Aquele que vais nescer em ti» [...], disse: «Aquele que vai nascer de ti». [...]

Tudo isto se fez assim para que o Verbo, assumindo a nossa natureza e oferecendo-a em sacrifício, a fizesse totalmente Sua. Em seguida, quis revestir-nos da Sua própria natureza divina, razão pela qual São Paulo afirma: «É necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade e que este corpo mortal se revista de imortalidade» (1Cor 15, 53). E tal não aconteceu de forma simulada, como supõem certos heréticos: nem pensar nisso! O Salvador tornou-Se verdadeiramente homem, e foi daí que veio a salvação para todo o homem. [...] A nossa salvação não é uma aparência, não é apenas para o corpo, mas para o homem todo, alma e corpo, e esta salvação veio do próprio Verbo.

Aquele que veio de Maria era, pois, humano por natureza, segundo as Escrituras, e o corpo do Senhor era um verdadeiro corpo; sim, um verdadeiro corpo, porque era idêntico ao nosso, porque Maria é nossa irmã, visto que todos descendemos de Adão.